Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como combater a Coceira da Catapora

A catapora provoca intensa coceira na pele porque é uma infecção com pequenas bolhas cheias de líquido. Este líquido libera produtos químicos na pele que ativam os nervos e então surge a intensa coceira, mas quanto mais a pessoa coça a pele, mais tem vontade de coçar, formando um ciclo vicioso. 

Para aliviar a coceira da catapora, que geralmente dura de 6 a 10 dias, o que se pode fazer é:

  1. Tomar um remédio para coceira sob indicação médica, como antialérgicos como Polaramine ou Hixizina;
  2. Aplicar uma solução antisséptica sempre que sentir a pele coçar;
  3. Passar uma pomada para catapora ou a pomada de arnica nas feridas da catapora;
  4. Tomar um banho com água suavemente morna com sabonete antisséptico como Protex, por exemplo ou com permanganato de potássio 1 vez por dia.

Outras opções para aliviar a coceira e dor da catapora são aplicar uma loção hidratante que contém calamina, talco mentolado ou a pasta d'água mentolada que devem ser colocadas nas feridas da catapora, sempre que estiverem coçando.

Estes cuidados ajudam a acalmar a pele, aliviando a dor e controlando a coceira e facilitam a cicatrização das feridas da catapora, mas não combatem a doença. O combate à doença é feito pelo próprio organismo, sendo importante somente controlar os sintomas e evitar o contágio da catapora.

Como combater a Coceira da Catapora

Como evitar que a catapora deixe manchas na pele

O segredo para evitar que a catapora deixe marcas na pele inclui o uso de filtro solar até 4 meses depois da catapora ter sido curada porque durante esse período os melanócitos ainda estão muito sensíveis e por isso qualquer pequena exposição solar pode deixar marcas escuras na pele.

Além disso, também é importante não coçar a pele e sempre que sentir essa necessidade deve-se passar um dos produtos indicados acima.

Saiba tudo o que pode fazer para evitar que a catapora deixe marcas profundas na pele, nesse vídeo sobre a cicatrização da pele, especialmente preparado pela fisioterapeuta Marcelle Pinheiro e pela nutricionista Tatiana Zanin:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar