Como lavar o cabelo corretamente (passo a passo)

Atualizado em outubro 2023

Para lavar o cabelo corretamente, deve-se aplicar o shampoo no cabelo molhado, para retirar a sujeira do couro cabeludo e dos fios, enxaguar e passar o condicionador, sendo importante pentear o cabelo em seguida e, de preferência, deixar secar naturalmente.

Lavar o cabelo da forma correta ajuda a manter o couro cabeludo e os fios mais saudáveis, podendo até ajudar a evitar problemas incômodos, como a caspa, os fios quebradiços e, até, a queda de cabelo, por exemplo.

Para que o cabelo fique limpo de forma correta também é importante escolher o shampoo e o condicionador mais adequados ao tipo de cabelo, além de evitar lavar em água muito quente, dando preferência por água mais morna ou fria para não causar danos nos fios.

Imagem ilustrativa número 1

Passo a passo para lavar o cabelo corretamente

Para lavar o cabelo corretamente, deve-se seguir os seguintes passos:

1. Molhar o cabelo

Molhar o cabelo em água morna ou fria é o primeiro passo para lavar o cabelo, pois ajuda a remover sujeiras e produtos que estavam no cabelo, como cremes de pentear sem enxágue ou óleos.

Além disso, a água é importante para fazer espuma ao aplicar o shampoo.

2. Aplicar o shampoo

Aplicar o shampoo adequado ao tipo de cabelo, é muito importante para eliminar o excesso de sujeira que vai se acumulando no cabelo e couro cabeludo ao longo dos dias.

Para isso, deve-se colocar o shampoo na mão, em uma quantidade que não seja pouca e que não dê para limpar o cabelo e nem muita pare evitar o ressecamento dos fios e couro cabeludo.

De forma geral é recomendado aplicar o equivalente a uma moeda de 10 centavos para cabelos curtos ou de 1 real para cabelos médios a longos.

3. Massagear o couro cabeludo

Com o shampoo na mão, passá-lo na raiz do cabelo e couro cabeludo massageando suavemente com a ponta dos dedos, durante cerca de 3 minutos.

Para massagear não se deve aplicar muita força ou usar as unhas, pois podem machucar o couro cabeludo, causar irritação e aumentar o risco de infecções por fungos ou bactérias pelo couro cabeludo.

Não é necessário passar o shampoo no comprimento dos fios, pois ao enxaguar as sujeiras são removidas dos fios.

4. Enxaguar o cabelo

Após passar o shampoo, deve-se enxaguar bem com água para que todo o produto seja removido.

No caso das pessoas que não lavam o cabelo todos os dias ou que suam muito, é recomendado que o shampoo seja aplicados duas vezes, pois assim é possível retirar melhor toda a sujeira e impurezas.

Entre uma aplicação e outra do shampoo, deve-se enxaguar os fios.

5. Passar condicionador apenas nas pontas

Antes de passar o condicionador, que vai deixar o cabelo mais macio e suave, é importante remover o excesso de água apertando o cabelo com a mão.

Em seguida, deve-se aplicar o condicionador nas pontas e nunca na raiz e massagear os fios para promover o fechamento das cutículas.

É recomendado deixar o produto atuar por alguns minutos e só então enxaguar o cabelo para retirar todo o condicionador.

6. Remover o excesso de água

Após o enxágue para retirar o condicionador, deve-se remover o excesso de água do cabelo com uma toalha limpa, seca e macia, sem esfregar, mas apenas apertando suavemente a toalhanos fios.

Isto porque ao esfregar os cabelos ou usar uma toalha muito áspera, o fios podem se danificar. 

7. Pentear o cabelo

Depois de remover completamente o excesso de água, deve-se pentear o cabelo suavemente com uma escova ou pente de cerdas largas, para desembaraçar.

Não se deve fazer movimentos bruscos, pois o cabelo molhado é mais delicado e pode sofrer quebra ou danos muito fácil.

É recomendado usar uma escova de cabelos com cerdas macias ou flexíveis, ou pente de "dentes" largos, passando ao longo dos fios de baixo para cima, ou seja, das pontas em direção a raiz.

8. Secar o cabelo

Para secar o cabelo, deve-se optar sempre que possível, deixar secar ao natural, sem a utilização do secador.

No entanto, caso se decida usar o secador de cabelos, a temperatura não deve ultrapassar os 80ºC e além de deixar o secador a uma distância de pelo menos 20 cm do cabelo.

Cuidados ao lavar o cabelo

Alguns cuidados são necessários na hora da lavagem para manter os fios limpos e saudáveis, como:

  • Preferir usar xampus sem sal, pois evitam o excesso de oleosidade no couro cabeludo;
  • Evitar prender os cabelos molhados, pois isso favorece o aumento da caspa e a quebra dos fios;
  • Utilizar condicionador ao final da lavagem, para selar os fios;
  • Evitar o uso de géis e cremes muito gordurosos, que aumentam rapidamente a oleosidade e a caspa;
  • Usar sempre água fria ou morna para lavar os fios;
  • Nunca lavar o cabelo com sabão, sabonete de banho, sabão em pó ou detergente da loiça porque ressecam muito os fios. 

Cabelos cacheados devem ser lavados de preferência pela manhã, para que os fios possam secar naturalmente durante o dia e manter o formato. No entanto, outra opção pode ser secar os fios aplicando um difusor no próprio secador de cabelo, lembrando de sempre aplicar um protetor térmico antes da secagem.

Quantas vezes por semana se deve lavar o cabelo

O cabelo fino e oleoso deve ser lavado, de preferência, em dias alternados, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa.

No entanto, cabelos muito secos, cacheados ou crespos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana. Para pessoas que transpiram muito, é recomendado lavar o cabelo com maior frequência.

De forma geral, deve-se evitar lavar os cabelos todos os dias, para evitar anos nos fios. Porém pessoas que transpiram muito, têm o couro cabeludo muito oleoso ou praticam esportes diariamente, pode ser recomendado lavar todos os dias.

Além disso, é importante fazer massagem profunda a cada duas semanas, com cremes de hidratação que restauram os fios e mantêm seu brilho e movimento naturais. Saiba como fazer hidratação caseira no cabelo.

Faz mal lavar o cabelo à noite?

É importante lembrar que deve-se evitar lavar o cabelo à noite para não dormir com o couro cabeludo molhado, pois isso aumenta a caspa e deixa os fios quebradiços.

Assim, caso seja realmente necessário lavar o cabelo antes de dormir deve secar com o secador, usando a temperatura fria.

Como escolher o melhor shampoo e condicionador

A escolha do shampoo e condicionador também são importantes na lavagem do cabelo, sendo necessário ter em conta 4 aspectos, como:

  • pH: o shampoo deve ter um pH de 4.5 a 5.5, pois os fios de cabelo possuem teor alcalino, por isso o shampoo ácido irá neutralizar o cabelo;
  • Aroma: o shampoo deve ser não perfumado, pois um shampoo com aroma forte contém álcool, o que pode ressecar o cabelo;
  • Cor: o shampoo transparente é melhor do que o translúcido ou leitoso, porque o transparente retira todas as impurezas, enquanto que o leitoso só trata os fios de cabelo;
  • Textura: o shampoo deve suave, ser pouco espesso, pois shampoo muito espesso possui sal que deixa o cabelo desidratado e seco.

Além disso, na escolha do condicionador, este deve ter pH entre 3,5 e 4 e ser rico em proteína e queratina para hidratar os cabelos, sendo que esta informação está geralmente no rótulo dos produtos e para informações mais específicas deve ser perguntar na cabeleireira antes de usar, principalmente se tem cabelo com tintas. 

Assista ao vídeo para saber como preparar uma vitamina que vai tornar seu cabelo mais forte:

youtube image - Vitamina poderosa para QUEDA DE CABELO