Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Como combater a Coceira da Catapora

O principal sintoma da catapora é o aparecimento de pequenas bolhas cheias de líquido na pele que provocam coceira intensa, o que pode se tornar muito desconfortável.

O líquido presente nas bolhas é muito contagioso e libera químicos na pele que causam coceira. Quanto mais a pessoa coça, mais líquido é liberado e maior é a vontade de coçar, levando a um ciclo vicioso.

Assim, para aliviar a coceira da catapora, é recomendado ir ao médico para seja indicado o uso de medicamentos pra aliviar os sintomas.

Como combater a Coceira da Catapora

Como aliviar os sintomas

A coceira da catapora dura cerca de 6 a 10 dias e causa muito desconforto. Algumas medidas que podem ser adotadas para aliviar os sintomas são:

  • Tomar um anti-histamínico, como a cetirizina ou a hidroxizina, que deve ser recomendado pelo médico, para aliviar a coceira;
  • Aplicar uma solução antisséptica sempre que sentir a pele coçar;
  • Aplicar compressas frias nas áreas afetadas;
  • Passar um creme ou pomada calmante, de preferência sem perfume, para aliviar a coceira, que tenha calamina, talco mentolado ou pasta d'água na composição;
  • Tomar um banho com água ligeiramente morna, adicionando um pouco de aveia;
  • Usar roupas em algodão, de preferência.

Estes cuidados ajudam a acalmar a pele, aliviando a dor e controlando a coceira e facilitam a cicatrização das feridas da catapora, porém, não combatem a doença. O combate à catapora é feito pelo próprio organismo, sendo importante somente controlar os sintomas e evitar o contágio da doença.

Além disso, também é importante consultar o médico, para que a cura seja mais rápida e a pessoa se sinta melhor rapidamente. Veja outros cuidados que deve ter.

Como evitar que a catapora deixe manchas na pele

O segredo para evitar que a catapora deixe marcas na pele inclui o uso de filtro solar até 4 meses depois da catapora ter sido curada porque, durante esse período, os melanócitos ainda estão muito sensíveis e, por isso, qualquer pequena exposição solar pode deixar marcas escuras na pele.

Além disso, também é importante não coçar a pele e, sempre que se sentir essa necessidade, deve-se passar um dos produtos indicados acima.

Saiba tudo o que mais pode fazer para evitar que a catapora deixe marcas profundas na pele, assistindo o vídeo seguinte, sobre cicatrização:

Bibliografia >

  • MANTECORP. Polaramine Creme. 2006. Disponível em: <https://www.farmaclick.com.br/BACKOFFICE/Uploads/Bula/Polaramine%20Creme.pdf>. Acesso em 25 Fev 2020
  • BOSTON PUBLIC HEALTH COMMISSION | FACT SHEET. Catapora (Varicela). 2014. Disponível em: <https://www.bphc.org/whatwedo/infectious-diseases/Infectious-Diseases-A-to-Z/Documents/Fact%20Sheet%20Languages/Chickenpox/Portuguese.pdf>. Acesso em 25 Fev 2020
  • TOCANTINS. PROTOCOLO DE VARICELA. Disponível em: <https://central3.to.gov.br/arquivo/249371/>. Acesso em 25 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem