A fratura é a perda de continuidade do osso, ou seja quebra do osso, gerando um ou mais pedaços.
Normalmente a fratura acontece devido a quedas, pancadas ou acidente, no entanto mulheres na menopausa e idosos, possuem ossos mais frágeis, o que favorece a ocorrência de fratura mais frequentemente, mesmo durante as atividades diárias.

Principais tipos de fraturas
As fraturas podem ser classificadas de acordo com a causa, podendo ser:
- Traumáticas: são as mais característica de acidentes, por exemplo, em que há aplicação de uma força excessiva no osso, mas também pode ser devido a movimentos repetitivos que lesionam o osso aos poucos, favorecendo a fratura;
- Patológicas: são aquelas que ocorrem sem explicação ou devido a pequenas pancadas, como na osteoporose ou em tumores ósseos, já que deixam os ossos mais frágeis.
Além disso, as fraturas podem ser classificadas de acordo com a lesão em:
- Simples: apenas o osso é atingido;
- Expostas: a pele é perfurada, havendo a visualização do osso. Por ser uma lesão aberta, está mais susceptível a infecções, sendo normalmente recomendado o uso de antibióticos profiláticos. Veja o que fazer em caso de fraturas expostas;
- Complicadas: afetam outras estruturas além do osso, como nervos, músculos ou vasos sanguíneos;
- Incompletas: são lesões nos ossos que não geram quebra, mas resultam nos sintomas de fratura.
Normalmente o diagnóstico é feito através de exame de raio-X, mas dependendo da extensão da lesão e das características e sintomas da pessoa, o médico pode solicitar a realização de outro exame de imagem mais preciso, como a ressonância magnética, além de exames laboratoriais. Saiba como são feitos os primeiros socorros em fraturas.
Principais sintomas de fratura
As fraturas podem gerar sinais e sintomas muito característicos, como:
- Dor intensa;
- Inchaço do local fraturado;
- Deformidade do local;
- Incapacidade total ou parcial de mexer o membro fraturado;
- Presença de hematomas;
- Presença de ferimentos no local da fratura;
- Diferença de temperatura entre o local fraturado e o sem fratura;
- Dormência e formigamento da área;
- Estralos.
Quando houver fratura, não é indicado de forma alguma tentar colocar o osso ou o membro no lugar, pois pode causar ainda mais danos, além de ser bastante doloroso. O melhor a fazer é procurar ajuda médica para que as atitudes corretas sejam tomadas e o tratamento possa ser feito.
As fraturas dos braços, antebraços e clavículas são mais comuns, ao contrário das fraturas das pernas que são mais raras, por estes ossos serem mais resistentes.
1. Fratura na coluna
A fratura na coluna é grave e pode fazer com que a pessoa fique com as pernas ou o corpo paralisado dependendo da vértebra atingida. Esse tipo de fratura pode acontecer devido a acidentes de trânsito e a quedas de grandes alturas, por exemplo, e é caracterizada por dor intensa da coluna, formigamento ou perda de sensibilidade abaixo da fratura e incapacidade de mexer as pernas ou braços. Saiba como é feito o tratamento para a fratura de coluna.
2. Fratura no pé
As fraturas no pé são frequentes e podem acontecer por quedas ou impacto direto com objeto duro, devendo ser imobilizado quando é identificada a fratura. Os principais sinais e sintomas da fratura são inchaço, ferimento, deformidade e incapacidade de mexer o pé.
3. Fratura na mão, pulso ou dedo
As fraturas na mão, pulso ou dedo são comuns em acontecer em pessoas que praticam esportes como handebol, vôlei ou boxe e tem como principais sintomas a dificuldade em realizar determinado movimento, inchaço no local fraturado e alteração da cor.
4. Fratura no joelho
Os sintomas mais comuns da fratura no joelho são inchaço e dor intensa ao mexer o joelho e pode acontecer devido a presença de tumor nos ossos, acidente de trânsito ou impacto direto com uma superfície dura.
5. Fratura no nariz
A fratura no nariz pode acontecer devido a quedas, agressão física e esportes de contato, como o boxe, por exemplo. Os sintomas de fratura no nariz normalmente são inchaço, dor e desalinhamento do nariz, além de dificuldade em respirar.