Cinta modeladora: para que serve, benefícios (e riscos)

A cinta modeladora é uma peça de vestuário feita de materiais elásticos resistentes, podendo ser indicada para comprimir a região abdominal, dando suporte e alterando temporariamente o contorno do corpo.

Em alguns casos, após cirurgia na coluna ou abdominal, como lipoaspiração e abdominoplastia, o médico cirurgião pode recomendar o uso da cinta modeladora para ajudar a diminuir a retenção de líquidos e hematomas, e facilitar a cicatrização.

Leia também: Pós-operatório da lipoaspiração: como é (e cuidados necessários) tuasaude.com/pos-operatorio-na-lipoaspiracao

No entanto, o uso diário da cinta modeladora com o objetivo de afinar a cintura pode prejudicar a respiração e a digestão, além de enfraquecer os  músculos abdominais e das costas, contribuindo para a flacidez e piora da postura.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A cinta modeladora pode ajudar na sustentação e recuperação em pós-operatório de cirurgias de coluna e abdominais, como abdominoplastia, lipoaspiração ou lipoescultura.

Além disso, a cinta modeladora também é popularmente usada para modelar o corpo e afinar a cintura. No entanto, não existem estudos que comprovem a eficácia das cintas modeladoras para afinar a cintura em contextos estéticos.

Possíveis benefícios

Alguns dos possíveis benefícios da cinta modeladora são:

  • Reduzir o inchaço e hematomas, pois a pressão constante pode diminuir o acúmulo de líquidos e a formação de hematomas nos pós cirúrgicos, acelerando a cicatrização;

  • Oferecer suporte após cirurgias, por melhorar a postura e estabilizar os tecidos, facilitando assim a recuperação;

  • Prevenir cicatrizes, a utilização de cintas modeladoras pode contribuir para formação de cicatrizes mais finas e menos visíveis;

  • Aliviar a dor pós-operatória, já que a compressão contínua pode reduzir o desconforto geral.

No entanto, o uso da cinta modeladora deve ser sempre feito com a indicação  de um médico cirurgião, que irá avaliar as necessidades de cada pessoa.

Apesar dos possíveis benefícios, ainda não existem estudos científicos que comprovem a real eficácia da cinta modeladora.

Riscos da cinta modeladora

Os riscos do uso diário de cinta modeladora com a intenção de afinar a cintura são:

  • Enfraquecimento dos músculos abdominais e das costas, já que os músculos da região deixam de ser ativados no dia a dia, contribuindo para a flacidez abdominal e a piora da postura;
  • Dificuldade para respirar, pois o uso da cinta limita o movimento natural de respiração, prejudicando a respiração profunda e eficiente;
  • Má digestão, pois a pressão da cinta dificulta a passagem de sangue e o funcionamento dos órgãos digestivos;
  • Má circulação sanguínea, porque a pressão excessiva pode dificultar a chegada do sangue em todos os tecidos,, aumentando o risco de inchaço, varizes e trombose venosa profunda;
  • Insegurança, nos momentos em que estiver sem cinta, que pode prejudicar a autoestima e a qualidade de vida.

Para afinar a cintura, é recomendado diminuir a gordura abdominal através de uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular. Veja dieta para secar e perder barriga.

Além disso, as técnicas estéticas como lipoaspiração ou lipocavitação, também são boas opções para melhorar o contorno corporal, sendo mais eficientes que a cinta abdominal.

Dúvidas comuns sobre a cinta modeladora

Algumas dúvidas comuns sobre a cinta modeladora são:

1. Cinta modeladora funciona?

O uso da cinta modeladora pode funcionar, após cirurgias, para reduzir inchaços e hematomas, prevenir cicatrizes, além de dar suporte aos tecidos, aliviando a dor no pós-operatório.

A cinta modeladora também promove uma compressão imediata da região abdominal, alterando temporariamente o contorno do corpo.

No entanto, ainda não existem estudos que comprovem a real eficácia da cinta modeladora.

2. Posso usar a cinta para malhar?

O uso da cinta modeladora para malhar não é recomendado por profissionais da educação física, devido aos  riscos respiratórios, restrição dos movimentos e possível enfraquecimento muscular a longo prazo.

Não existem evidências científicas que comprovem que o uso da cinta modeladora melhore a força, a resistência ou a queima de gordura durante o treino.

3. Cinta modeladora emagrece?

A cinta modeladora não emagrece já que não elimina gordura corporal. No entanto, ajuda a diminuir o inchaço e a retenção de líquidos, dando uma falsa sensação de perda de peso, sendo esse efeito passageiro.

4. Grávida pode usar cinta modeladora?

Não é recomendado o uso de cinta modeladora tradicional durante a gravidez, já que pode comprometer a circulação de sangue, o crescimento abdominal e a respiração adequada, importantes para a saúde da mãe e do bebê.

No entanto, existem cintas abdominais específicas para gestantes, que são feitas com tecido mais elástico, sem colchetes ou velcro e são mais fáceis de adaptar o tamanho, conforme o crescimento da barriga. Veja as melhores opções de cintas para usar na gravidez.

Estes tipos de cinta dão apenas suporte para a barriga e ajudam a aliviar as dores lombares, sem comprimir excessivamente.

Vídeos relacionados

DOR NAS COSTAS NA GRAVIDEZ - O que fazer

07:53 | 362.952 visualizações

LIPOASPIRAÇÃO: como é feita, tipos e recuperação

11:50 | 11.312 visualizações