8 formas simples de desentupir o ouvido

Atualizado em abril 2023

Algumas formas para desentupir o ouvido são bocejar algumas vezes, beber água, mascar um chiclete ou fazer a limpeza externa do ouvido, pois ajudam a equilibrar a pressão dentro dos canais auditivos ou a remover o excesso de cera, desentupindo o ouvido.

O ouvido entupido pode surgir devido a diferença de pressão durante um mergulho ou viagem de avião, ou ser causado pela entrada de água no ouvido, excesso de cera, ou até por resfriado, sinusite, infecções no ouvido ou labirintite, por exemplo. Veja outras causas do ouvido entupido.

As formas para desentupir o ouvido em casa, podem ser feitas para ajudar a desentupir o ouvido. No entanto, caso a pessoa apresente outros sintomas, como perda de audição, tontura, dor ou presença de secreção no ouvido, deve-se consultar o otorrinolaringologista, para avaliar a causa e fazer o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 2

Algumas formas para desentupir o ouvido, são:

1. Bocejar algumas vezes

Bocejar ajuda o ar a se movimentar dentro dos canais do ouvido, equilibrando a pressão e desentupir o ouvido.

Para fazer isso, basta imitar o movimento de bocejar com a boca e olhar para o céu. É normal que durante o bocejo, se ouça um pequeno estalo dentro do ouvido, que indica que está descomprimindo. Caso isso não aconteça, deve-se repetir o processo durante alguns minutos.

Caso se tenha dificuldade para bocejar sem vontade, uma boa forma de imitar o movimento consiste em abrir a boca o máximo possível e depois respirar pela boca, colocando o ar para fora e para dentro.

2. Mascar um chiclete

Mascar um chiclete movimenta vários músculos do rosto e pode ajudar a reequilibrar a pressão dentro dos canais do ouvido.

Esta técnica é bastante simples e pode ser usada não apenas para desentupir o ouvido, mas também para evitar que o ouvido fique comprimido durante uma viagem de avião, por exemplo.

3. Beber água

Beber água é outra das formas de movimentar os músculos do rosto e equilibrar a pressão dentro dos ouvidos.

Para isso, deve-se colocar água na boca, segurar o nariz e depois engolir, inclinando a cabeça para trás. O movimento dos músculos, junto com a falta de ar entrando pelo nariz vai alterar a pressão no interior do ouvido, corrigindo a sensação de pressão.

4. Segurar o ar

Outra forma de abrir os canais do ouvido e equilibrar a pressão que causa a compressão é inspirar profundamente, tapar o nariz com a mão e tentar soltar o ar pelo nariz, ao mesmo tempo em que segura o nariz.

5. Aplicar uma compressa morna

Esta técnica funciona melhor quando a pressão no ouvido é causada por uma gripe ou alergia, mas pode também ser experimentada nas outras situações. Basta colocar uma compressa morna sobre o ouvido e deixar durante 2 a 3 minutos.

O calor da compressa ajuda a dilatar os canais do ouvido, permitindo que sejam drenados e equilibrando a pressão.

6. Inclinar a cabeça para o lado

Inclinar a cabeça para o lado, pode ajudar a tirar a água do ouvido, que pode entrar durante o banho ou ao utilizar piscinas, mar ou banheiras, e assim desentupir o ouvido.

Desta forma, deve-se inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido com água, em direção ao ombro, puxando ou mexendo no lóbulo da orelha, para eliminar a água do ouvido. Veja outras formas de tirar água do ouvido.

7. Lavar o nariz com soro fisiológico

Lavar o nariz e os seios nasais com soro fisiológico 0,9% ajuda a eliminar o excesso de catarro das vias respiratórias, deixando-o mais líquido e mais fácil de eliminar, aliviando a pressão no ouvido e a sensação de ouvido tampado ou entupido, causado pela sinusite.

Para lavar o nariz e os seios nasais, deve-se encher uma seringa estéril sem agulha com cerca de 10 a 20 mL de soro fisiológico 0,9%, inclinar o corpo para frente e a cabeça ligeiramente para o lado. Em seguida, posicionar a seringa na entrada de uma narina e pressionar até que o soro saia pela outra narina. 

É importante manter a boca aberta e também respirar pela boca durante a lavagem com o soro, além de não inspirar o soro, e assoar o nariz logo a seguir. Saiba como fazer a lavagem nasal corretamente.

8. Fazer inalação

Fazer a inalação do vapor de água ajuda a hidratar, umidificar e relaxar as vias respiratórias, e eliminar o catarro do nariz e seios nasais, aliviando a pressão ou sensação de ouvido entupido, causados por sinusite, rinite, resfriados ou congestão nasal.

Para fazer a vaporização, deve-se colocar água fervente numa bacia e, em seguida, cobrir a cabeça com uma toalha aberta, de modo que cubra também a bacia contendo água quente e inspirar o vapor da água por 5 a 10 minutos. Deve-se ter o cuidado de não aproximar muito o rosto da água quente, para evitar queimaduras.

A inalação do vapor de água não é indicado para crianças com menos de 7 anos, sendo que em crianças com mais de 7 anos, a inalação deve sempre ser feita com supervisão de um adulto, uma vez que existe um grave risco de queimadura.

Como desentupir o ouvido com cera

Para desentupir o ouvido que tem cera deve deixar-se a água correr para dentro e fora do ouvido durante o banho e de seguida limpar com a toalha. Porém, não devem ser utilizados cotonetes, pois podem empurrar a cera mais para dentro do ouvido, aumentando o risco de infecções.

Quando este procedimento é realizado 3 vezes e mesmo assim o ouvido continuar entupido deve consultar-se o médico otorrinolaringologista, pois pode ser necessário fazer uma limpeza profissional. Saiba mais sobre como tirar cera do ouvido.

Quando ir ao médico

Embora a maior parte dos casos de pressão no ouvido possam ser tratados em casa, existem algumas situações que devem ser avaliadas pelo médico. 

Assim, é recomendado consultar um otorrinolaringologista ou ir no hospital nas seguintes situações:

  • Sensação de pressão no ouvido que não melhora após algumas horas ou piora com o tempo;
  • Febre;
  • Dor de ouvido;
  • Saída de líquido ou pus pelo ouvido;
  • Tontura;
  • Perda ou diminuição da audição;
  • Perda do equilíbrio.

Nestes casos, o desconforto pode estar sendo causado por infecções no ouvido ou até rompimento do tímpano e, por isso, é muito importante a orientação de um médico.

Vídeos relacionados