Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como se recuperar de uma fratura mais rápido

Para se recuperar de uma fratura mais rápido é aconselhado seguir alguns conselhos práticos, como:

  • Permanecer engessado pelo tempo recomendado pelo médico, evitando fazer esforços, no entanto, não é recomendado o repouso absoluto.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio porque isto favorece a cicatrização óssea. Alguns exemplos: leite, derivados do leite, abacate e brócolis. Mais exemplos em: Alimentos ricos em cálcio.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como, por exemplo: laranja, limão, acerola e abacaxi porque eles atuam na regeneração de todos os tecidos. Veja mais em: Alimentos ricos em vitamina C.
  • Tomar um suplemento de colágeno hidrolisado, com o conhecimento médico. Este suplemento garante a formação mais rápida dos tecidos cartilaginosos, sendo especialmente indicado para as fraturas próximas das articulações ou que envolvam articulações.
  • Investir nos alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como alho, cebola, atum e salmão. Veja outros: Alimentos anti-inflamatórios.
  • Nas fraturas expostas: Evitar alimentos doces, pois quanto mais açúcar no sangue, pior a cicatrização da pele.
Alimentos ricos em vitamina C e cálcioAlimentos ricos em vitamina C e cálcio
Alimentos anti-inflamatóriosAlimentos anti-inflamatórios

Estes alimentos são importantes para garantir a perfeita consolidação óssea e a regeneração dos tecidos lesionados e quando são consumidos diariamente podem ajudar o indivíduo a se recuperar mais rapidamente de uma fratura. Conheça outras dicas para deixar os ossos mais fortes e se recuperar mais rapidamente de fraturas vendo esse vídeo: 

Como recuperar os movimentos e a força muscular depois de uma fratura

Para recuperar os movimentos e a força muscular depois de uma fratura é aconselhado fazer fisioterapia. A articulação imobilizada tende a ficar muito rígida e para recuperar o seu movimento aconselha-se a realização de exercícios de mobilização articular e os exercícios de fortalecimento são indispensáveis para que o indivíduo recupere-se completamente.

Pode ser útil:

  • Colocar a parte afetada numa bacia com água morna e realizar alguns exercícios ainda dentro da água pode ajudar, pois a água morna irá diminuir a sensação de dor e os movimentos serão mais facilmente realizados.
  • Ficar mexendo os dedos várias vezes ao dia quando o braço, mão ou perna estiverem imobilizados;
  • Descansar com o membro engessado numa posição mais alta, porque isto evita o inchaço, acelerando a recuperação.
Mover os dedos enquanto estiver imobilizadoMover os dedos enquanto estiver imobilizado
Descansar com o membro elevadoDescansar com o membro elevado

Em relação a recuperação completa da fratura é importante ter expectativas reais e avançar devagar. Raramente um indivíduo que esteve engessado por mais de 30 dias irá conseguir realizar todos os movimentos que a articulação permitia em menos de 4 ou 5 dias. No entanto, com o passar do tempo os movimentos poderão voltar ao normal.

Tempo de recuperação da fratura

O tempo de recuperação total de uma fratura pode ser 20 dias a 6 meses ou mais, dependendo da idade e capacidade de recuperação do indivíduo.

Geralmente, as crianças recuperam-se de uma fratura em menos de 2 meses e idosos e podem levar até 1 ano para se recuperar completamente, especialmente quando se trata de uma fratura no fêmur, por exemplo, mas ao seguir as recomendações acima este tempo pode diminuir consideravelmente.

Leia também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...