Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sexo do bebê: como e quando saber

Atualizado em Setembro 2019

Na maioria dos casos, a grávida pode ficar a saber o sexo do bebê durante o ultrassom que é realizado a meio da gestação, normalmente entre a 16ª e a 20ª semana de gravidez. No entanto, se o técnico que está fazendo o exame não conseguir obter uma imagem nítida dos genitais do bebê, essa certeza pode ser atrasada até à próxima consulta.

Embora o desenvolvimento dos órgãos sexuais comece por volta das 6 semanas de gestação, são precisas, pelo menos, cerca de 16 semanas para que o técnico consiga observar claramente os traços no ultrassom e, mesmo assim, dependendo da posição do bebê, essa observação pode ser difícil.

Assim, e uma vez que é um resultado que depende da posição do bebê, do seu desenvolvimento, assim como da perícia do técnico que está fazendo o exame, é possível que algumas grávidas descubram o sexo do bebê mais rapidamente que outras.

Sexo do bebê: como e quando saber

É possível saber o sexo antes das 20 semanas?

Embora o ultrassom, por volta das 20 semanas, seja a forma mais utilizada para saber o sexo do bebê, também é possível fazer essa descoberta caso a gestante precise fazer um teste de sangue para identificar se o bebê tem algum tipo de alteração cromossômica, que possa resultar em síndrome de Down, por exemplo.

Esse teste geralmente é feito a partir da 9ª semana de gestação, mas está reservado para mulheres que apresentam um elevado risco de ter um bebê com alterações cromossômicas, já que é bastante caro.

Além disso, existe ainda a possibilidade de a grávida fazer um exame de sangue, após a 8ª semana, para saber o sexo do bebê, conhecido como sexagem fetal. Mas normalmente esse é um teste que não está disponível na rede pública e que é bastante caro, não sendo coberto pelo SUS ou por planos de saúde. Entenda melhor o que é a sexagem fetal e como é feita.

Existe teste de urina para saber o sexo do bebê?

Nos últimos anos têm sido desenvolvidos vários testes que podem ser feitos em casa para descobrir o sexo do bebê. Um dos mais populares é o teste de urina. Segundo os fabricantes, esse tipo de teste pode ser feito em casa e ajuda a grávida a descobrir o sexo do bebê através da reação dos hormônios presentes na urina com os cristais do teste.

Porém, não parece existir nenhum estudo independente que comprove a eficácia destes testes, sendo que a maior parte dos fabricantes também não garante uma taxa de sucesso superior a 90% e, por isso, avisam contra a tomada de decisões baseada apenas no resultado do teste. Veja um exemplo de teste de urina para saber o sexo do bebê em casa.


Bibliografia

  • NHS LOTHIAN. PREDICTING YOUR BABY’S SEX BY TESTING FETAL DNA IN YOUR BLOOD. 2018. Link: <services.nhslothian.scot>. Acesso em 11 Set 2019
  • BABYCENTER. When and how can I find out my baby's sex?. Link: <www.babycenter.com>. Acesso em 11 Set 2019
  • PARENTS. When Can You Find Out the Sex of Your Baby?. Link: <www.parents.com>. Acesso em 11 Set 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem