Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para tirar manchas dos dentes

Um tratamento caseiro para tirar manchas amarelas ou escuras dos dentes causadas pelo café, por exemplo, que serve também para clarear os dentes, é a utilização de uma moldeira ou molde de silicone com um gel clareador, como o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio.

É recomendado que o molde de silicone seja confeccionado pelo dentista, pois assim é feito de acordo com a forma dos dentes e arco dentário, além de evitar que o gel saia do molde e cause irritação na garganta, por exemplo.

Tratamento caseiro para tirar manchas dos dentes

Como é feito o tratamento caseiro

O tratamento caseiro para remover manchas e clarear os dentes deve ser feito seguindo alguns passos:

  1. Execução da moldeira de silicone pelo dentista, que é feito segundo a forma dos dentes e do arco dentário da pessoa. No entanto, pode-se comprar o molde de silicone em lojas de produtos dentários ou na internet, porém não é adaptada aos dentes ou arco dentário;
  2. Comprar o gel clareador de peróxido de carbamida ou de peróxido de hidrogênio com a concentração indicada pelo dentista, que pode ser de 10%, 16% ou 22% no caso de peróxido de carbamida, ou de 6% a 35% no caso do peróxido de hidrogênio;
  3. Preencher a moldeira com o gel clareador;
  4. Colocar a moldeira na boca, permanecendo o período de tempo determinado pelo dentista, que pode ser de algumas horas, entre 1 a 6 horas no caso do peróxido de hidrogênio, ou durante o sono, entre 7 a 8 horas, no caso do peróxido de carbamida;
  5. Realizar o tratamento todos os dias durante 2 a 3 semanas, porém, em casos específicos, pode ser necessário estender o tempo de tratamento.

Antes do tratamento, é importante que seja feita uma limpeza dentária pelo dentista para que sejam removidos resíduos dos dentes, permitindo maior contato do gel clareador com os dentes, tornando o clareamento mais eficaz.

Quando o tratamento é feito corretamente, o clareamento dos dentes pode-se manter por até 2 anos. O preço deste tratamento caseiro varia entre R$ 150 a R$600,00 e depende do tipo de molde adquirido, se foi feito pelo dentista ou foi comprado na internet ou loja de produtos dentários sem se consultar com o dentista.

Cuidados durante a remoção das manchas nos dentes

É importante que durante o tratamento a pessoa respeite a concentração de gel indicada pelo dentista, pois o uso de concentrações superiores pode ser prejudicial para os dentes e as gengivas, podendo causar a remoção do esmalte ou danos na estrutura dos dentes ou das gengivas. Além disso, é importante verificar se o molde está adaptado aos dentes, pois caso contrário o gel pode sair do molde e provocar irritação da gengiva.

Este tratamento caseiro não é eficaz para tirar pequenas manchas brancas nos dentes, porque estas são causadas pelo excesso de flúor e também não é eficaz nas manchas marrons e acinzentadas causadas pela ingestão de antibióticos na infância, como Tetraciclina, por exemplo. Nestes casos, é recomendado colocar facetas de porcelana, também conhecidas por 'lente de contato para os dentes'. 

Uma causa comum da cor amarelada nos dentes é a alimentação, por isso, confira no vídeo a seguir quais são os alimentos que podem manchar ou amarelar os dentes:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar