Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tirar cisco do olho

A presença de um cisco no olho é um desconforto relativamente comum que pode ser rapidamente aliviado com uma lavagem ocular adequada.

Caso o cisco não seja retirado ou caso a coceira se mantenha existe um elevado risco de arranhar a córnea com o movimento de coçar, o que pode levar algumas semanas para cicatrizar adequadamente, causando visão embaçada, hipersensibilidade à luz e lacrimejamento intenso.

Como tirar cisco do olho

A melhor forma para retirar o cisco do olho consiste em seguir o passo-a-passo:

  1. Lavar as mãos com água e sabão;
  2. Ficar em frente ao espelho e tentar identificar a presença do cisco;
  3. Piscar o olho afetado várias vezes, para tentar retirar o cisco naturalmente;
  4. Passar soro fisiológico no olho para fazer uma lavagem.

Um pequeno cisco nos olhos pode causar muito incomodo, porque existem muitas terminações nervosas no olho e, por isso, um pequeno cisco pode parecer um grande corpo estranho dentro do globo ocular, quando na maior parte dos casos não é.

Depois disto, deve-se evitar tocar nos olhos com as mãos e as pessoas que usam lentes de contacto devem suspender a sua utilização até que o olho melhore ou até se sentirem confortáveis. Veja como preparar um remédio caseiro para aliviar a irritação ocular.

E se não conseguir tirar o cisco?

Caso o cisco não seja removido após a lavagem com soro fisiológico, deve-se voltar a inspecionar o olho e, após identificar a localização do cisco, posicionar a pálpebra onde o cisco se encontra sobre os cílios da outra pálpebra. Isso permite que os cílios funcionem como uma pequena escova que remove qualquer cisco grudado na pálpebra.

Caso não se consiga remover gentilmente o cisco, deve-se ir imediatamente ao médico, de forma a evitar lesões mais graves.

E se a sensação de cisco no olho persistir?

Algumas vezes, depois de lavar o olho, a sensação de incômodo pode persistir, mesmo depois de eliminar o cisco. Isto acontece porque o cisco pode ter causado irritação na córnea na tentativa de o eliminar. Para diminuir o desconforto, a pessoa deve manter o olho fechado algum tempo, evitando a exposição direta à luz, o que pode ajudar a acalmar a irritação.

No entanto, esta sensação pode-se dever ao fato de o cisco ainda não ter sido eliminado e nestes casos, o ideal é pedir ajuda de alguém ou mesmo ir ao oftalmologista, que irá remover o cisco e também poderá prescrever remédios que aliviam a dor, a irritação e a inflamação.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem