Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exercícios para corrigir a cifose

Os exercícios para corrigir a cifose devem fortalecer as costas e a região peitoral, corrigindo a postura cifótica, que consiste em estar na posição de "corcunda", com o pescoço, os ombros e a cabeça inclinados para a frente.

Os exercícios devem ser sempre orientados por um educador físico ou fisioterapeuta para que sejam feitos corretamente para obter os melhores resultados porque podem causar dor nas costas quando realizados de forma indevida. Por isso, se tem cifose e pretende fazer exercícios para corrigir, primeiro tenha uma consulta com um fisioterapeuta para identificar que tipo de cifose possui.

Os exercícios para cifose são importante porque esta alteração da coluna favorece quedas e fraturas, especialmente nos idosos.

Alguns exemplos de exercícios que ajudam a corrigir a cifose postural incluem:

NataçãoNatação
PilatesPilates
Exercícios na academiaExercícios na academia
  • Natação: nadar, especialmente nadar de costas é um bom exercício para cifose porque ajuda a fortalecer os músculos das costas através da movimentação dos braços, contribuindo para melhorar a postura;
  • Remo: ajuda a fortalecer os músculos do peito e realinhar os ombros através da força que o indivíduo tem que fazer para puxar a água;
  • Pilates: ajuda a fortalecer os músculos da coluna e trabalha o equilíbrio muscular, ajudando a corrigir a postura da cifose;
  • Exercícios na academia: ajudam a fortalecer os músculos do peito e das costas, ajudando a melhorar a postura.

Os exercícios aeróbicos como caminhada, corrida ou bicicleta também podem ajudar no tratamento da cifose porque melhoram a capacidade respiratória do individuo, que geralmente é diminuída em quem tem cifose.

Fisioterapia para cifose

A fisioterapia é muito importante no tratamento da cifose pois ela usa vários exercícios e métodos como:

  • Reeducação Postural Global. Veja também alguns exercícios para melhorar a postura;
  • Exercícios de flexão e extensão da coluna e tronco;
  • Estabilização do tronco;
  • Exercícios de alongamento;
  • Exercícios respiratórios;
  • Exercícios de fortalecimento muscular;
  • Mobilização das articulações.

Estes exercícios e técnicas promovem a correção da coluna, ajudam a fortalecer os músculos, ensinam o paciente a respirar corretamente e a se posicionar de forma correta, para corrigir a cifose e evitar suas consequências.

O paciente com cifose deverá ter sessões de fisioterapia, no mínimo, 1 vez por semana para fazer os exercícios propostos pelo fisioterapeuta, alinhando a coluna, fortalecendo os músculos, melhorando a flexibilidade e aliviando as dores.

Saiba mais sobre o tratamento da cifose em: Como tratar a cifose.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...