Como fazer cauterização capilar em casa

abril 2020

Para fazer a cauterização capilar em casa é preciso ter um kit de cauterização, que pode ser encontrado em farmácias, drogarias ou lojas de produtos cosméticos, além de também ser importante ter um secador de cabelos e uma chapinha.

A cauterização é um tratamento estético que fecha as cutículas dos fios, o que reduz o frizz, o volume e dá um aspecto com mais brilho e maciez aos cabelos, podendo ser repetida a cada mês ou a cada 3 meses. Conheça mais sobre a cauterização capilar e para que serve.

Como fazer a cauterização caseira

Apesar da cauterização ser normalmente realizada no salão de beleza, também pode ser feita em casa desde se possuam os produtos adequados e que se saiba a quantidade adequada de queratina, pois a queratina em excesso pode deixar o cabelo mais duro.

O passo a passo para fazer uma cauterização capilar caseira é:

  1. Lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos, uma ou duas vezes seguidas, e retirar o excesso de umidade com uma toalha;
  2. Passar uma máscara hidratante, para o seu tipo de cabelo, e massagear os fios e deixar agir por 5 a 20 minutos, permitindo que o cabelo fique pronto para receber a queratina. Saiba fazer uma máscara caseira para hidratar cada cada tipo de cabelo;
  3. Enxaguar bem os cabelos para retirar a máscara e, em seguida, secar com a toalha;
  4. Borrifar a queratina líquida por todo o comprimento dos fios, desde a raiz até às pontas, e deixar agir por 10 minutos;
  5. Secar os cabelos com um secador. Antes, pode-se usar um produto anti-térmico para cabelos, para evitar a agressão do calor;
  6. Passar a chapinha delicadamente nos cabelos, após dividi-los em pequenas mechas para facilitar o processo.

Para finalizar, recomenda-se passar um sérum de silicone em toda a extensão dos cabelos, para diminuir a eletricidade estática e a aparência dos fios novos.

Que produtos utilizar

Alguns exemplos de kits de cauterização capilar que podem ser utilizados são da marca Keramax, Niely Gold, Vizcaya, L'Oreal e Vita A. No entanto, é importante que o cabelo passe por uma avaliação profissional para que possa ser recomendado o melhor produto de acordo com as características dos fios.

É recomendado que a cauterização seja feita de forma mensal, pois dependendo da quantidade de queratina aplicada no cabelo, os fios podem ficar mais endurecidos e o efeito da cauterização pode não ser visível.

Como a cauterização tem como objetivo promover a reconstrução dos fios, esse procedimento poder ser adequado para pessoas com cabelos secos, enfraquecidos, com pontas duplas ou que sofreram agressões de produtos químicos, como a escova progressiva.

Veja outras excelentes opções de tratamento para cabelos quebradiços.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2020.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.