Para tratar a acne na gravidez, é importante recorrer a produtos de uso externo, porque os remédios geralmente indicados para o tratamento da acne severa são contraindicados na gravidez já que podem prejudicar o bebê.
Durante a gravidez ocorrem mudanças nos níveis hormonais, o que favorece o aparecimento de espinhas e outras alterações da pele. No primeiro trimestre de gestação é comum que a pele piore devido às alterações bruscas hormonais, que aumentam a oleosidade da pele e favorecem a produção de sebo e a formação da acne, e, por isso, os cuidados listados a seguir devem ser seguidos diariamente, e durante toda a gravidez.

4 Dicas para combater as espinhas na gravidez
Para combater a acne na gravidez é recomendado:
- Evitar usar maquiagem, pois podem obstruir os poros da pele e aumentar a oleosidade;
- Lavar a pele com sabão neutro ou suave 2 vezes por dia, evitando, assim, que se formem cravos e espinhas;
- Aplicar uma loção tônica sempre após lavar e secar o rosto;
- Aplicar um hidratante sem óleo e não comedogênico em pequena quantidade no rosto, de preferência que já contenha fator de proteção solar.
Os tratamentos com Roacutan, cremes com ácidos, peeling com ácidos, laser e radiofrequência também são contraindicados na gravidez e por isso a gestante poderá consultar um dermatologista para saber o que pode fazer para combater as espinhas na gravidez.
Além disso é importante evitar exposição prolongada ao sol, já que a radiação ultravioleta acelera o processo de formação de espinhas, usar filtro solar diariamente e evitar o consumo de alimentos que podem inflamar a pele, como leite, carboidratos e frituras.
Soluções caseiras para acne na gravidez
Além da adoção de algumas medidas práticas do dia-a-dia, algumas soluções caseiras também podem ser adotadas para tratar a acne na gravidez, como:
- Tomar diariamente 1 copo de suco de cenoura, que é rico em vitamina A, e diminui o surgimento das espinhas;
- Lavar o rosto diariamente com o chá frio de bardana. Veja para que serve a Bardana e como usar;
- Aplicar uma máscara caseira de arroz com mel, pois diminuem a inflamação da pele e mantêm uma boa hidratação.
Estes tratamentos caseiros alcançam bons resultados na acne leve, e podem ser utilizados livremente durante a gravidez pois não prejudicam o bebê. Veja outros remédios caseiros para espinhas.
Também existem algumas receitas naturais que podem ser seguidas para melhorar a saúde da pele e combater as espinhas, como tomar diariamente 1 copo de suco natural de framboesas, pois esta fruta contém zinco, que é um mineral que ajuda na desinflamação da pele, ou tomar suco de laranja com cenoura, por ter propriedades desintoxicantes. Saiba quais são outros alimentos que diminuem as espinhas.