Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer a Dieta Macrobiótica para emagrecer

A Dieta Macrobiótica tem uma forte base vegetariana e ajuda a emagrecer porque estimula o consumo de alimentos chamados neutros, como arroz integral, vegetais, frutas e sementes, os quais têm baixas calorias e promovem saciedade. Por outro lado, deve-se evitar alimentos com forte energia Yin e Yang, como carnes, açúcar e álcool.

Além disso, essa dieta associa os benefícios da comida com os efeitos que ela traz sobre a mente, as emoções e a fisiologia do corpo, combinando a mudança dos hábitos alimentares com mudanças no estilo de vida como um todo.

Como fazer a Dieta Macrobiótica para emagrecer

Alimentos permitidos

Os alimentos permitidos na dieta são os que contêm energia neutra, não tendo Yin nem Yang para o corpo e para a mente, como:

  • Cereais integrais: aveia, arroz integral, macarrão integral, quinoa, milho, trigo sarraceno, painço;
  • Leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico, soja e ervilha;
  • Raízes: batata doce, inhame, macaxeira;
  • Verduras;
  • Algas marinhas;
  • Sementes: chia, gergelim, linhaça, girassol, abóbora;
  • Frutas.

Alguns produtos animais também podem ser consumidos com uma menor frequência, como peixes de carne branca ou aves que não tenham sido criadas em cativeiro. Veja as diferenças entre as dietas vegetarianas.

Alimentos proibidos

Como fazer a Dieta Macrobiótica para emagrecer

Os alimentos proibidos têm forte energia Yin e Yang, levando ao desequilíbrio do corpo e da mente, e por isso devem ser evitados. Dentre eles estão:

  • Carnes: carne vermelha, de aves criadas em cativeiros e de peixes escuros, como salmão;
  • Leite e derivados, como queijos, iogurtes, requeijão e creme de leite;
  • Bebidas: café, chá cafeinado, bebidas alcoólicas e energéticos;
  • Outros: açúcar, chocolate, farinha refinada, pimentas muito picantes, produtos químicos e alimentos com conservantes.

Os alimentos Yin, como aveia, milho e pimenta, são frios e passivos, já os alimentos Yang. como camarão, atum e mostarda, são salgados, quentes e agressivos.

Como preparar os alimentos

O cozimento dos alimentos deve ser feito em pouca água, para manter o máximo de nutrientes e energia dos vegetais, sendo proibido usar micro-ondas e panelas elétricas.

Além disso, deve tentar aproveitar o máximo dos alimentos, evitando retirar cascas e sementes que podem ser consumidas. O uso de temperos também deve ser moderado para não aumentar a sede e obter-se o máximo do sabor natural dos alimentos.

Como fazer a Dieta Macrobiótica para emagrecer

Outros cuidados para seguir Dieta Macrobiótica

Além da escolha dos alimentos, outros cuidados também devem ser tomados para manter o equilíbrio da dieta, como estar concentrado durante a refeição, estando atendo ao ato de comer e mastigar bem os alimentos para auxiliar a digestão.

Além disso, o prato deve ser formado principalmente por cereais como arroz integral, quinoa e macarrão integral, seguido por leguminosas como feijão e ervilha, raízes como batata doce, verduras, algas marinhas, sementes e 1 a 3 frutas ao longo do dia.

Cardápio da Deita Macrobiótica

A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio para 3 dias de dieta macrobiótica:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da Manhãleite de amêndoas com 3 colheres de granola sem açúcarChá de camomila com gengibre + biscoitos integrais de arroz e pasta de amendoim integralleite de amêndoas com pão integral caseiro
Lanche da Manhã1 banana + 1 col de sopa de aveia2 fatias de mamão com 1/2 col de farinha de linhaça2 col de sopa de sementes de abóbora
Almoço/JantarArroz integral cozido com algas, cogumelos e legumesRobalo ao forno com legumes grelhados e azeiteSopa de legumes
Lanche da TardeIogurte de soja com biscoitos integrais e geleia sem açúcarpão caseiro com tofu e cháSalada de frutas com aveia

É importante lembrar que toda dieta deve ser feita com acompanhamento de um nutricionista, respeitando a fase de vida e as necessidades nutricionais de cada indivíduo. 

Desvantagens e Contraindicações

Por ser uma dieta que restringe muitos grupos de alimentos, como carnes e leite, a dieta Macrobiótica pode acabar levando a carências nutricionais, devendo ser orientada por um nutricionista para obter um melhor equilíbrio para a saúde.

Além disso, ela está contraindicada para mulheres grávidas, crianças e pessoas que estão se recuperando de doenças graves ou cirurgias, pois pode dificultar o crescimento e desenvolvimento corporal ou prejudicar a recuperação do organismo.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...