Colesterol total: o que é, porque pode estar alto e como baixar

março 2022

O colesterol total, ou CT, corresponde à quantidade total desse tipo de gordura circulante no organismo e pode ser descrito como sendo a soma de todos os tipos de colesterol, ou seja, a soma do colesterol LDL (colesterol mau), HDL (colesterol bom) e VLDL.

O colesterol total está alto quando acima de 190 mg/dL no exame de sangue, sendo importante também que seja avaliada a concentração das frações do colesterol, pois assim é possível verificar que tipo de colesterol está influenciando mais o aumento. Conheça mais sobre os tipos de colesterol.

O aumento do colesterol total está, na maioria dos casos, relacionada com o aumento do LDL, o que pode ser influenciado pela alimentação rica em gordura e sedentarismo. Assim, para baixar o colesterol é indicado seguir uma dieta pobre em alimentos industrializados, açúcar e frituras, e rica em alimentos de fácil digestão e fibras, além de poder ser também indicado o uso de medicamentos, como Sinvastatina, Rosuvastatina, Pravastatina ou Atorvastatina, por exemplo, de acordo com a orientação do médico.

Principais causas

O aumento do nível de colesterol total está principalmente relacionado com o aumento dos níveis de LDL circulante e diminuição dos níveis HDL circulante, o que pode acontecer devido a:

  • Alimentação rica em gordura e açúcar;
  • Sedentarismo;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Diabetes descompensada;
  • Genética;
  • Alterações na tireoide.

É importante que a causa do colesterol total aumentado seja identificada, pois assim é possível que o médico indique o melhor tratamento, prevenindo complicações e melhorando a qualidade de vida. Confira outras causas de colesterol alto.

Sintomas de colesterol total alto

O colesterol total alto normalmente não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto é possível desconfiar de aumento nos níveis de colesterol circulante quando há aumento da deposição de gordura, aparecimento de bolinhas de gordura, inchaço do abdômen e aumento da sensibilidade na região da barriga, por exemplo.

Assim, na presença desses sinais é importante realizar exame de sangue para avaliar os níveis de colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos, principalmente se a pessoa tiver hábitos de vida poucos saudáveis, pois assim é possível não só verificar os níveis de colesterol mas também avaliar o risco de desenvolvimento de complicações. Saiba reconhecer os sintomas de colesterol alto.

Além disso, para saber se o resultado do exame de colesterol total está aumentado, insira na calculadora a seguir o seu resultado:

mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
Vldl / Triglicerideos calculados de acordo com a fórmula de Friedewald

Como baixar o colesterol total alto

Para regular os níveis de colesterol total, é importante que alguns passos sejam seguidos, como por exemplo:

  1. Emagrecer;
  2. Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
  3. Reduzir a ingestão de açúcares simples;
  4. Reduzir a ingestão de carboidratos;
  5. Preferir gorduras poli-insaturadas, ricas em ômega-3, presentes em peixes como salmão e sardinha;
  6. Praticar exercícios físicos pelo menos 3 a 5 vezes por semana;

Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de alguns medicamentos para regular os níveis de colesterol, principalmente quando as alterações na alimentação e no estilo de vida não são suficientes. Dessa forma, pode ser recomendado o uso de Sinvastatina, Atorvastatina, Colestiramina, Ezetimiba, Fenofibrato ou Genfibrozila, de acordo com o nível de colesterol total e estado geral de saúde da pessoa. Saiba mais sobre os remédios para baixar o colesterol.

Veja no vídeo a seguir mais dicas sobre a alimentação para diminuir o colesterol:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em março de 2022. Revisão médica por Drª. Ana Luiza Lima - Cardiologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • Referente a: "Calculadora do Indíce de colesterol":

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização de Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/abc/v109n2s1/0066-782X-abc-109-02-s1-0001.pdf>. Acesso em 15 set 2020
Revisão médica:
Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Médica Cardiologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional nº CRM/PE – 16886. 

Tuasaude no Youtube

  • Como fazer arroz para EMAGRECER e BAIXAR O COLESTEROL

    05:26 | 119562 visualizações
  • Emagreça e reduza o colesterol com PASTA DE BERINJELA

    03:54 | 48917 visualizações
  • O que parar de comer imediatamente por causa do colesterol

    04:48 | 150230 visualizações
  • COMO BAIXAR O SEU COLESTEROL

    10:06 | 638652 visualizações
  • Dieta para COLESTEROL ALTO

    03:00 | 1753661 visualizações