Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Como limpar menina

É muito importante fazer a higiene íntima das meninas corretamente, e no sentido certo, de frente para trás, de forma a evitar o surgimento de infecções, já que o ânus se encontra muito próximo da genitália da bebê.

Além disso, também é muito importante trocar a fralda várias vezes ao dia, para impedir o acúmulo de urina e fezes que, além de poderem causar infecções, também podem irritar a pele do bebê.

Como limpar menina

Como limpar menina na hora de trocar a fralda

Para limpar uma menina na hora da troca da fralda, deve-se usar um pedaço de algodão molhado em água morna e limpar a região íntima pela seguinte ordem:

  • Limpar os lábios maiores da frente para trás, num movimento único, como mostra a imagem;
  • Limpar os lábios menores da frente para trás, com um novo pedaço de algodão;
  • Nunca limpar o interior da vagina;
  • Secar a região íntima com uma fralda de pano macia;
  • Aplicar um creme para evitar a assadura.

O movimento de frente para trás que deve ser feito durante a troca da fralda, evita que alguns restos de fezes entrem em contato com a vagina ou com a uretra, prevenindo possíveis infecções vaginais ou urinárias. Os pedaços de algodão usados para limpar a região íntima, só devem ser usados apenas 1 vez, jogando-o no lixo a seguir, usando sempre um novo pedaço numa nova passagem.

Veja também como é feita a higiene dos genitais dos meninos.

Quando usar creme contra assaduras

A limpeza diária da região íntima da menina deve ser feita de forma suave para não machucar a bebê e para evitar a assadura, sendo importante colocar sempre um creme protetor que evite o surgimento de assadura na região das pregas.

Na presença de assaduras, é possível verificar uma vermelhidão, calor e bolinhas na pele do bebê que fica em contato com a fralda, como as nádegas, genitais, virilhas, parte superior das coxas ou parte inferior do abdômen. Para tratar este problema, pode-se aplicar uma pomada cicatrizante, com óxido de zinco e antifúngico, como a nistatina ou miconazol na composição, 

Saiba como identificar e cuidar da assadura no bebê.

Como limpar menina depois do desfralde

Depois do desfralde, a higiene é muito semelhante àquela que é feita quando a bebê usa fralda. A criança deve ser orientada pelos pais para se limpar sozinha, sempre de frente para trás, com algodão ou papel higiênico, sempre com o cuidado de não deixar nenhum pedaço de papel higiênico preso na genitália.

Depois de fazer coco, o ideal é fazer a lavagem da região íntima com água corrente.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem