10 receitas de hidratação para cabelos cacheados

março 2022

As máscaras caseiras de hidratação para o cabelo possuem vitaminas e minerais que penetram no cabelo, promovendo a limpeza dos poros e a eliminação de células mortas do couro cabeludo. Ingredientes como óleo de coco, abacate, mel e ovo podem ser usados para preparar máscaras caseiras que hidratam profundamente os fios, sendo especialmente indicado para quem tem cabelos crespos ou cacheados.

Essas máscaras ajudam a definir os cachos, promover a reestruturação dos fios, diminuindo o frizz e deixando o cabelo mais macio e hidratado. Uma vez que são feitas com ingredientes naturais, podem ser facilmente encontrados em casa, o que facilita a preparação destas máscaras.

Assim, para manter a saúde dos seus cabelos cacheados, pode-se preparar as seguintes máscaras naturais:

1. Máscara de mel e abacate

A máscara de abacate e mel tem em sua composição vitaminas A, C e E, que ajudam a hidratar profundamente os fios, realçando o brilho dos cabelos, tratando e evitando as pontas duplas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de mel;
  • Meio abacate.

Como usar: Misturar o abacate e o mel, em um recipiente, até obter uma pasta homogênea. Aplicar a máscara no cabelo úmido e deixar agir cabelo por 30 minutos, lavando, em seguida, com shampoo para remover bem os resíduos da máscara. É indicado o uso desta máscara 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias, de acordo com a necessidade.

2. Máscara de mel e iogurte

A máscara de mel e iogurte grego ajudam a restaurar a força e brilho natural do cabelo. Esta máscara é também uma excelente opção para o couro cabeludo irritado ou com caspa, devido às propriedades do iogurte.

Ingredientes:

  • 1 iogurte grego;
  • 3 colheres de sopa de mel.

Como usar: Colocar o iogurte e o mel em um recipiente e misturar bem até obter uma mistura homogênea. Aplicar a máscara no cabelo úmido e deixar por 20 a 25 minutos, lavando, em seguida, com shampoo para remover bem os resíduos da máscara. Além disso, pode-se adicionar uma cápsula de vitamina E à mistura, para potencializar o efeito hidratante e prevenir a queda de cabelo.

3. Máscara de babosa com mel e óleo de coco

O gel de babosa é uma excelente opção para fortalecer o fio e estimular o seu crescimento, tornando-o mais forte e menos quebradiço e, quando misturado com mel e óleo de coco, proporciona maior hidratação dos cabelos secos e cacheados.

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa de gel de babosa;
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Como usar: Colocar o gel da babosa, o óleo e o mel em um recipiente e misturar bem até obter uma mistura homogênea. Em seguida, aplicar a mistura sobre o cabelo úmido. Aplicar a mistura sobre o cabelo úmido e deixar atuar por 60 minutos, lavando, em seguida, com shampoo para remover bem os resíduos da máscara.

4. Máscara de mel e ovo

A máscara preparada com mel, ovos e azeite é uma excelente fonte de proteína, que ajuda a fortalecer o fio, além de potencializar o brilho natural dos cabelos.

Ingredientes:

  • 1 ou 2 ovos dependendo do comprimento do cabelo;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • 3 colheres de sopa de óleo, pode ser óleo de oliva ou outro;
  • 5 colheres de creme hidratante para cabelo.

Como usar: Bater os ovos em um recipiente e, em seguida, adicionar o mel e o óleo. Misturar até obter uma mistura homogênea e, em seguida, adicionar a mistura ao creme hidratante para cabelo. Aplicar a máscara no cabelo úmido e deixar agir por 30 minutos, lavando, em seguida, com shampoo para remover bem os resíduos da máscara.

5. Máscara de óleo de coco e mel

A máscara de óleo de coco e mel promove uma hidratação profunda do cabelo e a reparação dos fios, pois o óleo de coco é rico em ácidos graxos que penetram no cabelo, mantendo a umidade dos fios, deixando o cabelo mais brilhante e sedoso. Já o mel é um umectante natural que retém a umidade no cabelo, além de suavizar e amaciar os fios.

Essa máscara não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Como usar: Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco. Em seguida, aplicar a máscara no cabelo úmido e deixar agir por 30 minutos, lavando, em seguida, com shampoo para remover bem os resíduos da máscara.

6. Máscara de abacate e maionese

A máscara de abacate e maionese é rica em gorduras, vitaminas C e E, minerais como potássio e folato, promovendo a reparação e o crescimento dos fios, sendo uma boa opção de hidratante caseiro para cabelos crespos, secos, danificados ou com pontas duplas.

Ingredientes

  • 1 abacate maduro;
  • 2 colheres de sopa de maionese;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas.

Como usar: Misturar o abacate, a maionese e o óleo de amêndoas em um recipiente limpo e seco. Em seguida, aplicar no cabelo úmido e deixar agir por 25 minutos, lavando, em seguida, com shampoo para remover bem o resíduo. Esta máscara pode ser utilizada de 1 a 2 vezes por semana.

7. Máscara de babosa, mel e glicerina

A máscara com babosa, também conhecida como Aloe vera, mel e glicerina ajuda a hidratar os fios, pois possui propriedades nutritivas, regeneradoras e hidratantes, e pode ser usada como hidratação caseira para cabelos cacheados, crespos ou muito ressecados.

Essa máscara não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de mel;
  • 2 colheres (de sopa) do gel da folha de babosa;
  • 1 colher (de chá) de glicerina.

Como usar: Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco. Em seguida, aplicar a máscara no cabelo úmido e deixar agir por 20 minutos e, em seguida, lavar o cabelo com shampoo. Essa máscara de hidratação do cabelo pode ser usada com intervalos de 15 dias.

8. Máscara de óleo de coco, abacate e óleo de argan

Esta máscara é uma ótima opção para cabelo seco e cacheado, pois melhora a hidratação e nutrição do cabelo, conseguindo dar vida e brilho ao cabelo, além de deixá-lo macio, sedoso e sem frizz. Veja outras opções de tratamento para cabelo seco.

Ingredientes:

  • 2 colheres de óleo de coco;
  • 2 colheres de óleo de argan;
  • Meio abacate

Como usar: Misturar o abacate com o óleo de coco e óleo de argan,em um recipiente limpo e seco, até atingir uma mistura homogênea. Em seguida, aplicar a máscara no cabelo úmido e deixar atuar por 60 minutos, lavando, em seguida, com shampoo para remover bem os resíduos da máscara. Essa máscara pode ser usada 1 a 2 vezes por semana.

9. Máscara de babosa e óleo de rícino

A máscara com babosa e óleo de rícino ajuda a hidratar os fios, pois possui propriedades nutritivas, regeneradoras e hidratantes, além de fortalecer o cabelo, reduzir a caspa e estimular o seu crescimento. Confira outros benefícios do óleo de ricino.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) do gel da folha de babosa;
  • 2 colheres de óleo de rícino

Como usar: Misturar o gel da babosa e o óleo em um recipiente, até obter uma mistura homogênea. Em seguida, aplicar a mistura sobre o cabelo úmido e deixar a máscara atuar no cabelo por 60 minutos, lavando, em seguida, com shampoo para remover bem os resíduos da máscara.

10. Máscara de óleo de coco e azeite de oliva

Para o cabelo cacheado seco e quebradiço, a hidratação noturna com óleo de coco e azeite de oliva é uma ótima opção, ajudando não só a hidratar o cabelo, como também facilitar o desembaraçar dos fios na manhã seguinte.

Ingredientes:

  • ¼ de xícara de óleo de coco;
  • ¼ de xícara de azeite de oliva.

Como usar: Misturar o óleo de coco e o azeite, em um recipiente limpo e seco, e aplicar sobre o cabelo seco. Deixar agir durante toda a noite, sendo necessário lavar bem o cabelo na manhã seguinte com shampoo e condicionador, para remover todo o óleo. Além disso, é possível fazer esta hidratação noturna usando os óleos em separado, aplicando apenas azeite ou óleo de coco.

Dicas para cuidar dos cabelos cacheados

Algumas dicas para os cabelos cacheados ficarem sedosos e macios incluem:

  1. Lavar os cabelos apenas 2 a 3 vezes por semana, usando uma máscara, para deixar o cabelo bem hidratado;
  2. Usar shampoo e condicionador próprios para cabelos cacheados e sem sal;
  3. Enxugar o cabelo com uma toalha fina de microfibra, pressionado as mechas;
  4. Pentear o cabelo após o banho usando um creme de pentear e um pente com cerdas largas, para não danificar os fios;
  5. Deixar o cabelo secar naturalmente, sem usar secador e sem prender;
  6. Usar um sérum ou reparador de pontas nos dias em que não lavar o cabelo.

Para potencializar o efeito das máscaras, uma ótima opção é o uso de uma touca térmica, que vai ajudar a aumentar o efeito de cada uma das máscaras. Estas máscaras podem ser feitas não só em cabelos cacheados, mas também em outros tipos de cabelo, quando o cabelo está fraco e quebradiço. Veja qual o tipo de hidratação mais indicado para o seu tipo de cabelo.

Além disso, para manter o cabelo saudável e sem pontas duplas deve-se cortar o cabelo de 3 em 3 meses e evitar o uso de secador ou de prancha. Veja outras dicas para deixar os cachos mais definidos.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em março de 2022.
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).