6 melhores posições para amamentar

A posição correta para amamentar é um dos fatores essenciais para o sucesso da amamentação, pois além de garantir o conforto da mãe, também ajuda o bebê a extrair melhor o leite materno, evitando problemas comuns como as rachaduras no mamilo.

Existem várias posições que podem ser utilizadas para dar de mamar, mas o mais importante é que a mãe ache a posição que é mais confortável para ela própria e que permita que o bebê consiga mamar de forma satisfatória. 

As 6 posições mais recomendadas para amamentar são:

1. Deitada de lado na cama

6 melhores posições para amamentar

Esta posição é muito cômoda para a mãe e para o bebê, sendo especialmente útil durante a noite ou quando a mãe está muito cansada.

Deve-se oferecer a mama que está mais próxima do colchão e, para que a mãe fique mais confortável, pode-se apoiar a cabeça no braço ou numa almofada.

2. Sentada com o bebê no colo

6 melhores posições para amamentar

Nesta posição deve-se colocar o bebê deitado no colo e sentar confortavelmente numa cadeira ou sofá. A posição correta consiste em colocar a barriguinha do bebê encostada na da mãe, enquanto o bebê é segurado com os dois braços por baixo do seu corpinho.

3. Sentada, com o bebê na posição "cavalinho"

6 melhores posições para amamentar

O bebê deve ficar sentado numa das coxas, de frente para a mama e a mãe poderá segurá-lo, apoiando suas costas. Esta posição é ideal para bebês com mais de 3 meses e que já seguram bem a cabeça.

4. De pé

6 melhores posições para amamentar

Esta é uma boa variação das posições mais clássicas para amamentar e que acaba sendo muitas vezes mais confortável para algumas mães, principalmente quando o bebê ainda é muito pequeno.

Para fazer esta posição deve-se deitar o bebê no colo e colocar uma das mãos entre as pernas do bebê para apoiá-lo melhor.

5. No sling

6 melhores posições para amamentar

O bebê também pode ser amamentado no sling. Para isso deve-se colocar o bebê sentado ou deitado, dependendo da posição onde ele já estiver acomodado.

O peso do bebê será comportado pelo sling e a mãe poderá ficar com as mãos um pouco mais livres, sendo uma boa posição para quando se estiver fazendo alguma tarefa doméstica ou fazendo compras, por exemplo.

6. Sentada com o bebê por baixo do braço

Colocar o bebê deitado, mas passá-lo por baixo de um dos braços, apoiando o corpinho com uma almofada ou travesseiro, é uma excelente posição para aliviar a tensão das costas enquanto se amamenta.

Posições para amamentar gêmeos ao mesmo tempo

Amamentar gêmeos ao mesmo tempo é uma ótima forma de economizar tempo à mãe porque os bebês passam a mamar ao mesmo tempo e, consequentemente, a dormir nos mesmos horários, permitindo que a mãe tenha mais tempo livre.

6 melhores posições para amamentar

As quatro melhores posições para amamentar gêmeos ao mesmo tempo são:

Posição 1

Sentada, com uma almofada de amamentação ou dois travesseiros no colo, colocar um bebê debaixo de um braço, com as pernas viradas para as costas da mãe e o outro bebê debaixo do outro braço, também com as pernas viradas para as costas da mãe, apoiando a cabeça dos bebês com as mãos, como mostra a imagem 1.

Posição 2

Sentada, com uma almofada de amamentação ou dois travesseiros no colo, colocar os dois bebês de frente para a mãe e inclinar ligeiramente o corpo dos bebês para o mesmo lado, mas tendo o cuidado de manter a cabeça dos bebês ao nível dos mamilos, como mostra a imagem 2.

Posição 3

Deitada de barriga para cima e com a cabeça apoiada num travesseiro, colocar uma almofada de amamentação ou um travesseiro nas costas, de forma a ficar ligeiramente inclinada. Depois, colocar um dos bebês deitado sobre a cama virado para a mama da mãe e o outro bebê em cima do corpo da mãe, virado para a outra mama, como mostra a imagem 3.

Posição 4

Sentada, com uma almofada de amamentação ou dois travesseiros no colo, colocar um bebê virado de frente para uma mama e com o corpo virado para um lado e o outro bebê, virado de frente para a outra mama, com o corpo virado para o outro lado, como mostra a imagem 4.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: