Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 Benefícios de comer devagar

Comer devagar emagrece porque dá tempo de a sensação de saciedade chegar ao cérebro e indicar que é o estômago está cheio e enviar a mensagem de que é o momento de parar. Além disso quanto  mais vezes se mastiga e se engole pequenas porções de alimento mais estímulo se envia para o intestino se movimentar, diminuindo a tendência para prisão de ventre e melhorando também a digestão devido à maior produção de saliva. Sendo assim, comer devagar ajuda a: 

1. Emagrecer

5 Benefícios de comer devagar

A perda de peso ocorre principalmente porque o cérebro demora cerca de 20 minutos para transmitir a sensação de saciedade e de que já não é preciso mais comida e então se come menos.

Ao comer rápido, ingere-se uma quantidade maior de alimentos e calorias até a saciedade vir, o que faz comer uma quantidade maior, mesmo de alimentos que "fazem bem" e por isso é até possível engordar sem entender porque.

2. Melhorar a digestão

5 Benefícios de comer devagar

Mastigar bem os alimentos facilita o processo de digestão por aumenta a produção de saliva e também a controlar os sintomas de azia, gastrite ou refluxo porque diminui o tempo do alimento no estômago. Além disso, melhora o transito intestinal devido ao maior estímulo ao engolir mais vezes e assim diminui a sensação de barriga inchada.

3. Aumentar a sensação de saciedade 

5 Benefícios de comer devagar

O hábito de comer rápido, além de favorecer a ingestão de alimentos em maiores quantidades, também diminui o contato do alimento com as papilas gustativas, que são responsáveis pela percepção do sabor e da emissão da mensagem de satisfação e saciedade ao cérebro.

Ao contrário, comer lentamente permite sentir com maior facilidade o sabor dos alimentos, o que também diminui o vício por sabores artificiais e alimentos industrializados.

4. Diminuir a ingestão de líquidos

5 Benefícios de comer devagar

Reduzir o consumo de líquidos na refeição também pode ajudar diminuir as calorias ingeridas, principalmente quando se trata de brbidas com calorias como refrigerantes, sucos industrializados ou naturais. Mas mesmo quando se trata de água, beber mais de 1 copo (250 ml) pode diminuir a eficiência da digestão e a necessidade de estômago pesado e cheio pode virar um hábito que na próxima refeição é preenchida por mais água, líquido calóricos ou mesmo mais comida facilitando o ganho de peso.

5. Prestar atenção na comida

5 Benefícios de comer devagar

Olhar para a comida, sentir o seu aroma e separar um tempo adequado para se alimentar ajuda a diminuir o estresse e relaxar na hora da refeição, permitindo que a alimentação seja um momento de prazer interrompendo o processo de ansiedade do dia de trabalho ou escola.  Além disso, diminui a necessidade de repetir o prato.

Por isso, para conseguir comer mais devagar, tente comer sentado à mesa, evitando o sofá ou a cama, evitar o uso de televisão durante a refeição, usar sempre talher para se alimentar ao invés de usar as mãos e consumir salada como prato de entrada ou sopa morna.

Agora veja este vídeo e saiba o que você pode comer sem engordar:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...