Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é vela para ouvido Hopi e quais os riscos

As velas Hopi para ouvidos são usadas na medicina tradicional chinesa como uma terapia complementar para o tratamento da sinusite e de outros problemas de congestão como rinite, gripes, dores de cabeça, zumbidos auditivos e até vertigens.

Este tipo de vela é uma espécie de canudo feito com algodão, cera de abelha e camomila que se coloca no ouvido e acende uma chama. Por ser comprida e estreita, a vela é usada para amolecer a cera do interior do ouvido através do calor, no entanto, não é uma técnica recomendada por otorrinolaringologistas devido os riscos de queimadura e de rompimento do tímpano. Por isso, para tratamento destes problemas de saúde é recomendado consultar um médico para fazer lavagem do ouvido.

O que é vela para ouvido Hopi e quais os riscos

Quais são os riscos

A vela hopi é um tipo de tratamento natural que surgiu antigamente a partir de técnicas utilizadas pelos hindus, egípcios e chineses sendo usada, principalmente, para reduzir o zumbido e dor de ouvido, limpar a cera e impurezas do ouvido, diminuir a sensação de vertigem e tontura, assim como, para aliviar os sintomas de sinusite, rinite e outras alergias respiratórias.

Entretanto, estes benefícios não têm comprovação científica e nem é recomendada pelos médicos otorrinolaringologistas, pois alguns estudos dizem que além de não melhorar os sintomas de sinusite, esta técnica pode causar alergias, queimaduras no rosto e ouvidos, além do risco de provocar lesões no tímpano, como infecções e perfurações, levando a perda temporária ou permanente da audição. Confira outras técnicas naturais que realmente curam os sintomas da sinusite.

Como a vela Hopi é usada

Algumas clínicas especializadas em medicina tradicional chinesa realizam este tipo de terapia e somente deve ser feita nestes casos e com autorização de um médico, sendo contra-indicado fazer uso da vela Hopi em casa, por causa dos riscos de queimadura e lesões no ouvido.

Cada sessão de tratamento com a vela Hopi nas clínicas, pode demorar cerca de 30 a 40 minutos, ou seja, 15 minutos para cada ouvido. Geralmente, a pessoa fica deitada de lado em uma maca e o profissional coloca a ponta mais fina da vela dentro do canal auditivo e depois acende a ponta mais grossa. Ao queimar a vela, as cinzas se acumulam na folha que fica ao redor da vela, para que não caia sobre a pessoa.

Para garantir que a vela está bem posicionada, não deve sair qualquer fumaça pelo ouvido. Ao final do procedimento, após uso da vela de Hopi por 15 minutos em cada ouvido, será apagada a chama, em uma bacia com água.

O que se deve fazer

Nos casos em que a pessoa apresente problemas de saúde como sinusite, rinite ou alergia respiratória o mais indicado é consultar um médico otorrinolaringologista que vai recomendar tratamentos adequados para cada situação.

Em algumas situações, dependendo da condição da pessoa, o médico poderá receitar medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, se houver alguma infecção no ouvido. A lavagem do ouvido também pode ser realizada pelo médico sendo um procedimento simples e baseado em técnicas seguras. Confira mais como é feita a lavagem de ouvido e para que serve.

Veja algumas opções recomendadas para tratamento natural da sinusite:

Bibliografia >

  • FOOD AND DRUG ADMINISTRATION. Don't Get Burned: Stay Away From Ear Candles. Disponível em: <https://www.fda.gov/consumers/consumer-updates/dont-get-burned-stay-away-ear-candles>. Acesso em 27 Dez 2019
  • AMERICAN ACADEMY OF AUDIOLOGY. Ear Candles and Candling: Ineffective and Dangerous. Disponível em: <https://www.audiology.org/news/ear-candles-and-candling-ineffective-and-dangerous>. Acesso em 27 Dez 2019
  • CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. PARECER CONSELHEIRO N° 003/2007 . 2007. Disponível em: <http://www.portalmedico.org.br/pareceres/crmrs/pareceres/2007/3_2007.pdf>. Acesso em 27 Dez 2019
  • CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. PARECER COREN-SP 011/2013 – CT. Disponível em: <http://transparencia.corensc.gov.br/wp-content/uploads/2017/11/RT-057-2017-Lavagem-de-ouvido_-Cone-hindu_-Enfermagem.pdf>. Acesso em 30 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem