Soluço em bebês: como parar, causas e quando se preocupar

Atualizado em novembro 2023

O soluço em bebês é comum no primeiro ano de vida, surgindo no recém-nascido principalmente após a alimentação. Também pode surgir no bebê ainda no útero materno, especialmente nos últimos dias de gravidez. 

O soluço acontece devido à contração involuntária do diafragma e músculos respiratórios quando estimulados ou irritados e, na maioria das vezes, não tem uma causa específica no bebê. 

Normalmente, o soluço melhora em poucos minutos sem necessidade de tratamento. No entanto, é recomendado consultar um pediatra, especialmente quando o soluço é persistente, prejudica o sono ou alimentação, para que a causa seja identificada e seja iniciado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 2

Como parar o soluço do bebê

Algumas dicas para parar o soluço do bebê são:

  • Colocar o bebê para mamar: esta pode ser uma opção caso esteja na hora alimentar o bebê, pois o ato de sugar ajuda o bebê a relaxar e pode diminuir o reflexo do diafragma;
  • Melhorar a posição na hora da mamada: manter a cabeça do bebê mais elevada para evitar que engula o ar durante a sucção pode diminuir os episódios de soluço. Veja as melhores posições para a amamentação;
  • Fazer intervalos durante as mamadas para o bebê arrotar: pois desta forma o bebê arrota e diminui o excesso de gases no estômago;
  • Deixar o bebê mamar por mais tempo: especialmente caso o soluço surja frequentemente após a alimentação, porque ajuda o bebê a relaxar, podendo ser utilizada uma mamadeira com um furo menor, por exemplo.  
  • Evitar alimentar excessivamente: é importante alimentar o bebê somente quando ele está com fome, porque o estômago muito cheio facilita os episódios de refluxo de contrações do diafragma;
  • Colocar o bebê na posição vertical para tentar arrotar: é recomendado deixar o bebê na posição para arrotar, pois facilita a saída de gases no estômago, podendo aliviar os soluços;
  • Aquecer o bebê: o frio também pode desencadear o soluço, por isso, sempre que a temperatura estiver baixa, é recomendado manter o bebê bem agasalhado e aquecido.

Na maioria das vezes, o soluço do bebê desaparece em poucos minutos, sem necessidade de um tratamento específico, e não traz nenhum risco para a sua saúde, sendo apenas um pouco desconfortável.

Quando ir no pediatra

Especialmente caso o soluço seja persistente, prejudique o sono ou surjam outros sintomas, como baixo ganho de peso e irritabilidade, é importante consultar um pediatra para verificar se existe um problema que necessite de tratamento. 

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o pediatra mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pediatras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, em caso de sintomas como sonolência, dificuldade de alimentação, parada da respiração e alterações da cor da pele, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.

Possíveis causas

Na maioria das vezes, o soluço em bebês não tem uma causa muito clara, surgindo durante a alimentação, ao respirar rapidamente ou engolir muito ar, devido a risadas e brincadeiras mais agitadas, por exemplo, ou quando acontece o refluxo. Entenda melhor o que é o refluxo no bebê.

No entanto, especialmente nos casos em que dura mais de 2 dias, o soluço no bebê pode ser provocado por infecções, como laringite ou pneumonia, obstrução intestinal e alterações nos níveis de minerais no sangue, por exemplo.     

Soluço no bebê recém-nascido é normal?

O soluço no bebê recém-nascido, na maioria das vezes, não é sinal de um problema sério, durando apenas poucos minutos. Acredita-se que o soluço normalmente seja causado pela alimentação, quando o estômago fica muito cheio ou se enche rapidamente, estimulando o diafragma.

Soluço do bebê ainda na barriga

O soluço do bebê dentro da barriga pode acontecer porque ele ainda está aprendendo a respirar. Desta forma, durante a gestação o soluço no bebê no útero pode ser sentido pela grávida ou surgir durante os exames de ultrassom.