Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê com 18 meses

O bebê com 18 meses é bastante agitado e gosta de brincar com outras crianças. Os que começaram a andar cedo já dominam completamente essa arte e podem saltar num pé só, correr e subir e descer escadas sem dificuldade, enquanto que os bebês que andaram mais tarde, entre os 12 e 15 meses, ainda se sentem um pouco mais inseguros e precisam de mais ajuda para saltar e subir escadas, por exemplo.

É normal que ele não queira mais ficar no carrinho e goste de andar pela rua, mas deve-se sempre segurá-lo pela mão quando estiver caminhando com ele pela rua. Pode ser bom para desenvolver melhor o seu caminhar e a formação do arco da planta dos pés, levar o bebê para andar na praia descalço. Se ele não gostar da sensação da areia, você pode experimentar deixá-lo com meias.

Desenvolvimento do bebê com 18 meses

Peso do bebê com 18 meses

 MeninosMeninas
Peso10,8 a 11 kg10,6 a 10,8 kg
Altura80 cm79 cm
Tamanho da cabeça48,5 cm47,5 cm
Perímetro do tórax49,5 cm48,5 cm
Ganho de peso mensal200 g200 g

Sono do bebê com 18 meses

Geralmente a criança acorda cedo e feliz pedindo para que a tirem do berço, o que indica que ela descansou bem e está pronta para um novo dia, cheio de aventuras e descobertas. Se ela dormiu mal e não descansou o suficiente, elas poderão ficar um pouco mais na cama, chupando dedo ou a chupeta para descansar um pouco mais.

Apesar de dormir cerca de 11 ou 12 horas durante a noite, estes bebês ainda precisam de uma sesta depois do almoço, que dure pelo menos 1 a 2 horas. Os pesadelos podem começar a partir desta fase. 

Veja: 7 Dicas simples para ajudar seu filho a dormir mais rápido

Desenvolvimento do bebê com 18 meses

O bebê com 18 meses não para quieto e está sempre em busca de brincadeira e por isso não deve ser deixado sozinho porque são espertos e podem abrir gavetas para subir, escalar e chegar ao brinquedo que deseja, podendo ser perigoso. Também não devem ser deixados na piscina, na banheira ou perto de um balde com água porque podem se afogar.

Como já sabem subir no sofá e na cadeira estes devem estar longe das janelas porque eles podem subir para ver o que está acontecendo lá fora, havendo risco de queda. Colocar grades ou telas de proteção nas janelas é uma boa solução para proteger as crianças deste tipo de acidente.

Elas podem apontar onde está seu nariz, pés e outras partes do corpo e gosta de beijos e abraços carinhosos e pode abraçar também os bichinhos de pelúcia que mais gosta.

Agora o bebê já deve dominar cerca de 10 a 12 palavras, que geralmente incluem mamã, papá, babá, vovô, não, tchau, acabou, qué e embora, ainda que não soem exatamente como são. Para ajudar o bebê a falar outras palavras você pode mostrar um objeto e dizer como ele se chama. As crianças gostam muito de aprender com a natureza e com os animais, por isso sempre que você vir um cachorro, pode apontar para o animal e dizer: cachorro ou mostrar nos livros e revistas outras coisas como flor, árvore e bola.

Assista o vídeo para saber o que faz o bebê nessa fase e como você pode ajudá-lo a se desenvolver mais rápido:

Brincadeiras para o bebê com 18 meses

Nessa fase a criança gosta muito de brincar de escrever e rabiscar, por isso você pode ter um quadro de giz em casa para que ele possa fazer seus desenhos e uma mesinha com lápis e papéis para que ele faça seus desenhos e rabiscos ali. No entanto, alguns podem preferir as paredes de casa mesmo e nesse caso você deve optar por escolher deixar a criança rabiscar todas as paredes ou somente uma, que esteja pintada com uma tinta especial, que é fácil de lavar.

O bebê com 18 meses já se reconhece em fotos e é capaz de montar quebra-cabeças com poucas peças. Você pode escolher uma página de revista e cortar em 6 pedaços, por exemplo, e pedir para o bebê montar. Não se surpreenda se ele conseguir, mas se não conseguir, não se preocupe, os jogos próprios para idade podem ser suficientes para mostrar a inteligência e a capacidade de raciocínio do bebê.

Eles gostam de animais que emitem sons e que possam empurrar, mas também se divertem ao empurrar bancos e cadeiras, como se fossem brinquedos

Alimentação do bebê com 18 meses

As crianças nessa fase podem comer tudo o que um adulto come, desde que seja uma alimentação saudável, rica em fibras, legumes, verduras, frutas e carnes com pouca gordura. A partir de agora o crescimento da criança fica um pouco menos intenso e isso se reflete na diminuição do apetite.

Apesar do leite ser uma boa fonte de cálcio existem outros alimentos que também possuem uma boa quantidade de cálcio e que a criança deve comer para fortalecer seus ossos e garantir seu crescimento, como queijo, brócolis, sorvete de iogurte e couve.

Elas podem comer pão e biscoitos, mas estes não devem ser doces, nem recheados, quanto mais simples, melhor, como cream cracker e maisena. Apesar de já poder comer doces como sobremesa, a melhor sobremesa para criança são as frutas e a gelatina.

Veja também como é o desenvolvimento do bebê com 24 meses.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...