Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios do agachamento e como fazer

O agachamento é um exercício simples e que não necessita de muitos preparos para ser realizados, bastando apenas manter as pernas afastadas, esticar os braços à frente do corpo e agachar até que as coxas fiquem paralelas ao chão.

Apesar de muitas vezes ser considerado apenas como um exercício para fortalecimento da perna, o agachamento trabalha outros músculos além dos da perna e, assim, promove o fortalecimento dos músculos abdominais e das costas, por exemplo.

O agachamento, apesar de simples, é importante que seja feito sob orientação e cuidados de um profissional de educação física para que o movimento possa ser corrigido, caso haja necessidade, e para que exista menor risco de lesões.

Benefícios do agachamento e como fazer

Como fazer agachamento

Para fazer os agachamentos corretamente sem prejudicar a coluna e alcançar todo o benefício que este exercício pode proporcionar é recomendado:

  1. Manter os pés ligeiramente afastados e sempre bem apoiados no chão;
  2. Esticar os braços à frente do corpo;
  3. Manter as costas eretas e não inclinada para frente, como é comum acontecer;
  4. Inspirar antes de iniciar o agachamento e soltar o ar enquanto desce;
  5. Descer o suficiente para manter as coxas paralelas ao chão.

Uma boa dica para verificar se o agachamento está sendo realizado corretamente é observar-se em um espelho. O ideal é fazer o exercício de lado para o espelho. Quando o exercício está sendo feito corretamente, deve-se sentir os músculos abdominais e das coxas trabalhando. É possível também aumentar a eficiência do agachamento realizando variações do mesmo exercício, trabalhando mais músculos. Conheça outros exercícios de agachamento.

Apesar de ser um exercício que deve ser introduzido na rotina de treinos, o agachamento deve ser feito com cuidado para evitar lesões. Por isso, no caso de uma pessoa que esteja iniciando a realização de exercícios, é recomendado fazer o agachamento na parede encostado em uma bola de pilates, assim é possível ter maior percepção do movimento. Além disso, pode-se treinar sentando e levantando de um banco, pois dessa forma também é possível perceber como o movimento deve ser realizado.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries. À medida que o exercício é praticado, pode-se aumentar o número de agachamentos de forma progressiva, de acordo com a capacidade de pessoa. É recomendado que os agachamentos sejam feitas 3 vezes por semana e em dias intercalados para que os músculos possam descansar.

Conheça também 3 exercícios para aumentar o bumbum em casa.

Benefícios do agachamento

O agachamento é um exercício completo, pois envolve vários músculos, incluindo os músculos abdominais, das costas, coxas e glúteos. Dessa forma, os principais benefícios do agachamento são:

  • Fortalecimento dos músculos abdominais e das costas;
  • Fortalecimento e hipertrofia das coxas e dos glúteos;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Diminuição do risco de lesões;
  • Ajuda na perda de peso.

Além disso, os agachamentos melhoram o contorno corporal e ajudam na manutenção da boa postura e podem ser praticados em qualquer ambiente.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem