Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para não pegar catapora

Para evitar a transmissão da catapora de uma pessoa infectada, para outras pessoas que estejam próximas, pode-se tomar a vacinal, que é indicada para evitar o desenvolvimento da doença ou suavizar os seus sintomas, que nos adultos, são mais intensos e graves. A vacina é oferecida pelo SUS e pode ser administrada a partir do 1º ano de idade.

Além da vacina, as pessoas que estão em contato próximo com a pessoa infectada, devem ter cuidados adicionais, como usar luvas, evitar a proximidade e lavar frequentemente as mãos.

A catapora é uma infecção causada por um vírus, que pode ser transmitida desde que começam a surgir os sintomas, até 10 dias depois, que geralmente é quando as bolhas começam a desaparecer.

O que fazer para não pegar catapora

Cuidados a ter

Para evitar a transmissão do vírus causador da catapora, os cuidados que devem ser adotados por pessoas que estão próximas da pessoa infectada, como pais, irmãos, educadores ou profissionais de saúde, incluem:

  • Evitar o contato próximo com a pessoa com catapora. Para isso, caso se trate de uma criança, ela pode ser cuidada por uma pessoa que já tenha tido catapora ou, caso fique em casa, os irmãos devem sair e ficar ao cuidado de outro familiar;
  • Usar luvas para tratar das bolhas da catapora na criança, pois a catapora é transmitida através do contato direto com o líquido das feridas;
  • Não tocar, coçar ou estourar as feridas da catapora;
  • Usar máscara, pois a catapora também se pega através da inalação de gotículas de saliva, tosse ou espirro;
  • Manter as mãos sempre limpas, lavando-as com sabonete ou passando álcool, várias vezes ao dia;
  • Evitar frequentar shoppings, ônibus ou outro espaço fechado.

Estes cuidados devem ser mantidos até que todas as feridas da catapora sequem, que é quando a doença já não é mais contagiosa. Durante este tempo, a criança deve ficar em casa e não ir à escola e o adulto deve evitar ir trabalhar ou, caso seja possível, preferir o teletrabalho, para evitar a transmissão da doença.

Como evitar a transmissão para a grávida

Para a grávida não pegar catapora de um filho ou do conjugue, deve evitar o contato ao máximo ou, de preferência, ficar em casa de outra pessoa. Em alternativa, pode deixar a criança ao cuidado de um familiar, até que as feridas da catapora sequem completamente, pois a vacina não pode ser administrada durante a gravidez.

É muito importante que a grávida não pegue catapora, porque o bebê pode nascer com baixo peso ou com malformações no corpo. Veja quais os riscos de pegar catapora na gravidez.

Quando ir ao médico

As pessoas que estejam ou tenham estado próximas da pessoa infectada com catapora, devem ir no médico na presença de sintomas, como:

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça, de ouvido ou de garganta;
  • Falta de apetite;
  • Bolhas da catapora no corpo.

Veja como é feito o Tratamento para catapora.

Bibliografia >

  • INFORMEDHEALTH.ORG. Chickenpox: Overview. 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279621/>. Acesso em 26 Mar 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Catapora (Varicela): causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/varicela-catapora>. Acesso em 26 Mar 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem