A cárie no dente é uma infecção causada pela ação de ácidos produzidos por bactérias naturalmente presentes na boca, causando sintomas como dor, manchas e sensibilidade nos dentes, por exemplo.
Conforme o tipo de cárie, a pessoa também pode apresentar mau hálito ou gosto ruim na boca, gengivas vermelhas, inchadas ou sangramento ao redor do dente afetado, rosto inchado ou febre.
Leia também: Mau hálito: 13 principais causas e o que fazer tuasaude.com/9-motivos-do-mau-halitoNa presença de sinais e sintomas indicativos de cárie no dente, é importante consultar o dentista. Assim, este especialista poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento, que normalmente é feito através de uma limpeza e uma restauração, por exemplo.
Sintomas de cárie
Os principais sintomas de cárie no dente são:
- Dor de dente;
- Presença de furinhos em um ou mais dentes;
- Manchas brancas, marrons ou pretas no dente;
- Sensibilidade nos dentes;
- Furos ou buracos nos dentes;
- Mau hálito ou gosto ruim na boca.
Em casos de cárie avançada, a pessoa também pode apresentar gengivas vermelhas, inchadas ou sangramento ao redor do dente afetado, rosto inchado ou febre.
Cárie infantil
A cárie infantil é uma condição muito comum que afeta crianças e adolescentes, sendo geralmente causada pela ação de ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. Esses ácidos corroem, danificando o esmalte dos dentes
A cárie infantil pode acontecer devido à alta ingestão de açúcares e baixa qualidade na higiene oral, comum nesta idade.
As crianças também são mais suscetíveis à cárie, porque o esmalte dos dentes de leite são mais sensíveis e menos resistentes ao ácido.
Outra causa importante é a prática de dar a bebês mamadeiras com líquidos açucarados, como leite, fórmula infantil, suco ou chás açucarados na hora de dormir. Assim, esses líquidos permanecem nos dentes por horas, alimentando as bactérias que causam a cárie.
Leia também: Cárie de mamadeira: o que é, sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/carie-de-mamadeiraTipos de cárie
Os tipos de cárie no dente são:
1. Cárie inativa
A cárie inativa corresponde a uma área de deterioração no dente que parou de progredir e que está em uma fase de equilíbrio ou reparo natural de de minerais no esmalte dentário, conhecido como remineralização.
A cárie inativa apresenta características como lesão branca ou castanha, brilhante e lisa.
2. Cárie inicial
A cárie inicial, também chamada de cárie branca, é caracterizada pelo estágio inicial da deterioração no dente, afetando apenas o esmalte do dente e, muitas vezes, é reversível
Na fase inicial, muitas vezes a cárie não causa qualquer sintoma, mas pode provocar apenas o surgimento de manchas brancas opacas, marrons ou amareladas nos dentes, perto da linha da gengiva.
3. Cárie profunda
A cárie profunda, ou cárie avançada, acontece quando essa condição afeta a parte mais interna do dente, a polpa.
Por atingir a região do dente que contém nervos e vasos sanguíneos, esta fase da cárie pode causar sintomas como dor forte e contínua, manchas escuras ou pretas e inchaço.
Como confirmar se é cárie
A confirmação da cárie no dente é feita pelo dentista, por meio de visualização com instrumentos específicos.
Na suspeita de cárie, o dentista pode solicitar a realização de um raio-X, para confirmar o local e o grau de deterioração do dente.
O que causa cárie
A cárie é causada pela ação de ácidos produzidos por bactérias naturalmente presentes na boca.
Alguns fatores de favorecem a cárie no dente são:
- Falta de higiene oral adequada;
- Consumo frequente de alimentos açucarados e/ou ácidos;
- Deficiência de flúor;
- Boca seca (xerostomia);
- Condições como refluxo gastroesofágico ou transtornos alimentares, como anorexia e bulimia.
Apesar de ser causada por uma bactéria, a cárie não é transmitida de pessoa para pessoa por meio de beijos ou compartilhamento de objetos.
No entanto, as bactérias que causam a cárie podem passar de uma pessoa para outra através do beijo, podendo levar ao desenvolvimento de cárie dentária e a outros problemas bucais.
Tratamento para cárie no dente
O tratamento da cárie no dente, varia conforme o estágio dessa lesão, podendo incluir:
- Aplicação de flúor, por meio de pasta de dente ou verniz de flúor no consultório, em casos de cárie inicial;
- Melhora na alimentação e da higiene oral, nos casos iniciais;
- Restauração, em casos de cárie avançada;
- Tratamento de canal, em casos de cárie avançada, quando os nervos são afetados.
No estágio mais grave da cárie e se o tratamento de canal não for possível ou se o dano for muito extenso, o dentista pode recomendar a extração do dente. Veja mais sobre como eliminar cáries dos dentes.
Quando o dente permanente é extraído, pode ser substituído por uma prótese dentária, para manter a mastigação, a fala, a nutrição adequadas e a autoestima da pessoa.
Leia também: Prótese dentária: o que é, tipos, indicações (e cuidados) tuasaude.com/protese-dentariaComo prevenir
Alguns cuidados importantes para prevenir a cárie são:
- Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, onde o ideal é escovar após cada refeição, sempre que possível, e obrigatoriamente de manhã e antes de dormir;
- Passar o fio dental diariamente, principalmente antes de dormir;
- Diminuir a quantidade e frequência de ingestão de açúcares;
- Beber bastante água ao longo do dia;
- Priorizar pasta de dente com flúor sempre que escovar os dentes;
- Mastigar chiclete sem açúcar, na presença de condições que causam secura na boca, porque pode ajudar a aumentar o fluxo de saliva na boca.
Além disso, é aconselhado ir ao dentista a cada 6 meses, para ajudar a detectar precocemente possíveis cáries e fazer uma limpeza nos dentes, removendo a placa bacteriana.
Confira os alimentos que ajudam a evitar as cáries assistindo ao vídeo a seguir: