Shot matinal: o que é, para que serve e como fazer (com receitas)

Atualizado em novembro 2023
Evidência científica

O shot matinal é uma bebida feita com alimentos e especiaras, como limão, gengibre, açafrão-da-terra, ou cúrcuma, canela, pimenta preta ou maca peruana, por exemplo, e que geralmente são consumidos pela manhã.

Os possíveis benefícios do shot matinal para a saúde são aumentar a imunidade, prevenir o envelhecimento precoce e ajudar no emagrecimento, pois essa bebida contém compostos bioativos, vitamina C e minerais que têm ação antioxidante, termogênica, sacietogênica e anti-inflamatória.

No entanto, ainda não existe comprovação científica de que o shot matinal ofereça mais benefícios para a saúde do que o consumo desses ingredientes de forma separada. Por isso, ao decidir fazer uma dieta, é recomendado consultar o nutricionista, que vai avaliar as necessidades nutricionais e elaborar um plano alimentar de forma individualizada.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Os possíveis benefícios do shot matinal para a saúde são:

  • Ajudar no emagrecimento, porque contém ingredientes com ação termogênica e diurética, que ajudam a desinchar e aumentar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura corporal. Confira outros alimentos termogênicos;
  • Aumentar a imunidade, já que essa bebida possui compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, fortalecendo as células do sistema imunológico;
  • Prevenir o envelhecimento precoce, por conter ingredientes com propriedades antioxidantes que protegem as células saudáveis da pele contra o estresse oxidativo, atrasando o surgimento de rugas e a flacidez na pele;
  • Evitar o surgimento de doenças cardíacas, pois diminui as inflamações, melhora a circulação de sangue e combate o excesso de radicais livres no organismo.

Os benefícios do shot matinal variam conforme os ingredientes usados na bebida e são possíveis somente quando consumidos regularmente e incluído em numa dieta saudável, associada à prática regular de exercícios físicos.

No entanto, ainda não existem evidências científicas de que o consumo do shot matinal promova mais benefícios para a saúde do que o consumo desses ingredientes de forma separada.

Por isso, ao decidir fazer uma dieta para melhorar a saúde ou emagrecer, é aconselhado sempre consultar o nutricionista, para fazer uma avalização completa e elaborar um plano alimentar individualizado.

Se deseja um plano alimentar individualizado, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como fazer o shot matinal em casa

Para fazer o shot matinal em casa, basta apenas misturar alguns ingredientes, como limão, gengibre, pimenta preta, açafrão-da-terra, ou cúrcuma, maca peruana, por exemplo. Em seguida, deve-se misturar bem, com uma colher, ou mixer, e beber logo em seguida.

O shot matinal também pode ser comprado já pronto, sendo comercializado principalmente em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.

Embora essa bebida tenha o nome de "matinal", ela pode ser consumida em qualquer hora do dia, já que promove os mesmos benefícios independente do horário que é ingerida.

Receitas de shot matinal

Algumas receitas saborosas e saudáveis de shot matinal são:

1. Shot matinal com gengibre

Ingredientes:

  • 1 colher (de café) de gengibre fresco ralado;
  • Suco de 1 limão;
  • 50 ml de água filtrada ou fervida;
  • 1 colher (de chá) de maca peruana.

Modo de preparo:

Misturar bem todos os ingredientes com uma colher, um mixer ou num liquidificador, e tomar em seguida, pela manhã ou ao longo do dia.

Cuidados: Esse shot matinal não deve ser consumido por mulheres grávidas ou amamentando, por crianças com menos de 6 anos ou por mulheres com histórico de algum tipo de doença ou câncer dependente de estrogênios, como endometriose, mioma uterino, câncer de mama, ovário ou útero.

Além disso, pessoas com pedra da vesícula, úlceras gástricas, alterações na circulação sanguínea ou que usam medicamentos anticoagulantes, também não devem consumir esse shot.

2. Shot matinal com açafrão da terra

Ingredientes:

  • 1/2 colher (de chá) de açafrão-da-terra, ou cúrcuma;
  • Suco de 1 limão;
  • 50 ml de água filtrada ou fervida;
  • 15 gotas de própolis;
  • 1/2 colher (de chá) de canela em pó;
  • 1/2 colher (de chá) de pimenta-do-reino moída.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes num copo, misturar bem com uma colher e beber logo em seguida, durante a manhã ou em outro horário do dia.

Cuidados: esse shot é contraindicado para pessoas que estejam usando remédios anticoagulantes ou com bloqueio das vias biliares devido à presença de pedras na vesícula. Mulheres grávidas ou amamentando, assim, como pessoas com alergia a abelhas, com úlceras ou com doenças graves do fígado, também não devem consumir esse shot.

Além disso, pessoas com gastrite, úlcera, pancreatite, hemorroidas, refluxo, diverticulite, síndrome do intestino irritável ou pressão alta, devem evitar esse shot.

3. Shot matinal com spirulina

Ingredientes:

  • Suco de 1 limão;
  • 1 colher (de café) de spirulina;
  • 50 ml de água filtrada ou fervida;
  • 1/2 colher (de chá) de pimenta caiena.

Modo de preparo:

Num copo, colocar todos os ingredientes, misturar bem com uma colher ou mixer, e beber pela manhã ou em qualquer outro horário do dia.

Cuidados: Pessoas com gastrite, úlcera, pancreatite, hemorroidas, refluxo, diverticulite, síndrome do intestino irritável ou pressão alta, devem evitar esse shot. Além disso, esse shot não é recomendado para crianças menores de 2 anos.

Pessoas que usam medicamentos de forma regular, devem sempre consultar o médico antes de tomar o shot matinal. Isso porque as especiarias podem interagir com alguns medicamentos, alterando os efeitos.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras receitas para aumentar a imunidade no vídeo a seguir:

youtube image - 3 receitas gostosas para Aumentar a Imunidade naturalmente