Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Colagenase: para que serve a pomada

A pomada de colagenase normalmente é utilizada para tratar e limpar feridas na pele, removendo o tecido morto ou que está dificultando a cicatrização correta. Dessa forma, este tipo de pomada é muito utilizado por profissionais de saúde para tratar escaras, úlceras varicosas ou gangrena, por exemplo.

Esta pomada pode ser comprada nas farmácias convencionais com o nome de Kollagenase ou Iruxol mono, com apresentação de receita médica. Em alguns casos, o dermatologista ou o enfermeiro que está fazendo o tratamento da ferida pode ainda indicar uma pomada com colagenase e cloranfenicol, que é um antibiótico usado quando existe risco de infecção.

Colagenase: para que serve a pomada

Como usar

As pomadas de colagenase normalmente são utilizadas por um profissional de saúde no tratamento de feridas de difícil cicatrização, para promover o desbridamento enzimático.

Para se utilizar corretamente este tipo de pomada deve-se:

  1. Retirar todo o tecido necrótico que se desprendeu desde a última utilização;
  2. Limpar a ferida com soro fisiológico;
  3. Aplicar a pomada com uma espessura de 2 mm sobre as áreas com tecido de necrose;
  4. Fechar o curativo corretamente.

No caso de existirem placas muito espessas de tecido de necrose, é aconselhado fazer pequenos cortes com um bisturi ou umedecer com gaze e soro fisiológico, antes de aplicar a pomada.

Este tipo de curativo deve ser trocado diariamente ou até 2 vezes por dia, dependendo dos resultados e da ação esperada. O resultados são visíveis após cerca de 6 dias, mas a limpeza pode demorar até 14 dias, dependendo do tipo de ferida.

Confira como fazer corretamente o curativo de uma escara.

Possíveis efeitos colaterais

O surgimento de efeitos colaterais com o uso de colagenase é raro, no entanto, algumas pessoas podem referir sensação de queimação, dor ou irritação no local de aplicação. Pode ainda surgir vermelhidão nos lados da ferida.

Quem não deve usar

A pomada de colagenase está contraindicada para pessoas com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, este produto não deve ser usado ao mesmo tempo que detergentes, hexaclorofeno, mercúrio, prata, iodopovidona, tirotricina, gramicidina ou tetraciclina, porque são substâncias que afetam o correto funcionamento da enzima.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...