Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar a vela Hopi para sinusite

As velas Hopi para ouvidos são uma ótima alternativa para complementar o tratamento da sinusite e de outros problemas de congestão como rinite, gripes, dores de cabeça, zumbidos auditivos e até vertigens.

Este tipo de vela é uma espécie de canudo feito com algodão, cera de abelha, camomila e salva, que se coloca no ouvido e acende. Por ser comprida e estreita, a vela funciona como uma chaminé que aspira as impurezas e a cera do interior do ouvido e faz uma leve massagem no tímpano, aliviando a pressão e o desconforto nos ouvidos e nas fossas nasais congestionadas, atuando como anti-inflamatório e antibiótico.

Além disso, este tipo de terapia também pode ser feito para evitar o surgimento de novas crises de sinusite, pois estimula a circulação de sangue, o que acaba fortalecendo o sistema imune no local e a drenagem linfática.

Como usar a vela Hopi para sinusite

Preço e onde comprar

As velas Hopi têm um preço que pode variar entre os 30 e os 120 reais para um kit com 10 velas, sendo que o valor pode variar de acordo com a marca selecionada e o local de compra. Este tipo de vela pode ser encontrado em algumas lojas de produtos naturais e em lojas de vendas online, também com o nome de cone Hindu ou Chinês.

Além disso, existem clínicas e centros de terapias naturais que fazem o tratamento com este tipo de velas, mas seu preço pode variar de acordo com o problema a tratar e o número de sessões necessárias.

Principais benefícios

Embora não esteja cientificamente comprovado, o uso das velas Hopi pode ter vários benefícios como:

  • Limpar a cera e outras impurezas do ouvido;
  • Aliviar a pressão dentro do ouvido;
  • Melhorar a concentração e aliviar o cansaço mental;
  • Melhorar os sentidos como cheiro, visão e paladar;
  • Diminuir o surgimento de crises de sinusite, rinite e alergias respiratórias;
  • Reduz a sensação de vertigem e tonturas;
  • Ajudar a relaxar e aliviar o estresse.

Estes benefícios estão relacionados com a forma como a vela funciona e suas propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.

No caso de problemas crônicos, como a sinusite ou a rinite, por exemplo, podem ser necessárias até 3 sessões, espaçadas entre 7 a 10 dias, para notar as diferenças.

Como usar a vela Hopi

Cada sessão de tratamento com a vela Hopi demora cerca de 30 a 40 minutos, ou seja, 15 minutos para cada ouvido. Idealmente, deve-se fazer o tratamento em uma clínica, no entanto, também pode ser feito em casa com a ajuda de um amigo ou familiar.

Primeiro, é recomendado cortar a ponta mais fina da vela de forma a que a abertura fique ligeiramente maior que a largura do canal auditivo. Depois, deve-se usar uma pequena folha de papel com um orifício no centro e passar a vela pelo meio, de forma a que as cinzas caiam na folha quando estiver queimando.

Por fim, deve-se deitar de lado e colocar a ponta mais fina dentro do canal auditivo e depois acender a ponta mais grossa. Para garantir que a vela está bem posicionada, não deve sair qualquer fumaça pelo ouvido. Para garantir o melhor efeito, a vela deve arder por 15 minutos em cada ouvido, devendo-se apagar a chama, em uma bacia com água, entre cada ouvido e no final do procedimento.

Quem não deve usar

A vela hopi é um tipo de tratamento natural e com poucos riscos, no entanto, está contraindicada para pessoas com infecções no ouvido, perfuração do tímpano, cistos auriculares, alergia a cera de abelha ou epilepsia. Além disso, também deve ser evitado se existir histórico de cirurgia ao ouvido nos últimos 3 meses.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...