Cerumin: para que serve e como usar para desentupir o ouvido

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
agosto 2022

O Cerumin é um remédio indicado para desentupir o ouvido, ajudando a remover o excesso de cera, pois possui duas substâncias na sua composição, a trolamina, que ajuda a amolecer e dissolver a cera acumulada dentro dos ouvidos, e a hidroxiquinolina, que tem ação antifúngica e desinfetante. 

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de gotas otológicas, para aplicar diretamente no ouvido, vendido sem necessidade de apresentação de receita médica.

No entanto, é recomendado que se consulte o otorrinolaringologista para uma avaliação do ouvido, especialmente quando a sensação de ouvido tampado ou entupido é acompanhada de outros sintomas como dor, coceira intensa, vertigens ou febre. Desta forma, é possível o médico identificar se existe alguma alteração no ouvido e indicar o tratamento mais adequado. Veja as principais causas de dor de ouvido.

Para que serve

O Cerumin é indicado para remoção do excesso de cera no ouvido, pois ajuda a amolecer a cera e facilita sua saída do canal auditivo, permitindo que seja retirada.

Esse remédio contém na sua composição hidroxiquinolina, que é um agente com ação desinfetante, que também atua como antifúngico, e trolamina, que é um emulsionante de gorduras, que ajuda a solubilizar e dissolver a cera acumulada no ouvido, facilitando sua remoção. Veja outras formas de tirar a cera dos ouvidos em casa.

Como usar

O Cerumin deve ser usado aplicando as gotas diretamente no canal auditivo. Para utilizar o Cerumin, deve-se seguir alguns passos que incluem:

  1. Lavar as mãos com água e sabonete neutro, e secar com uma toalha limpa e seca;
  2. Esfregar o frasco do Cerumin entre as mãos, por 1 a 2 minutos, para aquecer levemente a solução, pois gotas muito frias quando colocadas no canal auditivo podem causar desconforto;
  3. Deitar de lado em um local confortável, com o ouvido afetado voltado para cima;
  4. Puxar suavemente o lobulo da orelha para trás e para cima, de forma a facilitar a aplicação das gotas no canal auditivo;
  5. Pingar 5 gotas de Cerumin dentro do ouvido;
  6. Tampar o ouvido com um pedaço de algodão limpo e seco;
  7. Permanecer deitado por cerca de 5 minutos, com o ouvido afetado para cima, para uma melhor ação do Cerumin;
  8. Sentar e deixar o excesso de gotas escorrer, podendo-se limpar com um algodão limpo e seco;
  9. Lavar as mãos com água e sabonete neutro.

As doses normalmente recomendadas para adultos são de 5 gotas de Cerumin, até 3 vezes ao dia, ou seja, a cada 8 horas, conforme orientação médica.

O tempo de tratamento com Cerumin deve ser indicado pelo médico.

Em crianças com mais de 12 anos de idade, o Cerumin deve ser usado somente com orientação do pediatra.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns durante o uso do Cerumin são leve vermelhidão ou coceira no ouvido. No caso desses sintomas se tornarem muito intensos ou se surgirem outros, deve-se ir imediatamente ao médico.

Quem não deve usar

O Cerumin não deve ser usado no caso de infecção de ouvido, que gera sintomas como dor de ouvido, febre e mau cheiro na região, principalmente se estiver com pus.

Além disso, o Cerumin também não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas, lactantes ou por pessoas que tenham sofrido uma reação alérgica ao usar esse produto anteriormente ou em caso de perfuração do tímpano. Saiba como identificar uma perfuração no tímpano

O Cerumin não deve ser usado nos olhos, nariz ou em outras regiões do corpo, pois pode causar irritação. Caso ocorra contato acidental com o nariz ou os olhos, deve-se lavar imediatamente com água em abundância.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA. Cerumin. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/cerumin.pdf>. Acesso em 14 abr 2022
  • NOVARTIS S.A. Cerumin. 2021. Disponível em: <https://portal.novartis.com.br/medicamentos/wp-content/uploads/2021/10/Bula-CERUMIN-Solucao-Otologica-Medico.pdf>. Acesso em 14 abr 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Como tirar ÁGUA DO OUVIDO rápido

    03:56 | 267411 visualizações