Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Como congelar a polpa de fruta

Congelar polpa de fruta para fazer sucos e vitaminas é uma boa alternativa para guardar a fruta por mais tempo e manter seus nutrientes e sabor. Quando congeladas corretamente, a maioria das frutas pode durar mais ou menos 8 a 12 meses aproximadamente quando congeladas a 0ºC. No caso das frutas cítricas pode durar entre 4 a 6 meses congeladas.

O processo de congelamento faz com que o crescimento de microrganismos seja mais lento e retarde as alterações que interferem na qualidade do alimento. Assim, congelar as frutas pode ser útil para aproveitar os frutos da estação ou evitar idas frequentes ao supermercado.

Alguns exemplos de frutas que podem ser congeladas são laranja, maracujá, graviola, melancia, morango e maçã. No entanto, a banana congelada não fica boa para fazer vitaminas, pois ela fica cremosa quando batida no liquidificador, mas pode ser uma boa opção como um sorvete natural de fruta.

Como congelar a polpa de fruta

Passos para congelar a polpa de fruta

Para congelar corretamente a polpa de fruta, é importante:

1. Como preparar a fruta para o congelamento

Para preparar a fruta para ser congelada deve-se:

  • Escolher alimentos frescos, de boa qualidade;
  • Lavar bem a fruta e retirar sementes, caroços e cascas;
  • Triturar a fruta no liquidificador ou no processador, de preferência com lâmina de plástico para evitar que oxide.

É importante que as frutas não estejam machucadas e não é necessário que fiquem de molho, pois isso favorece a perda de nutrientes e de sabor. As frutas sem açúcar perdem qualidade mais rapidamente do que as que possuem maiores quantidades de açúcar quando são liquefeitas, sendo essa opção menos saudável, mas que pode ser útil e algumas situações.

2. Como congelar a polpa de fruta

Para congelar a polpa de fruta é possível utilizar bolsas de plástico e bandejas de gelo, além de também poder ser utilizados recipientes para fazer picolé, como é explicado a seguir:

  • Embalar em saco plástico: usar saco próprio para congelamento e colocar apenas a quantidade que será usada para fazer sucos ou vitaminas depois, pois não se deve recongelar a polpa da fruta. Deve-se retirar todo o ar do saco plástico, pois o ar favorece a perda de vitamina C;
  • Em formas de gelo ou recipientes para fazer gelo: colocar a polpa da fruta nas formas de gelo, lembrando de não encher a forminha toda, pois a polpa da fruta aumenta de volume quando congela. Nesse caso, deve-se evitar colocar as formas de gelo próximas da carne ou do peixe para evitar que o cheiro ou o sangue contaminem a polpa de fruta.

É importante colocar uma etiqueta com o nome da fruta e a data de congelamento para que se possa ter o controle da validade da polpa. Para evitar esquecer que tem as frutas congeladas no congelador, pode-se também fazer uma lista e colocar na geladeira com o nome da fruta e a data. 

3. Como usar a polpa congelada

Para utilizar a polpa, deve retirar do congelador e bater no liquidificador com água ou leite para fazer sucos e vitaminas. É importante que toda a polpa seja utilizada, isspo porque uma vez descongelada não é recomendado que volte para o congelador.

Como evitar que a fruta oxide

Algumas frutas como pêssego, maçã e pera ficam escuras mais rapidamente quando são expostas ao ar e durante o congelamento, por isso para prevenir que isso aconteça, podem ser adotadas algumas estratégias, como por exemplo usar vitamina C. Isso porque essa vitamina ajuda não só a preservar a cor natural da fruta e o sabor, mas também agrega valor nutritivo.

Para isso, pode-se comprar nas farmácias vitamina C em forma de pó ou comprimido, sendo indicado dissolvê-lo em duas colheres de sopa de água e acrescentar à fruta. Também é possível utilizar o suco de limão ou ácido cítrico, que deve ser espremido um pouco sobre as frutas antes de congelá-las.

É possível congelar as frutas inteiras?

Sim. No caso de frutas como framboesa, morango, amora e mirtilos, é possível congelá-las inteiras, assim como as frutas cítricas. No entanto, as frutas que oxidam com maior facilidade devem ser congeladas em forma de polpa.

Bibliografia >

  • UNIVERSITY OF GEORGIA. Preserving food: freezing fruit. Disponível em: <https://nchfp.uga.edu/publications/uga/uga_freeze_fruit.pdf>. Acesso em 13 Mar 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem