Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como não pegar catapora do seu filho

Para os pais e os irmãos não pegarem catapora da criança, estes,  devem tomar a vacina contra a catapora o mais rapidamente possível. Caso ainda não a tenham tomado, ela serve para evitar o desenvolvimento da doença ou suavizar os seus sintomas, que nos adultos, são mais intensos e graves.

A vacina é oferecida pelo SUS e pode ser tomada a partir do 1 ano de idade. Saiba mais sobre a vacina contra a catapora.

Além da vacina, o médico ou o pediatra pode recomendar o uso de um remédio antiviral para que, caso os pais ou os irmãos peguem catapora, os sintomas como febre ou o aparecimento das bolhas, sejam mais leves.

Se os pais ou os irmãos já tomaram a vacina contra a catapora, o risco de desenvolverem a doença é mínimo, mas caso aconteça, os sintomas são leves, só aparecendo cerca de 30 bolhas, e a recuperação geralmente ocorre em uma semana.

Outros cuidados para não pegar catapora

Outros cuidados para os pais ou os irmãos não pegarem catapora incluem:

  • Evitar o contato com a criança com catapora. Para isso, a criança pode ser cuidada pela babá ou outro familiar que já tenha tido catapora, ou então os irmãos saem de casa e ficam ao cuidado de outro familiar;
  • Usar luvas para tratar das bolhas da catapora na criança, pois a catapora pega-se através do contato direto com o líquido das feridas;
  • Não tocar, coçar ou estourar as feridas da catapora da criança;
  • Usar máscara, pois a catapora também se pega através da inalação de gotículas de saliva, tosse ou espirro;
  • Manter as mãos sempre limpas, lavando-as com sabonete antisséptico ou álcool várias vezes ao dia;
  • Não frequentar shoppings, ônibus ou outro espaço fechado.

Estes cuidados devem ser mantidos até que todas as feridas da catapora sequem, que é quando a doença já não é mais contagiosa. Durante este tempo, a criança deve ficar em casa e não ir à escola para evitar a transmissão da doença.

Em alguns casos, os pais preferem que os irmãos fiquem em casa e peguem catapora também, porque a catapora quando aparece em adulto é mais grave.

Como não pegar catapora do seu filho estando grávida

Para a grávida não pegar catapora do seu filho deve evitar o contato com a criança, ficando em casa de outra pessoa ou deixando a criança ao cuidado de um familiar até que as feridas da catapora sequem completamente, pois a vacina não pode ser administrada durante a gravidez.

Além disso, o obstetra também pode recomendar o uso de um remédio antiviral para diminuir o risco da gestante pegar catapora ou diminuir a intensidade dos sintomas, caso ela pegue catapora.

É muito importante que a grávida não pegue catapora, porque o bebê pode nascer com baixo peso ou com malformações no corpo. Veja quais os riscos de pegar catapora na gravidez em: Catapora na gravidez.

Quando ir no médico

Os pais ou os irmãos que ainda não tiveram catapora devem ir no médico na presença de:

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça, de ouvido ou de garganta;
  • Falta de apetite;
  • Bolhas da catapora no corpo.

Estes sintomas podem indicar que algum dos pais ou dos irmãos pegou catapora e, por isso, o tratamento deve ser logo iniciado.

Veja como é feito o Tratamento para catapora.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...