Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer a Dieta da Sopa

A dieta da sopa é baseada no consumo de alimentos leves e com poucas calorias ao longo do dia, incluindo sopa de legumes e carnes magras como frango e peixe no almoço e no jantar, e frutas, iogurtes e chás ao longo do dia, além de ser necessário beber bastante água.

Essa dieta foi criada para ser utilizada por pacientes do Instituto do Coração de São Paulo, os quais precisavam emagrecer antes de fazer cirurgias no coração. Devido ao seu sucesso para perda de peso, ela ficou conhecido como Dia da Sopa do Hospital do Coração.

Como fazer a Dieta da Sopa

Cardápio da Dieta da Sopa

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta da sopa:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da Manhã1 xícara de caldo de ossos + 1 pera1 iogurte natural integral + 5 morangos ou 2 kiwis2 ovos mexidos com creme de ricota ou queijo minas
Lanche da Manhã1 xícara de chá de camomila sem açúcar1 copo de suco de limão + 20 amendoins1 copo de suco verde
Almoço/Jantarcreme de abóbora com frangosopa de tomate com carne moídasopa de legumes com atum (usar cenoura, vagem, abobrinha e repolho, por exemplo)
Lanche da Tarde1 fatia média de melancia + 10 castanhas de caju2 fatias de queijo em cubos com tomate cereja, azeite e orégano1 iogurte natural integral + 1 colher de sopa de coco ralado

O caldo de ossos é um tipo de sopa bastante nutritivo e sem calorias, que é rico em colágeno, potássio, cálcio e magnésio, podendo ser consumido de 1 a 2 vezes por dia para enriquecer a dieta. Veja como fazer o caldo de ossos.

Receita de Creme de Abóbora com Frango

Como fazer a Dieta da Sopa

Ingredientes:

  • 1/2 abóbora moranga
  • 500 g de peito de frango em cubos
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 litro de água fervente
  • 1 caixinha de creme de leite (opcional)
  • Alho, pimenta, cebola, sal, salsinha e cebolinha a gosto
  • Azeite para refogar

Modo de Preparo:

Tempere o frango usando um pouco de sal, limão e ervas aromáticas e verduras como alho, cebola, salsinha, alecrim, cebolinha e pimenta. Deixe descansar por pelo menos 1h para o frango absorver o sabor. Corte a abóbora em cubos grandes e coloque em uma panela, adicionando água fervente só até cobrir ligeiramente os cubos de abóbora, deixando cozinhar por cerca de 5 a 10 minutos para que ela ainda fique firme. Bata a abóbora ainda quente com a água de seu cozimento no liquidificador ou com o mixer.

Em outra panela, refogue a cebola no azeite e adicione os cubos de frango, deixando-os dourar. Em seguida, adicione água fervente aos poucos, até que o frango fique bem cozido e macio. Adicione o creme de abóbora batido e corrija o sal e a pimenta a gosto, deixando ferver por cerca de 5 a 10 minutos em fogo baixo. Se desejar, adicione o creme de leite para deixar a preparação mais cremosa.

Receita da Sopa: almoço e jantar

É possível variar os legumes utilizados nesta sopa, lembrando sempre de evitar o uso da batata inglesa, mandioca e inhame, podendo-se também trocar a carne por frango ou peixe.

Como fazer a Dieta da Sopa

Ingredientes:

  • 1/2 abobrinha
  • 2 cenouras
  • 1 xícaras de vagem picada
  • 1 tomates picados
  • 500g de carne moída magra
  • 1 cebola picada
  • 1 maço de cheiro verde 
  • 1 maço de aipo ou salsão
  • 2 dente de alho
  • Pitada de sal e de pimenta do reino
  • azeite para refogar

Modo de preparo:

Temperar a carne com sal, alho e pimenta. Lavar bem os legumes e cortar em cubos. Refogar a cebola no azeite e adicionar a carne moída, deixando ela dourar. Adicionar os legumes na panela e cobrir tudo com água fervente. Adicionar os temperos a gosto e deixar cozinhando em fogo baixo até que a carne esteja macia e os legumes cozidos. Veja outras receitas de sopas para perder peso.

O que comer nos lanches

Nos lanches, a recomendação é consumir apenas 1 fruta ou 1 iogurte natural integral ou 1 copo de suco natural sem açúcar, podendo-se também tomar chás e comer palitinhos de legumes com guacamole ao longo do dia, por exemplo.

Além disso, também pode-se usar ovos e queijos nos lanches, que são alimentos que aumentam a saciedade e adicionam proteínas de boa qualidade na dieta. 

Como fazer a Dieta da Sopa

Vantagens e cuidados

As principais vantagens da dieta da sopa são ajudar a emagrecer de forma rápida, combater a retenção de líquidos e desintoxicar o organismo. Além disso, ela também melhora o trânsito intestinal por ser rico em fibras e dá saciedade, ajudando a controlar a fome.

No entanto, ela deve ser feita juntamente com um acompanhamento nutricional, pois cada pessoa tem necessidades de calorias e nutrientes diferentes para manter a saúde e prevenir doenças. Reduzir muito as calorias e a qualidade nutricional da dieta por causar problemas como tonturas, perda de massa muscular e enfraquecimento do sistema imunológico. Após a dieta da sopa, veja o que fazer para continuar emagrecendo bem e de forma saudável.

Contraindicações

A dieta da sopa é contraindicada para mulheres grávidas e que estão amamentando, pessoas com tendência à hipoglicemia e idosos. Além disso, durante os 7 dias de dieta também não é recomendado praticar exercícios físicos que exijam muito esforço, sendo permitido praticar apenas atividades leves como caminhadas.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem