Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê com 15 meses

Aos 15, 16 e 17 meses de vida, a criança é muito comunicativa e normalmente gosta de estar perto de outras crianças e também adultos para brincar, é normal que ela ainda fique tímida na frente de estranhos mas é provável que ela comece a se soltar mais. A criança já se movimenta bem e faz parte da rotina da família e não quer ficar no berço ou no cercadinho porque tem uma casa inteira para explorar e brincar.

A criança, que é considerada ainda bebê até os 36 meses, gosta de ter os brinquedos à sua vista para pegar quando quiser e por isso é normal que ele deixe todos os brinquedos espalhados pela casa. Normalmente ela quer pegar o brinquedo de outras crianças mas ainda não quer emprestar os seus.

A proximidade com a mãe é grande porque é ela quem fica mais tempo com o bebê e por isso na visão do bebê é ela quem oferece comida, segurança e proteção. No entanto, se outra pessoa ficar mais tempo com o bebê esses sentimentos passarão para a outra pessoa.

Aos 15 meses o comportamento, peso e necessidades de estímulo são semelhante aos 16 meses ou aos 17 meses.

Desenvolvimento do bebê com 15 meses

Peso do bebê com 15 meses

Esta tabela indica o peso ideal do bebê para esta idade, no entanto, o peso pode variar ligeiramente para mais ou para menos. Se o peso estiver muito acima do que indicamos aqui, é possível que ele esteja com excesso de peso.

 MeninosMeninas
Peso10,6 kg10,4 kg
Altura77 cm76 cm
Perímetro cefálico47,5 cm46,5 cm
Perímetro torácico48,5 cm45,5 cm
Ganho de peso mensal200 g200 g

Sono do bebê com 15 meses

O bebê aos 15 meses já costuma dormir a noite toda, sem precisar acordar para mamar ou tomar a mamadeira. No entanto, cada bebê é de um jeito e por isso alguns ainda precisam se sentir amparados e gostam de dormir ao lado dos pais, segurando nos cabelos da mãe para que se sintam bem seguros e possam descansar.

Ter um ursinho de pelúcia ou uma pequena almofadinha para que ele possa abraçar e não se sentir sozinho pode ajudar o bebê a dormir sozinho no seu berço, durante pelo menos 4 horas seguidas. Se você ainda não chegou a este ponto, veja como fazer o bebê dormir a noite toda.

Desenvolvimento do bebê com 15 meses

Se ele ainda não está andando, é provável que muito em breve seu bebê comece a andar sozinho. Ele gosta de fazer carinho nos bichinhos de pelúcia e nos livros com texturas, se pegar num lápis ou caneta, deve fazer rabiscos numa folha. Pode subir escadas com as mãos e os joelhos, provavelmente já aprendeu a sair do berço e da cama sozinho e gosta de 'falar' ao telefone, tenta pentear os cabelos, exige atenção e não gosta de ficar sozinho.

Em relação às palavras ele já deve saber falar de 4 a 6 palavras e é capaz de identificar partes do seu corpo, como umbigo, mão e pé, e gosta muito de fazer gestos como 'oi' e 'tchau'.

Apesar da visão poder estar perfeita, a criança, gosta de 'ver' com os dedos e por isso coloca os dedos em tudo o que lhe interessa, o que pode ser perigoso quando ele se interessa pelas tomadas da casa e por isso todas elas devem estar protegidas.

Aos 15 meses, o bebê gosta de imitar os pais e o que outros adultos fazem e isso é sinal de inteligência por isso é normal ela querer passar batom após ver a mãe passar batom e querer fazer a barba após ver o pai fazer a barba.

O bebê com 15 meses gosta de sentir as diferenças nos tipos de chão e por isso gosta muito de tirar os chinelos e sapatos, ficando descalça para andar pela casa, pela rua, na areia e na grama e sempre que possível os pais devem permitir essa experiência.

O bebê já não precisa da mamadeira e já pode começar a treinar a tomar água e suco no copinho. O ideal é que seja um copinho especial próprio para o bebê desta idade, que tenha tampa e duas alças para que ele possa segurar com as duas mãos. Esta copo acumula sempre muita sujeira e precisa ser lavado com muito cuidado. Se você notar pontinhos escuros na tampa ou no bico do copo, tente deixar de molho num recipiente com água e cloro e depois lave muito bem. Se mesmo assim não sair, troque o copo por outro.

Assista o vídeo para saber o que faz o bebê nessa fase e como você pode ajudá-lo a se desenvolver mais rápido:

Brincadeira para o bebê com 15 meses

Nesta fase as brincadeiras favoritas dos bebês são brincar de pique-esconde e pique-pega, por isso você pode se esconder atrás de uma cortina ou correr pela casa atrás dele durante alguns minutos. Esse tipo de estímulo é importante porque ajuda no desenvolvimento motor da criança e também para melhorar a sua inteligência.

O bebê também já deve ser capaz de encaixar as peças e não ficar batendo elas no chão e por isso os jogos de empilhar são uma ótima ideia para ele treinar sua destreza e os movimentos mais finos com a mão.

Alimentação do bebê com 15 meses

Aos 15 meses o bebê já pode comer todo tipo de carne, peixe, ovos, legumes e verduras, fazendo as mesmas refeições que a família e por isso não há necessidade de fazer tudo separado para o bebê. No entanto, ele não deve ser exposto ao excesso de sal e de açúcar porque o seu paladar ainda está sendo educado e quanto menos alimentos ricos em açúcar, gordura, corantes e conservantes a criança comer, melhor será sua alimentação por toda a vida, tendo menor risco de obesidade.

Se você tentar dar um alimento que seu filho não gosta, experimente oferecer o mesmo alimento preparado de outra forma. Não é porque ele não gostou de purê de cenoura, que não vai comer cenoura cozida, ralada ou suco de cenoura. Por vezes, não é o sabor que não agrada, mas a textura. Veja tudo o que seu bebê ainda não pode comer aqui.

Quase não existem alterações no desenvolvimento do bebê aos 16 e 17 meses, por isso preparamos este material para você ler a seguir com mais informaçãoes relevantes sobre esse assunto: desenvolvimento do bebê com 18 meses.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...