Desenvolvimento do bebê com 15 meses: peso, sono e alimentação

Revisão médica: Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
janeiro 2022

O bebê com 15 meses geralmente é mais curioso e ativo, gostando de caminhar e brincar com brinquedos e com outras crianças. Nesta fase, o bebê também já se comunica melhor, reconhecendo o próprio nome quando chamado e falando algumas palavras, como “tasa” (casa) e “tato” (pato).

A alimentação do bebê com 15 meses deve priorizar alimentos saudáveis, como frutas e vegetais; cereais, leguminosas, proteínas e tubérculos. Além disso, é importante também oferecer 1,3 litros de água por dia para o bebê, considerando a água pura, a água do leite materno, ou fórmula infantil, e a água usada em preparações como sopas e sucos.

É importante lembrar que o desenvolvimento, a fala, o crescimento e o sono acontecem em ritmos diferentes para cada bebê. Por isso, se houver dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é aconselhado realizar uma consulta com o pediatra.

Peso do bebê

A tabela a seguir indica o intervalo de peso adequado do bebê para esta idade, assim como outros parâmetro importantes como altura, perímetro cefálico e ganho de peso mensal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:

 

Meninos

Meninas

Peso

8,6 a 13,3 kg

7,9 a 12,9 kg

Altura

76 a 86,5 cm

74 a 85,2 cm

Perímetro cefálico

45,9 a 49 cm

45,3 a 47,9 cm

Ganho de peso mensal

200 g

200 g

Caso o bebê apresente valores menores ou maiores dos intervalos indicados, é recomendado passar por uma consulta com um pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.

Desenvolvimento do bebê

O bebê com 15 meses geralmente é curioso e aprende muitas coisas imitando o que as outras pessoas fazem. Além disso, o bebê nesta fase também é muito ativo, gostando de caminhar pela casa, e brincar com objetos, brinquedos e com outras crianças.

Nesta fase, o bebê já consegue entender quase tudo o que lhe dizem, reconhece o próprio nome, quando chamado, e fala algumas palavras, como “mama”, “papa”, “tasa” (casa) e “tato” (pato). Além disso, o bebê também já sabe se comunicar com as mãos, dando "tchau" e “oi”, e sinalizando com a cabeça, para dizer “não”.

Para ajudar no desenvolvimento do bebê, os pais, ou responsáveis, devem conversar com ele ao longo do dia, durante o banho e refeições, por exemplo. Além disso, contar histórias, brincar, mostrar imagens nos livros, dançar e cantar músicas são atividades divertidas e que também são importantes para o desenvolvimento do bebê.

Veja outras dicas que poderão ajudar no desenvolvimento do bebê:

Quando vacinar o bebê

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o bebê com 15 meses deverá tomar algumas vacinas, como:

  • 4ª dose da vacina vacina VOP ou VIP contra poliomielite, ou paralisia infantil;
  • 4ª dose da vacina tríplice bacteriana, que protege contra difteria, tétano e coqueluche;
  • 1ª dose da vacina contra febre amarela, caso o bebê ainda não tenha tomado;
  • Reforço da vacina contra catapora;

Além disso, também é recomendado o reforço da vacina que protege contra a Haemophilus influenzae, uma bactéria que pode causar pneumonia, dor de ouvido, sinusite e meningite.

Alimentação do bebê

Aos 15 meses o bebê já pode fazer as mesmas refeições da família, devendo fazer 6 refeições por dia, incluindo uma porção de fruta fresca no café da manhã, lanche da manhã e lanche da tarde, e 2 refeições “salgadas” com vegetais frescos, cereais, tubérculos, leguminosas e proteínas, no almoço e no jantar, como explicado a seguir:

  • Café da manhã: ½ porção de fruta fresca + leite materno, ou 200 ml de leite de vaca integral, ou fórmula infantil;
  • Lanche da manhã: 1 porção de fruta fresca + leite materno, ou 200 ml de leite de vaca integral, ou fórmula infantil;
  • Almoço e jantar: 1 colher de sopa de cereais, como arroz ou macarrão; ou tubérculos, como inhame e batata doce + 2 colheres de sopa de vegetais, como chuchu, tomate e espinafre + 1 colheres de sopa de leguminosas, como feijão fradinho + 1 colher de sopa de proteína, como carne, peixe ou ovos + 1 pedaço pequeno de fruta;
  • Ceia: leite materno, ou 200 ml de leite de vaca, ou fórmula infantil.

O leite de vaca integral é recomendado para os bebês de 15 meses que não mamam no peito, por ser uma bebida rica em cálcio, um mineral importante para a formação dos ossos e dentes da criança. No entanto, o consumo diário não deve ser acima de 600 ml, pois o leite pode diminuir a absorção do ferro, um mineral importante para evitar anemia.

Em algumas situações, como intolerância ou alergia, o consumo de leite de vaca deve ser evitado nesta idade. Por isso, antes de oferecer esse tipo de leite para o bebê, é recomendado conversar com o pediatra.

Os alimentos industrializados, ricos em gordura e açúcar, como sorvete, salsicha, refrigerante, molhos prontos e pizza não são recomendados para o bebê. Além disso, também não é indicado usar sal ou açúcar nas refeições, porque o paladar do bebê está em desenvolvimento e a ingestão desses alimentos pode favorecer um hábito alimentar ruim, causando obesidade ou outros problemas de saúde durante a infância ou adolescência.

Ingestão de água

É importante oferecer em torno de 1300 ml de água por dia para o bebê com 15 meses, incluindo a água pura, a água do leite materno, ou usada no preparo da fórmula infantil, e a água usada em preparações como sopas e sucos.

É recomendado oferecer sempre a água filtrada ou fervida para o bebê, que deve ser dada de preferência em um copo ou xícara, distribuída ao longo do dia e entre as refeições.

Sono do bebê

O bebê aos 15 meses geralmente dorme de 9 a 10 horas por noite e ainda pode precisar tirar 2 cochilos, com uma média de 3 horas no total, durante o dia.

O sono é um momento importante para que o bebê aprenda a dormir sozinho, caso ainda não o faça, porque isso ajuda na autonomia da criança, permitindo que ela se sinta segura e confortável na própria cama e espaço.

No entanto, caso o bebê tenha dificuldades para pegar no sono ou dormir sozinho, algumas medidas, como ter um ursinho de pelúcia, reduzir a luminosidade do quarto e os barulhos na casa podem ajudar a criança a adormecer. Veja outras dicas para ajudar no sono do bebê.

Brincadeiras e atividades

As brincadeiras e atividades são fundamentais, porque ajudam no desenvolvimento da comunicação, curiosidade, confiança,  criatividade e bem estar do bebê.

Para divertir e ajudar no desenvolvimento do bebê uma opção é levar ele para passear em um parque, ou praça, para que ele possa andar, ficar descalço sobre a grama ou terra, ver as árvores, as flores e escutar o canto dos pássaros.

Outra opção de atividade para os bebês com 15 meses inclui cantar músicas que estimulam o bebê a conhecer os sons dos animais ou as partes do corpo, como “cabeça, ombro, joelho e pé”, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em janeiro de 2022. Revisão médica por Drª. Beatriz Beltrame - Pediatra, em julho de 2016.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Calendário de Vacinação da SBP 2021. 2019. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23107b-DocCient-Calendario_Vacinacao_2021.pdf>. Acesso em 27 jan 2022
  • SECRETARIA DA PROTEÇÃO SOCIAL, JUSTIÇA, CIDADANIA, MULHERES E DIREITOS HUMANOS SECRETARIA DA PROTEÇÃO SOCIAL DO CEARÁ. Cartilha de atividades - programa no SUAS criança feliz. 2020. Disponível em: <https://www.sps.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/16/2020/04/CARTILHA-PCF-BRINCADEIRAS.pdf.pdf>. Acesso em 27 jan 2022
Mostrar bibliografia completa
  • WHO. WHO Child Growth Standards. Disponível em: <https://www.who.int/tools/child-growth-standards/standards>. Acesso em 27 jan 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE NUTROLOGIA. Manual de alimentação da infância a adolescência: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. 2018. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/departamentos-cientificos/nutrologia/manuais/>. Acesso em 27 jan 2022
  • FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA. Fundamentos do desenvolvimento infantil da gestação aos 3 anos. 2013. Disponível em: <https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Fundamentos-do-desenvolvimento-infantil.pdf>. Acesso em 27 jan 2022
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. 2019. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf>. Acesso em 27 jan 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Quantas horas por dia o bebê deve dormir?. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/filiada/goias/noticias/noticia/nid/quantas-horas-por-dia-o-bebe-deve-dormir-1/>. Acesso em 27 jan 2022
  • CDC. Foods & Drinks for 6 to 24 Month Olds: Cow’s Milk and Milk Alternatives. 2021. Disponível em: <https://www.cdc.gov/nutrition/infantandtoddlernutrition/foods-and-drinks/cows-milk-and-milk-alternatives.html#:~:text=At%2012%20months%20old%20>. Acesso em 27 jan 2022
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Longitud/estatura para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/height_for_age/es/>. Acesso em 30 nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Perímetro cefálico para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/hc_para_edad/es/>. Acesso em 30 nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Peso para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/peso_para_edad/es/>. Acesso em 30 nov 2020
Revisão médica:
Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
Formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1993 com registro profissional no CRM PR - 14218.

Tuasaude no Youtube

  • Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

    12:46 | 1982138 visualizações