Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como escolher o melhor método anticoncepcional

Para escolher o melhor método anticoncepcional é importante consultar o ginecologista para discutir as várias opções e escolher o mais adequado. Saiba como tomar o anticoncepcional.

A pílula é o método anticoncepcional mais popular, porém como deve ser tomada todos os dias, de preferência, no mesmo horário, há risco de esquecer de tomar algum comprimido, podendo engravidar. Por isso, existem outros métodos como o implante ou o DIU, por exemplo, que podem ser usados nestes casos para evitar uma gravidez indesejada. Veja quais são as dúvidas mais comuns sobre o uso de anticoncepcionais.

Como escolher o melhor método anticoncepcional

Como escolher o método anticoncepcional

O método anticoncepcional que deve ser adotado por cada mulher depende da razão pela qual ela busca um meio contraceptivo, devendo ser indicado pelo ginecologista. Assim, as opções de métodos anticoncepcionais indicados para cada caso são:

Razão de escolha do método anticoncepcionalMétodo anticoncepcional indicado
Não quer tomar a pílula ou esquece frequentemente de tomarImplante, Adesivo, DIU, Injetável mensal ou Anel vaginal
Não quer se preocupar com a contracepçãoImplante ou DIU
Não pode tomar a pílula ou tem muitos efeitos colaterais quando tomaImplante ou Diafragma
Teve contato íntimo desprotegidoPílula do dia seguinte
Quer se proteger contra Doenças Sexualmente TransmissíveisCamisinha
Tem TPM forte e crises de enxaquecaImplante ou DIU
Tem ovário policístico ou acnePílula combinada
Possui endometrioseDIU
Possui problemas vasculares ou doenças crônicasDIU ou Camisinha
Se acabou de ser mãePílula de uso contínuo
Tem mais de 40 anosDIU

Nenhum método anticoncepcional é 100% eficaz e por isso não são recomendados, como principalmente o método da tabelinha, o coito interrompido, o da temperatura e o método sintotérmico, que é baseado na observação das alterações do ciclo menstrual, como por exemplo consistência e quantidade de muco cervical da mulher, e requer a abstinência sexual durante o período fértil.

Para os casais que não desejam ter mais filhos, o melhor método anticoncepcional é a vasectomia ou a ligadura das trompas, pois estes métodos são irreversíveis. No entanto, nos casais jovens que ainda não foram pais e não desejam ter filhos, outros métodos anticoncepcionais devem ser usados como a pílula anticoncepcional, DIU ou implante, por exemplo, para evitar a gravidez. É recomendado também que as relações sexuais sejam realizadas com o uso de preservativo, já que é o único método que protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

No caso de não ter sido adotado qualquer método contraceptivo, pode-se verificar o período fértil da mulher e, assim, avaliar as chances de gravidez. Saiba tudo sobre o período fértil e conheça o seu:

Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar