Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como abrir o apetite do seu filho

Para abrir o apetite do seu filho você pode recorrer a algumas estratégias como por exemplo levar a criança ao supermercado e deixa-la te ajudar na cozinha. Além disso, fazer pratos mais atraentes e divertidos pode ajudar. No entanto, é preciso ter calma e paciência, pois todas as dicas terão efeito depois de serem repetidas mais do que uma vez.

Recorrer ao remédios estimulantes do apetite só é indicado em casos excepcionais, quando a criança tem elevado risco de desnutrição e, apenas devem ser usados por indicação do médico ou nutricionista.

Dicas para seu filho comer melhor

A falta de apetite nas crianças, é normal entre os 2 e os 6 anos e por isso, nessa fase, as crianças podem fazer birra na hora da refeição. No entanto, existem algumas dicas que podem ser úteis para abrir o apetite de seu filho que incluem:

Fazer o cardápio com o filhoFazer o cardápio com o filho
Fazer compras com os filhosFazer compras com os filhos
Deixar a criança ajudar na cozinhaDeixar a criança ajudar na cozinha

1. Definir o cardápio do dia com a criança

Uma forma de ajudar a criança a comer melhor e abrir seu apetite é fazer o cardápio da semana com a criança, procurando fazer receitas saudáveis e criativas e seguindo as ideias e sugestões da criança, para que ela se sinta envolvida e interessada.

2. Ir às compras com seu filho e envolvê-lo no preparo das refeições

É importante ir ao supermercado com seu filho e pedir a ajuda dele para empurrar o carrinho de compras ou pegar em pequenos alimentos, como fruta ou pão, por exemplo.

Depois de fazer as compras, deve envolvê-lo na arrumação dos alimentos no armário e, na hora de preparar as refeições a criança deve ir para a cozinha com os pais e fazer pequenas tarefas, como arrumar mesa, por exemplo.

3. Comer na hora certa

A criança deve fazer pelo menos 5 refeições ao dia, tomando o café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde e jantar, sempre nos mesmos horários porque isso educa o organismo a sentir fome sempre na mesma hora.

Outro cuidado importante é não comer, nem beber nada 1 hora antes dos horários das refeições.

Comer juntosComer juntos
Não encher muito o pratoNão encher muito o prato
Fazer pratos coloridos e divertidosFazer pratos coloridos e divertidos

4. Não encher muito o prato

As crianças não precisam ter o prato muito cheio de comida, porque basta pequenas quantidades de cada alimento para se manter nutrida e saudável.

Além disso, nem todas as crianças têm o mesmo apetite e, é normal a criança entre os 2 e os 6 anos ter menos apetite, pois esta é uma fase de crescimento mais lenta.

5. Fazer pratos divertidos

Para abrir o apetite da criança uma boa estratégia é fazer pratos divertidos e coloridos, misturando alimentos que a criança mais gosta, com queles que ela gosta menos. Veja como: Como fazer a criança comer frutas e legumes

6. Preparar os alimentos de formas diferentes

É importante que a criança tenha a oportunidade de experimentar os alimentos preparados de fomas diferentes: cru, cozido ou assado, porque assim ele tem cores, sabores, texturas e nutrientes diferentes.

Por exemplo, uma criança pode não gostar de cenoura crua, mas pode gostar de cenoura ralada ou cozida com frango, por exemplo.

7. Evitar as 'tentações'

Em casa, deve-se ter, preferencialmente, alimentos frescos, como legumes e frutas, além de massas, arroz e pão, devendo evitar os alimentos industrializados e preparados, pois estes alimentos, embora tenham mais sabor, são prejudiciais à saúde quando consumidos diariamente e, levam a criança a não gostar do sabor dos alimentos saudáveis, porque são menos intensos.

Comer foraComer fora
Cuidar da hortaCuidar da horta
Evitar alimentos preparadosEvitar alimentos preparados

​8. Sair da rotina

Para aumentar o apetite da criança e, para que esta veja a hora da refeição com um momento divertido, os pais podem definir um dia do mês para mudar a rotina e comer fora de casa, no jardim, fazer um piquenique ou um churrasco, por exemplo.

9. Cuidar da horta

Cuidar da horta faz com que a criança se sinta responsável pelos legumes e frutas e, desta forma, seu filho terá vontade de comer aquilo que cultivou. Se não tiver quintal, pode experimentar plantar os alimentos nos vasos de planta.

10. Comer juntos

A hora das refeições, como o café da manhã ou jantar, deve ser um momento em que a família está reunida e onde todos comem a mesma comida, levando a criança a perceber que tem que comer o que os pais e irmãos comem.

Assim, para a criança adquirir hábitos saudáveis, é muito importante os adultos darem o exemplo à criança, mostrando gosto pelo que comem, pois estas repetem o que os adultos fazem. Leia mais em: Como alimentar a criança.

Assista ao vídeo para ouvir mais dicas que ajudarão a seu filho comer melhor.

Se gostou desta informação, leia também: Como aumentar a atividade física do seu filho.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...