Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores posições para amamentar o bebê

A posição correta para amamentação é o fator mais importante para o seu sucesso. Para isso, a mãe deve estar em uma posição correta e confortável e o bebê deve pegar a mama corretamente para que não ocorra ferimento nos mamilos e o bebê consiga beber mais leite.

Cada bebê tem o seu ritmo para alimentar-se, alguns conseguem mamar de forma satisfatória por cerca de 5 minutos enquanto que outros podem precisar de mais tempo, no entanto o mais importante é que consiga pegar o seio de forma correta, para isso o bebê deve abrir bem a boca antes de colocá-la na mama, de forma que o queixo esteja próximo ao peito e a boca encubra o máximo possível o mamilo.

Se o bebê estiver pegando somente no mamilo, com a boca mais fechada, é preciso reposicioná-lo, pois além de machucar a mãe causado pequenas rachaduras no mamilo o leite não sairá, deixando o bebê irritado.

As posições mais utilizadas no dia a dia para amamentar são:

1. Deitada de lado na cama

Melhores posições para amamentar o bebê

Deve-se oferecer a mama que está mais próxima do colchão e para que a mulher fique mais confortável, pode apoiar a cabeça no braço ou numa almofada. Esta posição é muito cômoda para a mãe e para o bebê, sendo útil durante a noite ou quando a mãe está muito cansada.

É importante verificar sempre se a pega do bebê está correta, pois assim é possível prevenir complicações, como surgimento de fissuras nos mamilos. Veja como tratar os mamilos rachados.

2. Sentada com o bebê deitado no colo

Melhores posições para amamentar o bebê

Colocar o bebê deitado no colo e sentar confortavelmente numa cadeira ou sofá. A posição correta consiste em colocar a barriguinha do bebê encostada na sua, enquanto o bebê é segurado com os dois braços por baixo do seu corpinho.

3. Sentada, com o bebê na "posição de cavalinho"

Melhores posições para amamentar o bebê

O bebê deve ficar sentado numa das coxas, de frente para a mama e a mãe poderá segurá-lo, apoiando suas costas. Esta posição é ideal para bebês com mais de 3 meses e que já seguram bem a cabeça.

4. De pé

Melhores posições para amamentar o bebê

Se você quiser dar de mamar enquanto está de pé, poderá deitar o bebê no seu colo mas deverá colocar uma das suas mãos entre as pernas do bebê para apoiá-lo melhor.

5. No sling

Melhores posições para amamentar o bebê

Se o bebê estiver no sling, deverá ser mantido sentado ou deitado, dependendo da posição onde ele já estiver acomodado, e oferecer a mama que estiver mais próxima da boquinha dele.

O peso do bebê será comportado pelo sling e você poderá ficar com as mãos um pouco mais livres, sendo uma boa posição para quando estiver na cozinha ou fazendo compras, por exemplo.

6. Sentada com o bebê de lado, por baixo do seu braço

Colocar o bebê deitado, mas passá-lo por baixo de um de seus braços e dar a mama que estiver mais perto da boca do bebê. Para ficar nesta posição é preciso colocar uma almofada, travesseiro ou uma almofada de amamentação para acomodar o bebê. Essa posição é ótima para aliviar a tensão nas costas da mãe enquanto amamenta.

As posições para amamentar gêmeos podem ser as mesmas, no entanto, a mãe para usar estas posições deve amamentar um gêmeo de cada vez. Confira algumas posições para amamentar os gêmeos ao mesmo tempo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem