Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Leite de aveia: principais benefícios e como fazer em casa

O leite de aveia é uma bebida vegetal sem lactose, soja e frutos secos, sendo uma excelente opção para vegetarianos e pessoas que sofrem de intolerância à lactose ou que têm alergia à soja ou a certos frutos secos.

Embora a aveia seja isenta de glúten, ela pode ser processada em indústrias que contenham grãos com glúten e ficar contaminada. Por isso, é importante verificar o rótulo nutricional do produto, que deve indicar que é livre de glúten ou que não contém vestígios. Nestes casos, pode ser usado por pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

O leite de aveia pode ser usado no café da manhã, lanches e no preparo de batidos, bolos ou doces, por exemplo, e pode ser comprado no supermercado, em lojas de produtos naturais ou preparado em casa de forma fácil e econômica.

Leite de aveia: principais benefícios e como fazer em casa

Os principais benefícios do leite de aveia são:

  • Alivia a prisão de ventre e facilita a digestão, já que é rico em fibras;
  • Ajuda no controle da diabetes, pois fornece carboidratos de absorção lenta, o que permite regular o açúcar no sangue;
  • Promove a perda de peso, pois é rico em fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade e fornece poucas calorias, desde que incluído em uma dieta saudável de baixo teor calórico;
  • Ajuda a baixar o colesterol, porque é rico em um tipo de fibra chamada beta-glucana, que diminui os níveis de colesterol no sangue e diminui o risco de doenças cardíacas graves, como ataque cardíaco ou derrame.

Além disso, o leite de aveia também ajuda a relaxar o corpo, pois contém fitomelatonina, que favorece uma boa noite de sono, sendo um alimento especialmente indicado para quem sofre de insônia.

Como fazer leite de aveia em casa

O leite de aveia pode ser feito em casa de forma simples, sendo necessário apenas 2 xícaras de aveia em flocos e 3 xícaras de água.

Modo de preparo:

Colocar a aveia na água e deixar de molho por 1 hora. Após essa hora, colocar tudo no liquidificador e bater bem. Em seguida, coar e consumir de imediato ou colocar na geladeira por até 3 dias. Para deixar a bebida mais agradável, podem ser acrescentadas algumas gotinhas de baunilha.

Informação nutricional 

A tabela a seguir indica a composição nutricional de 100 g de leite de aveia:

ComponentesQuantidade em 100 g de leite de aveia
Energia43 calorias
Proteínas0,3 g
Gorduras1,3 g
Carboidratos7,0 g
Fibras

1,4 g

É importante que a pessoa saiba que, para obter todos os benefícios indicados acima, o leite de aveia deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável. Além disso, o leite que se compra no supermercado, geralmente é enriquecido com cálcio, vitamina D e outros nutrientes.

Além de trocar o leite de vaca pelo leite de aveia, é possível adotar outras trocas alimentares para evitar a diabetes e a hipertensão. Veja outras trocas que pode fazer nesse vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin:

Bibliografia >

  • MENG Xiao; LI Ya et al. Dietary Sources and Bioactivities of Melatonin. Nutrients. 9. 4; 1-64, 2017
  • RASANE Prasad; JHA Alok et al. Nutritional advantages of oats and opportunities for its processing as value added foods - a review. Journal of Food Science and Technology. 52. 2; 662–675, 2015
  • SIMA Petr; VANNUCCI Luca et al. β-glucans and cholesterol (Review). International Journal of Molecular Medicine. 41. 4; 1799-1808, 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem