Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a Dor de Barriga na gravidez

Para cessar a dor de barriga causada pela diarreia na gravidez é importante evitar os remédios e os alimentos que prendem o intestino, pelo menos, nos 3 primeiros dias, permitindo a saída das fezes líquidas e dos micro-organismos envolvidos.

Assim, quando a gestante estiver com dor de barriga e diarreia é recomendado:

  • Ingerir líquidos como água, água de coco, soro caseiro, chás ou sucos naturais durante o dia para evitar a desidratação;
  • Ingerir alimentos de fácil digestão como frutas cozidas e sem casca e purê de legumes, por exemplo;
  • Comer alimentos cozidos ou grelhados como arroz e macarrão cozidos, frango cozido e evitar frituras;
  • Comer em pequenas quantidades;
  • Evitar ingerir alimentos ricos em fibras como cereais, frutas com casca, gérmen de trigo, leguminosas e frutas secas;
  • Não comer embutidos, leite e derivados, chocolate, café, chá preto, bolos, biscoitos, molhos e doces porque estimulam o intestino ou são alimentos de difícil digestão.

Para saber as medidas corretas para fazer o soro caseiro, assista o vídeo a seguir:

 

Geralmente diarreia na gravidez não prejudica o bebê, somente nos casos onde ela é causada por alguma infecção intestinal grave, e a mulher precisa ficar internada. Casos mais simples, quando a diarreia ocorre devido ao nervosismo ou porque a mulher comeu algo que estava impróprio para o consumo não costumam afetar o bebê, mas em todo caso deve-se evitar a desidratação.

Remédio caseiro 

O chá de camomila é um ótimo remédio caseiro para dor de barriga na gravidez devido à sua ação anti-inflamatória, anti-espasmódica e calmante. Para fazer o chá, basta adicionar 3 colheres de chá de flores secas de camomila em uma xícara de água fervente, deixar esfriar, coar e beber. Este chá pode ser tomado 3 vezes ao dia ou em pequenas quantidades, e também sempre após um episódio de diarreia porque ajuda a hidratar o corpo.

Veja outros Remédios caseiros para diarreia na gravidez.

Remédios para cessar a diarreia

A diarreia na gravidez deve ser tratada com muito cuidado e sempre sob supervisão médica, porque alguns remédios podem passar para o bebê através da placenta.

Assim, os remédios que geralmente são considerados seguros na gravidez são os probióticos, porque ajudam a repor a flora intestinal, reduzindo a diarreia de uma forma gradual, saudável e segura, como é o caso do UL 250 e do Floratil. Tomar iogurte natural sem açúcar e Yakult também pode ajudar a regular o intestino.

Além disso, como complemento de qualquer tratamento, deve-se sempre beber muitos líquidos, para repor a água eliminada na diarreia. Para isso, existem nas farmácias soluções de reidratação oral que têm na composição água e sais minerais.

Os antidiarreicos não são aconselhados na gravidez, porque além de passarem para o bebê, estes remédios podem impedir a saída de microrganismos patológicos, agravando a situação.

Quando ir ao obstetra

A grávida deve consultar o obstetra ou ir ao hospital nos casos em que a dor de barriga é muito forte e intensa, tem vômitos ou febre superior a 38ºC e as fezes têm sangue. Na presença destes sintomas, é importante a gestante procurar ajuda médica para fazer o diagnóstico e começar o tratamento indicado pelo médico o mais rapidamente possível.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...