Como fazer cera caseira para depilação

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
abril 2022

Fazer cera para depilação em casa é uma ótima opção, pois além de utilizar produtos naturais, que proporcionam maciez e brilho à pele, tem menor custo, uma vez que a cera é preparada com ingredientes encontrados com facilidade e com preço mais acessível. 

A maior parte das receitas de cera caseira é feita utilizando-se açúcar refinado ou mascavo, ao qual podem ser acrescentados outros ingredientes, como mel ou maracujá, que ajudam a deixar a pele menos irritada após o tratamento. Uma boa dica para facilitar a depilação com cera e deixar a pele menos irritada é aplicar um pouco de talco antes de iniciar, pois evita que a cera fique muito grudada, diminuindo a dor durante o procedimento. 

Além disso, é fundamental realizar alguns cuidados antes da depilação, como fazer o teste do toque cerca de 2 horas antes, para verificar se há risco de alergia, hidratar a pele diariamente e realizar esfoliação na região que se deseja depilar.

Algumas opções de receitas de ceras caseiras para depilação em casa são:

1. Açúcar e mel

A cera com açúcar e mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além de proporcionar hidratação e maciez à pele. 

Ingredientes

  • 2 xícaras cheias de açúcar refinado ou mascavo;
  • 1 colher de sobremesa de mel;
  • 1 colher de sopa de água.

Modo de preparo

Colocar em uma panela a água, o açúcar e o mel e mexer, em fogo médio, até o açúcar começar a derreter. Quando a cera estiver repuxando, significa que atingiu o ponto adequado.

Antes de usar, é importante deixar esfriar um pouco para evitar queimaduras na pele. 

2. Açúcar e maracujá

A cera de açúcar e maracujá é uma excelente opção para eliminar o pelos de forma eficiente, além de proporcionar à pele um efeito calmante e de hidratação profunda.

Ingredientes

  • 2 xícaras de suco de maracujá coado;
  • 4 xícaras de açúcar refinado.

Modo de preparo

Em fogo médio, colocar o açúcar em uma panela e mexer até que comece a derreter. Em seguida, adicionar aos poucos o suco de maracujá, sem parar de mexer, para que não o açúcar não cristalize. Quando a mistura atingir o ponto de fervura, retirar do fogo e continuar mexendo, até que a cera esteja com brilho intenso, mas ainda líquida. Em seguida, deixar esfriar por 30 minutos antes de aplicar sobre a pele. Caso a depilação seja feita em uma área maior, é possível aumentar a quantidade dos ingredientes, mantendo a proporção de cada item. 

Como fazer a depilação caseira

Para fazer a depilação em casa e obter o melhor resultado, é importante seguir alguns passos:

  1. Aplicar uma fina camada de cera morna no sentido de crescimento dos pelos usando uma espátula ou palito de madeira;
  2. Colocar o papel de depilação sobre a cera e, suavemente, passar o dedo sobre o papel, para uma maior aderência, por volta de 5 a 10 segundos;
  3. Retirar a cera no sentido contrário ao do crescimento dos pelos. 

É recomendado que a aplicação da cera seja feita apenas 1 a 2 vezes no local, para não causar irritação na pele.

Para remover os vestígios de cera que podem permanecer na pele, é indicado retirar com o papel de depilação ou aplicar, com um algodão, um óleo de amêndoas doces, por exemplo.

Cuidados após a depilação

Os cuidados após a depilação são fundamentais para manter a integridade da pele e ajudar na renovação celular. Dentre eles, estão:

  • Aplicar uma loção calmante: a irritação da pele, causada pela depilação, pode provocar coceira no local onde foi realizado o tratamento. Uma ótima opção é o chá de camomila gelado que alivia os efeitos do tratamento, além de proporcionar frescor à pele. Para fazer a loção, é preciso ferver 2 xícaras de água e 2 sachês de chá de camomila e esperar esfriar. Em seguida, aplicar a loção gelada por toda região que deseja tratar com o auxílio de um algodão ou um frasco spray. Conheça outros benefícios da camomila para a pele;
  • Evitar lavar a região com água muito quente: a água quente pode aumentar a irritação da pele e causar manchas. É recomendado lavar o local com água morna ou fria, pois auxilia na melhora da dor;
  • Hidratar a pele: a hidratação diária aumenta a nutrição e mantém a integridade da pele. Confira como preparar 5 hidratantes para o corpo;
  • Realizar esfoliação da pele 1x por semana: a eliminação de células mortas, presentes na primeira camada da pele, ajuda na penetração dos ativos naturais e auxilia na eliminação mais eficiente e menos dolorosa dos pelos. Confira 4 opções de esfoliantes caseiros.

É fundamental que, após o procedimento, seja aplicado o protetor solar na área que foi tratada, pois a depilação provoca uma leve descamação na pele, eliminando a camada mais externa, podendo provocar um risco aumentado de queimaduras e surgimento de manchas.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em abril de 2022.

Bibliografia

  • EDIRIWEERA, E.; PREMARATHNA, N. Medicinal and cosmetic uses of Bee’s Honey - A review. Ayu. Vol 33. 2; 178-182, 2012
  • THOKCHOM Rocky et al . . Production Preference and Importance of Passion Fruit (Passiflora Edulis): A Review. Journal of Agricultural Engineering and Food Technology. 4. 1; 27-30, 2017
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).