Colesterol total: o que é, porque pode estar alto e como baixar

Revisão médica: Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
fevereiro 2023
  1. Tipos
  2. Sintomas
  3. Exame
  4. Causas
  5. Como baixar

O colesterol total é a soma das frações HDL, LDL e VLDL, sendo é considerado alto quando seus níveis estão acima de 190 mg/dL, o que é verificado por meio do exame de sangue.

Normalmente, o colesterol total alto é causado por hábitos poucos saudáveis, como consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e doces. No entanto, também pode surgir devido a diabetes, hipotireoidismo, alterações genéticas e uso de alguns medicamentos, como corticoides e antirretrovirais.

Em caso de alteração no exame de colesterol, é importante consultar o clínico geral ou cardiologista para que seja feita uma avaliação e seja verificada a necessidade de tratamento com medicamentos, além da mudança de hábitos, para controlar os níveis de colesterol.

Imagem ilustrativa número 2

Tipos de colesterol

Os principais tipos ou frações do colesterol são:

  • HDL ou lipoproteína de alta densidade, também conhecido como colesterol bom, atua contribuindo para a eliminação de gordura do corpo;
  • LDL ou lipoproteína de baixa densidade, também chamado de mau colesterol, pode se acumular nas artérias aumentando o risco de doenças cardiovasculares;
  • VLDL ou lipoproteína de muito baixa densidade, também é um tipo de colesterol ruim, assim como o LDL, e contribui para a formação de placas de colesterol nos vasos;

É importante que a quantidade de LDL, HDL e VLDL estejam ideais, para garantir a formação de novas células e alguns hormônios e prevenir doenças, como a aterosclerose.

Sintomas de colesterol total alto

O colesterol total alto normalmente não provoca sintomas, no entanto pode causar o acúmulo de gordura no corpo, levando ao aparecimento de bolinhas de gordura na pele, inchaço do abdômen e o desenvolvimento de um anel cinza nos olhos, por exemplo. Veja mais detalhes dos sintomas de colesterol alto.

Exame de colesterol total

O exame de colesterol total mede a quantidade total de colesterol no sangue. Além disso, quando é realizado, geralmente também é feita a medida dos tipos de colesterol e, por isso, este exame também é conhecido como dosagem de colesterol total e frações.

Para fazer este exame, é necessária a coleta de uma amostra de sangue no laboratório e, apesar do jejum não ser obrigatório, é recomendado que seja feito jejum de 8 a 12 horas antes da realização da coleta do sangue.

O valor de referência para o colesterol total é de 190 mg/dL no sangue, sendo considerado alto quando está acima deste valor. Confira os valores de referência do colesterol total e de suas frações.

Como saber se o colesterol total está normal

Para saber se o colesterol total está normal, insira na calculadora abaixo o resultado do seu exame:

mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
mg/dL
Erro
Vldl / Triglicerideos calculados de acordo com a fórmula de Friedewald

Colesterol total acima de 200 mg/dL é grave?

Ter colesterol total acima de 200 mg/dL pode ser grave, especialmente em homens e em caso de tabagismo, pressão alta, e quando são identificados níveis de HDL baixos e LDL elevados, já que existe um maior risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e AVC.

Quando ir ao médico

É recomendado que o cardiologista seja consultado quando o resultado do colesterol está alterado, principalmente quando o colesterol total está acima de 200 mg/dL.

Possíveis causas

As principais causas de colesterol total alto são:

  • Alimentação rica em gordura e açúcar;
  • Sedentarismo;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Diabetes não controlada;
  • Hipotireoidismo;
  • Genética.

Além disso, alguns medicamentos, como corticoides, diuréticos tiazídicos, anticoncepcionais hormonais e antirretrovirais, também podem causar colesterol alto. Veja mais causas de colesterol alto.

Como baixar o colesterol total alto

Para baixar o colesterol alto é recomendado:

  1. Emagrecer, em caso de sobrepeso ou obesidade;
  2. Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
  3. Reduzir a ingestão de alimentos gordurosos ou ricos em açúcares;
  4. Preferir gorduras poli-insaturadas, ricas em ômega-3, presentes em peixes como salmão e sardinha;
  5. Praticar exercícios físicos regularmente, pelo menos 3 a 5 vezes por semana;

Além disso, o médico também pode indicar o uso de medicamentos, como sinvastatina ou atorvastatina, para regular os níveis de colesterol, especialmente quando as mudanças de hábitos não são suficientes. Conheça mais os remédios para baixar o colesterol.

Veja mais dicas sobre a alimentação para diminuir o colesterol no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Escrito por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra. Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em fevereiro de 2023. Revisão médica por Drª. Ana Luiza Lima - Cardiologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • PETERS, Sanne A. E. et al. Total cholesterol as a risk factor for coronary heart disease and stroke in women compared with men: A systematic review and meta-analys. Atherosclerosis. Vol.248. 123-131, 2016
  • STATPEARLS. Cholesterol Levels. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK542294/>. Acesso em 21 dez 2022
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Physiology, Cholesterol. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470561/>. Acesso em 21 dez 2022
  • STATPEARLS. Hyperlipidemia. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK559182/>. Acesso em 21 dez 2022
  • NATIONAL HEART, LUNG AND BLOOD INSTITUTE. BLOOD CHOLESTEROL - Symptoms. Disponível em: <https://www.nhlbi.nih.gov/health/blood-cholesterol/symptoms>. Acesso em 21 dez 2022
  • CDC. About Cholesterol. Disponível em: <https://www.cdc.gov/cholesterol/about.htm>. Acesso em 21 dez 2022
  • Referente a: "Calculadora do Indíce de colesterol":

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização de Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/abc/v109n2s1/0066-782X-abc-109-02-s1-0001.pdf>. Acesso em 15 set 2020
Revisão médica:
Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Médica Cardiologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional nº CRM/PE – 16886. 

Tuasaude no Youtube

  • Como fazer arroz para EMAGRECER e BAIXAR O COLESTEROL

    05:26 | 126440 visualizações
  • Emagreça e reduza o colesterol com PASTA DE BERINJELA

    03:54 | 52099 visualizações
  • O que parar de comer imediatamente por causa do colesterol

    04:48 | 161031 visualizações
  • COMO BAIXAR O SEU COLESTEROL

    10:06 | 650208 visualizações
  • Dieta para COLESTEROL ALTO

    03:00 | 1783007 visualizações