Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bula do Cloranfenicol

Cloranfenicol é um antibiótico utilizado para o tratamento de diversas infecções bacterianas, como as causada pelos microorganismos Haemophilus influenzae, Salmonella tiphi e Bacteroides fragilis

A eficácia desse medicamento deve-se ao seu mecanismo de ação que consiste em alterar a síntese de proteínas das bactérias, que acabam enfraquecendo e sendo eliminadas totalmente do organismo humano.

Cloranfenicol é encontrado nas principais farmácias, e está disponível nas apresentações em comprimido 500mg, cápsula 250mg, drágea 500mg, solução oftalmológica 4mg/mL e 5mg/ml, pó injetável 1000mg, xarope.

Bula do Cloranfenicol

Para que serve

O Cloranfenicol é recomendado para o tratamento de infecções por Haemophilus influenzae, como meningites, septicemia, otites, pneumonias, epiglotites, artrites ou osteomielites.

É também indicado no tratamento da febre tifoide e salmoneloses invasivas, abscessos cerebrais por Bacteroides fragilis e outros micro-organismos sensíveis, meningites bacterianas causadas por Streptococcus ou Meningococcus, em pacientes alérgicos à penicilina, infecções por Pseudomonas pseudomallei, infecções intra-abdominais, actinomicose, antraz, brucelose, granuloma inguinal, treponematoses, peste, sinusites ou otite crônica supurativa.

Como tomar

O uso do Cloranfenicol é recomendado da seguinte forma:

1. Uso oral ou injetável

O uso costuma ser dividido em 4 doses ou administrações, a cada 6 horas. Em adultos, a dose é de 50mg por kg de peso por dia, com dose máxima recomendada de 4g por dia. Entretanto, deve-se seguir a orientação médica, pois algumas infecções graves, como meningites, a dose pode chegar a 100mg/kg/dia.

Em crianças, a dose deste medicamento também é de 50 mg por quilo de peso por dia, mas em prematuros e recém-nascidos com menos de 2 semanas de vida, a dose é de 25 mg por quilo de peso por dia.

Recomenda-se que o medicamento seja tomado com o estômago vazio, 1 hora antes ou 2 horas depois da refeição.

2. Uso ocular

Para o tratamento de infecções oculares é recomendado a aplicação de 1 ou 2 gotas da solução oftalmológica no olho afetado, a cada 1 ou 2 horas, ou conforme indicação médica.

Recomenda-se não encostar a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outras superfícies, para evitar a contaminação do medicamento.

3. Cremes e pomadas

O Cloranfenicol pode estar em associação com pomadas para cicatrizantes ou para tratamento de úlceras infectadas pelos germes sensíveis a este antibiótico, como colagenase ou fibrinase, por exemplo, e costuma ser utilizado a cada troca de curativo ou 1 vez por dia. Saiba mais sobre como usar a Colagenase.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do Cloranfenicol podem ser: náusea, diarreia, enterocolite, vômito, inflamação nos lábios e na língua, alterações no sangue, reações de hipersensibilidade.

Quem não deve utilizar

O Clorofenicol é contraindicado em pacientes hipersensíveis a qualquer componente da fórmula, em mulheres grávidas ou que estejam a amamentar, pacientes com resfriado, dor de garganta ou gripes.

Também não deve ser utilizado por portadores de alterações no tecido que produz sangue, alterações na quantidade de células do sangue e portadores de insuficiência hepática ou renal

Mais sobre este assunto:


Carregando
...