Cimegripe infantil é um remédio indicado para baixar a febre ou aliviar os sintomas de gripe ou resfriado como dor de cabeça ou dor de garganta.
Esse remédio pode ser encontrado com o nome Cimegripe bebê, contendo apenas paracetamol 32 mg/mL ou 100 mg/mL, ou Cimegripe pediátrico, contendo paracetamol, maleato de clorfeniramina e fenilefrina.
Leia também: Maleato de clorfeniramina: para que serve e como tomar tuasaude.com/maleato-de-clorfeniraminaO Cimegripe infantil deve ser usado somente com indicação do pediatra com doses de acordo com a idade e o peso do bebê ou da criança.
Para que serve
O Cimegripe infantil é indicado para:
- Gripes;
- Resfriado comum.
Esse remédio ajuda a aliviar os sintomas como febre, nariz escorrendo ou entupido, dor muscular ou dor de cabeça.
Para crianças com menos de 2 anos ou que pesem menos de 11 Kg, deve-se consultar o pediatra antes de utilizar o Cimegripe infantil.
Leia também: 5 remédios caseiros para gripe em bebê tuasaude.com/remedio-caseiro-para-gripe-em-bebeComo usar
O Cimegripe infantil deve ser usado por via oral, sendo que a suspensão oral do Cimegripe bebê deve ser utilizada medindo a dose na seringa dosadora, indicado para bebês com mais de 3 kg.
Já a dose do Cimegripe criança, na forma de gotas, é indicado para bebês a partir dos 2 anos, podendo-se usar uma colherzinha para adicionar as gotas e dar ao bebê.
Esse remédio deve ser tomado antes ou após a refeição, nos horários e pelo tempo de tratamento orientado pelo pediatra.
Posologia do Cimegripe infantil
A posologia do Cimegripe infantil varia com sua composição e idade, que inclui:
1. Cimegripe bebê (100 mg/mL)
O Cimegripe bebê é uma suspensão oral que contém apenas paracetamol 100 mg/mL, e pode ser utilizado por bebês de com mais de 3 kg de peso corporal.
A dose recomendada do Cimegripe bebê 100 mg/mL varia com o peso do bebê, que inclui:
Essas dose podem ser repetidas a cada 4 a 6 horas, até no máximo 5 vezes por dia, conforme orientação do pediatra.
Para dar o Cimegripe bebê deve-se encaixar a seringa dosadora no adaptador do frasco e encher a seringa até o nível que corresponde ao peso do bebê.
Em seguida, colocar o líquido aos poucos dentro da boca do bebê, entre a gengiva e o lado interno da bochecha.
É importante antes de usar o Cimegripe bebê, agitar bem o frasco para misturar os componentes da fórmula.
Leia também: Paracetamol: para que serve, como tomar e quando evitar tuasaude.com/paracetamol2. Cimegripe criança (32 mg/mL)
O Cimegripe criança também é uma suspensão oral pode ser usado em crianças com mais de 11 kg ou 2 anos de idade e contém apenas o paracetamol 32 mg/mL.
A dose recomendada do Cimegripe criança varia de acordo com o peso da criança, que inclui:
Para dar o Cimegripe criança deve-se utilizar o copo dosador, enchendo até o nível, em mL, que corresponde ao peso da criança.
A dose de Cimegripe criança suspensão oral de 32 mg/mL não deve ultrapassar 5 administrações em um período de 24 horas.
3. Cimegripe gotas
O Cimegripe gotas contém paracetamol 100 mg/mL, maleato de clorfeniramina 2 mg/mL e cloridrato de fenilefrina 2 mg/mL.
As doses do Cimegripe gotas variam de acordo com a idade e incluem:
- Crianças de 2 a 4 anos: 20 a 30 gotas, de 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica;
- Crianças de 4 a 6 anos: 30 a 40 gotas, de 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica.
O Cimegripe gotas não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade e o tempo de tratamento depende da avaliação e orientação do pediatra.
Leia também: Fenilefrina: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/fenilefrinaPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Cimegripe infantil são coceira ou vermelhidão no corpo ou reações alérgicas. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.
Por conter paracetamol, o Cimegripe infantil quando utilizado em doses maiores do que as recomendadas pode causar intoxicação no fígado e hepatite medicamentosa.
No caso de reações alérgicas ou hepatite medicamentosa, seve-se levar o bebê ou a criança ao pronto socorro imediatamente.
Leia também: Hepatite medicamentosa: o que é, causas, sintomas e tratamento tuasaude.com/hepatite-medicamentosaQuem não deve usar
O Cimegripe infantil não deve ser usado por bebês ou crianças que têm alergia ao paracetamol, maleato de clorfeniramina ou cloridrato de fenilefrina, ou qualquer outro componente do remédio.
Além disso, não deve ser tomado p or mais de 5 dias para ou ou 3 dias para febre, a não ser que tenha sido indicado pelo pediatra.