Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chá de camomila para pele irritada

O chá de camomila é um remédio caseiro muito popular em todo o mundo, sendo utilizado para tratar vários problemas de saúde, desde alterações gastrointestinais, como má digestão e cólicas, até transtornos psicológicos, como ansiedade, irritabilidade e nervosismo, por exemplo.

De fato, esta é uma planta medicinal bastante versátil, tendo diferentes propriedades medicinais já comprovadas, como a sua ação anti-inflamatória, reguladora do sistema imune, antiespasmódica, relaxante muscular e antibiótica.

Devido a estas propriedades, esta é uma excelente opção para tratar problemas de pele que causam inflamação, como eczema, picadas de insetos, queimaduras e outros tipos de vermelhidões.

Chá de camomila para pele irritada

Porque a camomila funciona na pele

As flores de camomila, que são usadas para preparar o chá, são bastante ricas em óleos essenciais e outros compostos flavonoides, como apigenina ou quercetina, que trabalham em conjunto para oferecer uma ação bastante anti-inflamatória, além de  antibacteriana.

Por esse motivo, a camomila é uma boa opção para aliviar vermelhidões na pele, além de desinfectar pequenas feridas. Em opção ao chá, a camomila pode também ser usada na forma de cremes ou pomadas, que podem ser comprados em lojas de produtos naturais e, até, em algumas drogarias.

Uma ótima adição à camomila é o uso de outras plantas calmantes e anti-inflamatórias, como a calêndula ou 

Onde usar o chá de camomila

O chá de camomila pode ser usado em todas as inflamações da pele, para aliviar o desconforto e a vermelhidão. Assim, pode ser usado em:

  • Eczemas/Dermatites;
  • Picadas de insetos;
  • Queimaduras;
  • Espinhas;
  • Foliculite;
  • Pele ressecada;
  • Catapora;
  • Alergia na pele;

Além disso, o chá de camomila também tem sido estudado para completar o tratamento da dermatite da fralda em bebês, pois parece acalmar a irritação da pele ao mesmo tempo que estimula a cicatrização.

Chá de camomila para pele irritada

Como fazer o chá de camomila para a pele

Para usar o chá de camomila na pele é importante fazer uma infusão mais forte, para que exista uma maior concentração de substâncias ativas que possam ser absorvidas pela pele.

Para isso, deve-se seguir a seguinte receita:

Ingredientes

150 mL de água fervente;

3 colheres (de sopa) de flores de camomila.

Modo de preparo

Juntar as flores de camomila na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, retirar as flores, coar e deixar esfriar. Por fim, mergulhar uma compressa limpa no chá, espremer o excesso e aplicar sobre a pele.

Para se obter um efeito mais calmante, é aconselhado colocar o chá na geladeira antes de mergulhar a compressa, já que o frio também ajuda a acalmar a inflamação.

Quem não deve usar

A camomila é uma planta bastante segura e, por isso, pode ser usada em quase todas as idades. No entanto, o ideal é que sempre seja usada sob orientação de um dermatologista ou fitoterapeuta.

Em casos mais raros, podem surgir situações de alergia à camomila nas quais os sintomas se tornam mais intensos. Se isso acontecer, deve-se retirar a compressa e alvar o local com água fria ou morna.


Bibliografia

  • THE LONGWOOD HERBAL TASK FORCE & THE CENTER FOR HOLISTIC PEDIATRIC EDUCATION AND RESEARCH. Chamomile (Matricaria recutita, Anthemis nobilis). Link: <tratamientocelular.com>. Acesso em 18 Abr 2019
  • ZADEH, Jalal Bayati et al. Chamomile (Matricaria recutita) As a Valuable Medicinal Plant. International journal of Advanced Biological and Biomedical Research. Vol.2. 823-827, 2014
  • NPRCDB. Chamomile: German Camomile - Matricaria recutita. Link: <www.nprcdb.com>. Acesso em 18 Abr 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem