Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Como fazer cera caseira para depilação

Março 2020

Fazer a depilação em casa é uma ótima opção para as pessoas que não conseguem ir ao salão de beleza ou às clínicas de estética, já que pode ser feita em qualquer momento do dia, além de poder ter menor custo, uma vez que a cera é preparada com ingredientes de preço mais acessível e, caso seja feita em excesso, pode ser armazenada em um pote de vidro com tampa e ser aquecida em banho maria na próxima utilização.

A cera caseira para depilação é feita principalmente com açúcar refinado e limão, no entanto também pode ser preparada com mel ou com maracujá, por exemplo, que ajuda a deixar a pele menos irritada após a depilação. Uma boa dica para facilitar a depilação com cera e torná-la menos dolorida é colocar um pouquinho de talco antes da depilação porque o talco evita que a cera fique muito colada na pele, ficando colada somente nos pelos, diminuindo a dor e a irritação da pele.

Além disso, é importante fazer o teste do toque cerca de 24 horas antes da depilação caseira, principalmente se for a primeira vez, para verificar se há desenvolvimento de reação alérgica. Para isso, deve-se preparar a cera, experimentar em uma pequena área do corpo e observar se houve o desenvolvimento de algum sinal ou sintoma nas 24 horas seguintes. Antes de realizar a depilação, é importante também verificar a temperatura da cera, pois caso esteja muito quente, pode queimar a pele.

Como fazer cera caseira para depilação

Algumas opções de receitas de ceras caseiras para depilação são:

1. Açúcar e limão

Ingredientes

  • 4 xícaras de açúcar refinado branco;
  • 1 xícara de suco de limão puro (150 mL);
  • 3 colheres de sopa de água.

Modo de preparo

Colocar o açúcar e a água em uma panela e mexer em fogo médio até que o açúcar derreter. Assim, que o açúcar começar a derreter, deve-se acrescentar o suco de limão aos poucos ao mesmo tempo de continua mexendo. A cera vai estar pronta quando estiver com a aparência de um caramelo, que não esteja muito líquido.

Para saber se a cera está no ponto certo, o que se pode fazer é colocar um pouco da cera em um prato e esperar esfriar. Em seguida, com os dedos em forma de pinça, tocar na cera e verificar se está repuxando. Caso não esteja, deve-se voltar a mexer a mistura no fogo médio até atingir o ponto certo.

A quantidade de suco de limão depende da umidade do ar ou do calor ambiente, por isso adicione o suco aos poucos para ir verificando a consistência correta da cera. Se colocar muito suco é possível que a cera fique muito líquida, e se colocar pouco suco o caramelo pode ficar muito espesso dificultando o uso da cera.

2. Açúcar e mel

Ingredientes

  • 2 xícaras cheias de açúcar refinado;
  • 1 colher de sobremesa de mel;
  • 1 xícara de suco de limão puro (150 mL);
  • 1 colher de sopa de água.

Modo de preparo

O preparo dessa cera é semelhante à da anterior, sendo recomendado acrescentar em uma panela em fogo médio a água, o açúcar e o mel e mexer até o açúcar começar a derreter. Em seguida, acrescentar aos poucos o suco de limão ao mesmo tempo que a mistura continua a ser mexida.

Quando a cera estiver repuxando, significa que está no ponto. Antes de usar, é importante deixar esfriar um pouco para evitar que queime a pele.

3. Açúcar e maracujá

Ingredientes

  • 2 xícaras de suco de maracujá coado;
  • 4 xícaras de açúcar refinado.

Modo de preparo

Em fogo médio, colocar o açúcar em uma panela e mexer até que o açúcar comece a derreter. Em seguida, adicionar aos poucos o suco de maracujá enquanto mexe o açúcar. Continuar mexendo até ferver e ganhar a consistência desejada. Em seguida, deixar esfriar um pouco antes de utilizar.

Como fazer a depilação caseira

Para fazer a depilação em casa, deve-se aplicar uma fina camada de cera morna no sentido de crescimento dos pelos usando uma espátula ou palito de picolé, e depois colocar o papel de depilação e retirar logo em seguida no sentido contrário ao do crescimento dos  pelos. Para remover os vestigos de cera que podem ficar na pele, pode tentar tirar com o papel da depilação ou lavar a pele com água.

Após a depilação com cera, é indicado não expor a área ao sol e nem usar hidratantes ou desodorantes no mesmo dia, já que pode desencadear irritação local.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem