Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como limpar o ouvido sem cotonete

O acúmulo de cera pode bloquear o canal auditivo, conferindo sensação de ouvido tapado e dificuldade para ouvir. Por isso para evitar que isso aconteça, é importante manter os ouvidos sempre limpos.

No entanto não é recomendado limpar os ouvidos com cotonete ou outro objeto pontiagudo como a tampa da caneta ou clip de papel, por exemplo, porque podem empurrar a cera para mais profundo ou até mesmo romper o tímpano.

Como limpar o ouvido sem cotonete
Como limpar o ouvido sem cotonete

Assim, as melhores estratégias para manter o ouvido sempre limpo são: 

  • Passar o cantinho da toalha ou um disco de algodão molhado em toda orelha depois do banho, porque isso irá remover a sujeira acumulada na parte externa do ouvido, de forma segura;
  • Usar o cotonete apenas na parte de fora da orelha e não introduza no canal auditivo;
  • Pingar 2 gotas de óleo Johnson ou óleo de amêndoa, se estiver com muita cera acumulada, para amolecer a cera e depois com uma seringa jogar um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e virar a cabeça lateralmente para que o líquido saia completamente e não haja infecção;
  • Usar um produto chamado cerumin que amolece a cera facilitando sua remoção. Saiba como usar cerumin para tirar cera do ouvido.
  • Usar um tampão de ouvido quando for à praia, cachoeira ou para piscina, para que não entre água causando infecções.

Uma outra forma de evitar infecções de ouvido é manter o nariz devidamente limpo e livre de secreções porque o nariz e o ouvido se ligam internamente e é, muitas vezes, o acumulo de catarro nas vias aéreas que causa infecções de ouvido, após um episódio de resfriado, por exemplo.

Para eliminar o máximo de secreção nasal pode-se fazer a limpeza usando uma seringa de 10 ml para introduzir o soro fisiológico que irá sair pela outra narina. Veja o passo a passo da lavagem nasal

Sinais de infecção no ouvido

A cera acumulada no canal auditivo pode causar alguma infecção, e nesse caso, os sintomas que podem surgir incluem:

  • Sensação de ouvido tapado;
  • Dor de ouvido;
  • Pode haver febre;
  • Coceira na orelha;
  • Mau cheiro no ouvido, caso tenha pus envolvido;
  • Diminuição da audição;
  • Sensação de tontura ou vertigem.

Quando estes sintomas encontram-se presentes é recomendado ir ao médico para que ele possa examinar o ouvido internamente com um pequeno dispositivo chamado otoscópio, que pode observar até o tímpano.

Em caso de infecção o médico poderá indicar o uso de antibióticos para desinflamar o canal auditivo e combater a infecção, sendo necessário usar os remédios pelo termo determinado pelo médico, para que a situação seja realmente solucionada, porque caso contrário haverá apenas uma melhora dos sintomas e em poucas semanas a infecção de ouvido voltará a se manifestar. E o maior problema disso é que as infecções auditivas de repetição aumentam o risco de perda da audição.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...