Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de imunidade baixa

Os principais sintomas de imunidade baixa estão relacionados com a diminuição das defesas do organismo contra parasitas como vírus, bactérias e fungos, que acabam causando doenças frequentes.

O sistema imunológico é formado pelas células de defesa e por  barreiras físicas no corpo, como a pele e a acidez do estômago, que atuam evitando a entrada de micro-organismos ou combatendo infecções quando o organismo fica doente.

Por isso, deve-se estar atento ao sintomas de imunidade baixa, como:

  • Infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes;
  • Doenças simples, mas que demoram a passar ou que agravam facilmente, como gripe;
  • Febre frequente e calafrios;
  • Cansaço excessivo;
  • Náuseas, vômitos ou diarreia.
Sintomas de imunidade baixa

Além disso, ter o sistema imunológico franco também favorece o aparecimento de estresse, mesmo após uma noite de sono ou durante o período de férias.

Doenças que diminuem a imunidade

Algumas doenças diminuem naturalmente a imunidade do organismo, como AIDS, lúpus, câncer, anemia, obesidade, desnutrição e alcoolismo.

Além disso, o sistema imunológico também pode ficar comprometido com o uso de corticoides, medicamentos imunossupressores, que são usados em transplantes de órgãos, durante o tratamento para câncer ou com o uso prolongado de alguns remédios anti-inflamatórios, como a Dipirona.

Imunidade baixa na gravidez

Durante a gravidez é normal ficar com o sistema imunológico enfraquecido, devido às alterações hormonais e às mudanças no corpo da mulher, sendo necessário ter atenção redobrada para evitar problemas como gripes e infecções urinárias.

Para evitar complicações, é importante sempre ir às consultas de pré-natal, fazer uma alimentação rica em frutas e legumes ricos em antioxidantes, como laranja, abacaxi, limão, cenoura e couve, e tomar as vacinas para gripe durante a gestação.

Quando ir ao médico

Deve-se procurar o médico clínico geral logo que apresentar os sintomas de imunidade baixa ou se tiver doenças ou fatores de risco para enfraquecer o sistema imunológico, sendo necessário fazer exames de sangue para verificar como está a imunidade.

Em geral, o tratamento é feito com alterações na alimentação, prática regular de atividade física e uso de remédios caseiros como o chá de equinácia.

Confira algumas dicas simples para melhorar o sistema imune:

Veja como aumentar a imunidade em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...