Os valores de referência de colesterol variam de acordo com o tipo e, especialmente para o LDL, conhecido também como colesterol "ruim", depende do risco cardiovascular da pessoa que normalmente é calculado pelo cardiologista.
O colesterol é um tipo de gordura importante para o bom funcionamento do organismo. No entanto, ter os níveis de colesterol alto no sangue nem sempre é bom, podendo causar um aumento do risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC.
Leia também: Colesterol: o que é, tipos, valores (e como baixar) tuasaude.com/o-que-e-colesterolPara entender se o colesterol alto é mau ou se não representa um problema, é recomendado consultar o cardiologista ou clínico geral. Especialmente em caso de alterações no exame, o médico também pode indicar o tratamento mais indicado para cada pessoa.
Calculadora do colesterol
Insira na calculadora a seguir os resultados do seu exame de colesterol para saber se os valores estão dentro dos níveis recomendados:
A calculadora de colesterol é apenas uma ferramenta de orientação, não devendo ser usada como diagnóstico ou substituir a consulta com o médico.
Valores de referência
Os valores de referência para o colesterol variam de acordo com o seu tipo:
1. Colesterol HDL
O colesterol HDL, também conhecido como colesterol "bom", é capaz de proteger o coração e os vasos sanguíneos e, por isso, níveis acima de 40 mg/dL são desejáveis e, acima de 60 mg/dL, são considerados excelentes. Entenda melhor o que é o colesterol HDL e como aumentar sua quantidade.
Além disso, quando são identificados valores de HDL menores que 40 mg/dL, é importante ficar atento, principalmente se o LDL e/ou triglicerídeos estiverem aumentados, indicando maior risco de doenças cardiovasculares.
2. Colesterol LDL
O colesterol LDL, ou colesterol "ruim", elevado está associado a um maior risco de problemas como infarto ou AVC.
O valor ideal de colesterol LDL para cada pessoa depende do seu risco cardiovascular, que deve ser avaliado pelo cardiologista ou clínico geral, levando em consideração o seu histórico de saúde e estilo de vida, por exemplo.
Os valores recomendados para o LDL variam de acordo com o risco cardiovascular de cada pessoa, conforme a tabela a seguir:
Uma forma simples de estimar o risco cardiovascular é verificando a relação cintura-quadril com o auxílio de uma fita métrica.
No entanto, embora isso possa ser feito em casa, este método não substitui a consulta com um cardiologista, que normalmente faz uma avaliação mais detalhada.
3. Colesterol VLDL
O colesterol VLDL é responsável pelo transporte de triglicerídeos e também aumenta o risco de doenças cardíacas, embora não seja considerado tão importante quanto o valor do colesterol LDL. Seu valor ideal é abaixo de 30 mg/dL.
No entanto, os níveis de VLDL também influenciam o cálculo do colesterol não-HDL, que não deve estar mais do que 30 mg/dL acima do valor de referência do LDL, de acordo com o risco cardiovascular da pessoa.
Leia também: Colesterol VLDL: o que é, valores e o que significa quando está alto tuasaude.com/colesterol-vldl4. Colesterol total
O valor de colesterol total depende principalmente dos níveis de triglicerídeos, HDL e LDL no sangue. Assim, quando o colesterol total está aumentado e associado ao LDL e/ ou triglicerídeos altos, há maior risco de doenças cardiovasculares.
O valor de colesterol total geralmente é considerado normal quando abaixo de 200 mg/dL. No entanto, valores menores que 190 mg/dL são considerados desejáveis.
5. Colesterol não-HDL
O colesterol não-HDL equivale à soma de todos os tipos de colesterol que são considerados "ruins", como LDL, VLDL e IDL. Assim, o colesterol não-HDL é uma boa ferramenta para avaliar o risco cardiovascular.
Os valores recomendados para o colesterol não-HDL variam conforme o risco cardiovascular, conforme a seguir:
- Menor que 145 mg/dl: pessoas com risco cardiovascular baixo;
- Menor que 130 mg/dl: pessoas com risco cardiovascular intermediário;
- Menor que 100 mg/dl: pessoas com risco cardiovascular alto;
- Menor que 80 mg/dl: pessoas com risco cardiovascular muito alto;
- Menor que 70 mg/dl: pessoas com risco cardiovascular extremo.
O risco cardiovascular é calculado pelo médico durante a consulta, que avalia fatores de risco para desenvolver doença cardiovasculares, como idade avançada, tabagismo, presença de pressão alta, diabetes ou doença renal, por exemplo
Saiba o que fazer para baixar o colesterol no vídeo seguinte: