Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como superar a dificuldade de urinar fora de casa

A parurese, que é a dificuldade em urinar fora de casa em banheiros públicos, por exemplo, tem cura, e uma estratégia de tratamento pode ser um terapeuta ou mesmo um amigo ajudar o paciente à se expor ao problema e gradualmente tentar usar os banheiros públicos, até se adaptar e conseguir urinar, o que pode demorar alguns semanas ou vários meses.

A pessoa com bexiga tímida, como é conhecida popularmente, não tem um mal funcionamento da bexiga, mas sim um problema psicológico, que deve ser tratado porque além de poder provocar incontinência  ou infecções urinárias, também interfere nas atividades do dia-a-dia, como no trabalho ou em viagens fazendo com que quem sofre com esta condição tenha dificuldade em sair de casa por não conseguirem urinar, a não ser quando está sozinho.

Como saber se é parurese

Se o individuo não tem nenhuma doença que leve à micção lenta e difícil, como infeção urinária por exemplo, mas tem dificuldade em urinar em banheiros de bares, lanchonetes, shopping ou mesmo em casa dos amigos ou familiares, pode sofrer de parurese.

Além disso, normalmente, o paciente que sofre com bexiga tímida:

  • Consegue ir no banheiro em casa quando está totalmente sozinho ou os familiares estão distantes do banheiro;
  • Bebe poucos líquidos, para terem pouca vontade de ir no banheiro;
  • Faz ruídos enquanto urina, como fazer a descarga ou abrir uma torneira;
  • Vai no banheiro quando sabem que não vai ninguém, por exemplo, no trabalho.

No entanto, para saber se sofre de bexiga tímida é preciso de ir no urologista para fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento, caso necessário.

Como tratar a parurese

Para tratar a bexiga tímida é preciso ajuda de um terapeuta, familiar ou amigo para apoiar o paciente a expor-se à dificuldade de urinar, ajudando o paciente a ter calma no momento de ir no banheiro, como procurando esquecer-se do local onde está, por exemplo.

Este tratamento e terapia de exposição gradual, na maioria dos casos, é muito lento, demorando entre algumas semanas a vários meses e, é fundamental forçar a vontade de urinar durante 2 a 4 minutos, esperando alguns minutos, caso não consiga e, voltando a tentar novamente até ter sucesso.

Para isso, é importante ter muita vontade de urinar, sendo necessário beber muitos líquidos, como água ou sucos naturais, por exemplo.

Em casos mais graves, quando o paciente não consegue urinar mesmo após a terapia pode precisar de ficar algaliado para evitar complicações como infeções ou incontinência, por exemplo.

Causas da parurese

​A parurese, normalmente, surge devido a estresse, necessidade de urinar rapidamente ou em indivíduos que têm sensibilidade aos sons e cheiros, desenvolvendo vergonha ao barulho causado pelo ato a urinar ou tendo dificuldade de sentir o cheiro da urina.

Além disso, este problema também pode ocorrer em indivíduos que já sofreram abusos sexuais, têm fobias sociais ou sofreram de bullying.

Conheça outras doenças da bexiga como:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...