Cauterização capilar: o que é, para que serve e como é feita

Atualizado em junho 2023

A cauterização capilar é um procedimento que tem como objetivo reconstruir os fios, de forma acabar com o frizz, reduzir o volume e promover a suavidade, hidratação e brilho dos fios, isso porque é feita usando calor e queratina, que é proteína que garante a estrutura aos fios.

A cauterização capilar, apesar de poder ser realizada em casa, é recomendada que seja feita no salão para garantir os efeitos, além de que quando a queratina é utilizada em excesso pode haver endurecimento dos fios. 

O efeito da cauterização depende do tipo, estrutura e resposta do cabelo ao tratamento, podendo ser necessário que seja repetida a cada mês ou a cada 3 meses.

Imagem ilustrativa número 3

Para que serve

A cauterização capilar serve para:

  • Diminuir o frizz;
  • Promover a reconstrução dos fios;
  • Diminuir o volume;
  • Garantir a hidratação dos fios;
  • Dar brilho ao cabelo.

Assim, a cauterização capilar é indicada para cabelos danificados, frágeis, quebradiços ou com as cutículas abertas. A reconstrução dos fios acontece devido à queratina líquida utilizada no procedimento que, devido aos seus efeitos nos fios, permite que as vitaminas e minerais ajam mais facilmente no cabelo, promovendo hidratação, brilho e maciez.

Apesar de poder promover aspecto mais liso ao cabelo, a cauterização não promove o alisamento, sendo esse efeito devido à reconstrução dos fios. Isso porque os produtos envolvidos na cauterização não possuem químicos e, por isso, não alteram a estrutura dos fios.

Como é feita

O processo de realização da técnica pode variar um pouco dependendo do kit utilizado pelo profissional, mas geralmente inclui as seguintes etapas: 

  1. Lavagem do cabelo: com shampoo anti-resíduos apropriado, de forma a abrir as cutículas dos fios. Esta etapa serve para garantir que o cabelo se encontra pronto para receber e absorver o produto da cauterização; 
  2. Aplicação da queratina: a seguir à lavagem é indicada a utilização de um creme selante ou de um condicionador combinado com ampolas de queratina; 
  3. Uso de calor: por fim, é feita a etapa térmica, que inclui a realização de escova e passagem de chapinhas nos fios. A chapinha deve ser feita em mechas bem finas e cada mecha deve ser alisada 5 a 6 vezes. 

Dependendo da marca utilizada, a seguir à chapinha pode ser recomendada a lavagem do cabelo de forma a retirar o excesso de produto usado ou pode ser indicado que o produto permaneça nos fios durante alguns dias. 

Além da cauterização capilar profissional, existe também a cauterização capilar caseira, que consiste numa versão caseira e mais econômica da técnica, que pode ser feita usando o secador de cabelo ou chapinha em casa, até o cabelo ficar bem alinhado. Porém, mesmo neste caso é indicado consultar um profissional experiente que possa avaliar o tipo de cabelo e quais as suas necessidades, antes de realizar o procedimento.  

Cuidados depois da cauterização capilar

Depois de realizar uma cauterização no salão, existem alguns cuidados que ajudam a manter e efeito da técnica, como evitar o uso de shampoos de limpeza profunda ou com ação anti-resíduos e diminuir a frequência com que se lava o cabelo, isso porque esses produtos ou o aumento da quantidade de lavagens, pode fazer com que o efeito promovido pela queratina passe mais rapidamente, sendo necessário repetir o processo em um intervalo de tempo menor.

É recomendado também que sejam realizadas hidratações semanais, com produtos adequados para o tipo de cabelo, para garantir e prolongar os efeitos da cauterização e proteger contra fatores externos. 

Além disso, durante alguns meses é também recomendado não fazer outros tratamentos ou procedimentos no cabelo, como tinturas ou alisamentos, para que o cabelo possa recuperar a sua saúde.