O colesterol total, ou CT, corresponde à quantidade total desse tipo de gordura circulante no organismo e pode ser descrito como sendo a soma de todos os tipos de colesterol, ou seja, a soma do colesterol LDL (colesterol mau), HDL (colesterol bom) e VLDL.
O colesterol total está alto quando acima de 190 mg/dL no exame de sangue, sendo importante também que seja avaliada a concentração das frações do colesterol, pois assim é possível verificar que tipo de colesterol está influenciando mais o aumento. Conheça mais sobre os tipos de colesterol.
O aumento do colesterol total está, na maioria dos casos, relacionada com o aumento do LDL, o que pode ser influenciado pela alimentação rica em gordura e sedentarismo. Assim, para baixar o colesterol é indicado seguir uma dieta pobre em alimentos industrializados, açúcar e frituras, e rica em alimentos de fácil digestão e fibras, além de poder ser também indicado o uso de medicamentos, como Sinvastatina, Rosuvastatina, Pravastatina ou Atorvastatina, por exemplo, de acordo com a orientação do médico.

Principais causas
O aumento do nível de colesterol total está principalmente relacionado com o aumento dos níveis de LDL circulante e diminuição dos níveis HDL circulante, o que pode acontecer devido a:
- Alimentação rica em gordura e açúcar;
- Sedentarismo;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Diabetes descompensada;
- Genética;
- Alterações na tireoide.
É importante que a causa do colesterol total aumentado seja identificada, pois assim é possível que o médico indique o melhor tratamento, prevenindo complicações e melhorando a qualidade de vida. Confira outras causas de colesterol alto.
Sintomas de colesterol total alto
O colesterol total alto normalmente não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto é possível desconfiar de aumento nos níveis de colesterol circulante quando há aumento da deposição de gordura, aparecimento de bolinhas de gordura, inchaço do abdômen e aumento da sensibilidade na região da barriga, por exemplo.
Assim, na presença desses sinais é importante realizar exame de sangue para avaliar os níveis de colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos, principalmente se a pessoa tiver hábitos de vida poucos saudáveis, pois assim é possível não só verificar os níveis de colesterol mas também avaliar o risco de desenvolvimento de complicações. Saiba reconhecer os sintomas de colesterol alto.
Além disso, para saber se o resultado do exame de colesterol total está aumentado, insira na calculadora a seguir o seu resultado:
Como baixar o colesterol total alto
Para regular os níveis de colesterol total, é importante que alguns passos sejam seguidos, como por exemplo:
- Emagrecer;
- Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
- Reduzir a ingestão de açúcares simples;
- Reduzir a ingestão de carboidratos;
- Preferir gorduras poli-insaturadas, ricas em ômega-3, presentes em peixes como salmão e sardinha;
- Praticar exercícios físicos pelo menos 3 a 5 vezes por semana;
Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de alguns medicamentos para regular os níveis de colesterol, principalmente quando as alterações na alimentação e no estilo de vida não são suficientes. Dessa forma, pode ser recomendado o uso de Sinvastatina, Atorvastatina, Colestiramina, Ezetimiba, Fenofibrato ou Genfibrozila, de acordo com o nível de colesterol total e estado geral de saúde da pessoa. Saiba mais sobre os remédios para baixar o colesterol.
Veja no vídeo a seguir mais dicas sobre a alimentação para diminuir o colesterol: