A candidíase de repetição é caracterizada pela ocorrência de 4 ou mais episódios de infecção pelo fungo Candida no mesmo ano. Este tipo de candidíase pode também ser conhecido como candidíase recorrente ou crônica.
Normalmente, a candidíase torna-se crônica quando a sua causa não é eliminada, sendo uma situação comum nos casos de enfraquecimento do sistema imune ou quando o tratamento não é realizado corretamente.
A candidíase acontece tanto em mulheres, quanto em homens e pode provocar sintomas na região genital, mas também na boca e até no intestino. Na presença de sintomas sugestivos de candidíase, especialmente se forem recorrentes, é importante consultar um clínico geral, ginecologista ou urologista, para iniciar o tratamento mais adequado.

Principais sintomas
Os sintomas da candidíase de repetição são os mesmos da candidíase comum, com a diferença de que os episódios de candidíase recorrente acontecem pelo menos 4 vezes ao ano.
Os principais sinais e sintomas de candidíase são:
- Irritação e coceira na região genital;
- Dor durante o contato íntimo;
- Corrimento branco;
- Placas esbranquiçadas no pênis.
Na presença de sinais e sintomas de candidíase, é importante que o médico seja consultado para que seja feita uma avaliação dos sintomas e, assim, ser possível realizar exames que confirmem a infecção e iniciar o tratamento. Saiba mais sobre os sintomas de de candidíase genital.
Causas da candidíase de repetição
A candidíase de repetição é mais frequente em pessoas que possuem o sistema imunológico mais comprometido ou que não realizaram o tratamento da candidíase corretamente. Porém, também existem outros fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver candidíase recorrente, como:
- Excesso de estresse;
- Diabetes descompensada;
- Alimentação rica em açúcar;
- Higienização íntima inadequada;
- Uso recorrente de antibióticos.
Além disso, usar de roupas íntimas de tecido sintético ou muito apertadas também pode favorecer a proliferação do fungo Candida, levando ao aparecimento repetitivo da candidíase. Veja mais sobre as causas da candidíase.
Candidíase crônica na gravidez
A candidíase crônica é relativamente comum na gravidez devido às alterações hormonais desse período, que interferem no bom funcionamento do sistema imunológico e no pH da vagina, tornando mais fácil o desenvolvimento de candidíase.
O tratamento para candidíase crônica na gravidez deve ser iniciado o mais rápido possível sob indicação do ginecologista e do obstetra, de forma a evitar a transmissão para o bebê durante o parto.
Como é feito o tratamento
O tratamento para candidíase de repetição deve ser feito com a orientação de um médico, já que antes de se começar a utilizar algum medicamento é importante realizar um antifungigrama. Esse exame que tem como objetivo identificar a quais remédios a Candida é sensível, facilitando a escolha do medicamento mais adequado.
De forma geral, é indicado o uso de Fluconazol oral por cerca de 6 meses, no entanto outros antimicrobianos podem ser indicados tanto na forma oral quanto na forma de pomadas ou cremes.
É importante que o tratamento seja feito conforme a indicação do médico, mesmo que os sintomas tenham desaparecido alguns dias após o início do tratamento, pois assim é possível garantir o combate dos fungos que estão em excesso, evitando que os sintomas de candidíase voltem a surgir.
Cuidados durante o tratamento
Além do uso de medicamentos indicados pelo médico, e para garantir o sucesso do tratamento, também é importante adotar alguns cuidados, como:
- Diminuir o consumo de doces, pois o açúcar favorece o crescimento do fungo;
- Evitar usar roupas muito apertadas e de tecido sintético;
- Realizar a higienização da região íntima de maneira adequada;
- Secar bem a região íntima;
- Praticar atividades físicas regulares.
Durante a avaliação dos sintomas pelo médico, é também levada em consideração o fator desencadeante da candidíase recorrente, de forma que podem ser indicados outros cuidados específicos para a causa. Veja mais detalhes do tratamento para candidíase.
Tratamento natural
Uma opção de tratamento natural para a candidíase é o banho de assento com bicarbonato, pois promove o equilíbrio do pH da vagina, impedindo a proliferação das espécies de Candida sp. Veja como é feito o tratamento natural para candidíase.
Além do banho de assento, podem ser consumidos alimentos com probióticos, como iogurte, que tem como objetivo reconstituir a flora vaginal, por exemplo, aumentando a concentração dos microrganismos que mantém a saúde do órgão vaginal. Saiba quais são os melhores remédios caseiros para candidíase.
Confira no vídeo a seguir mais dicas para combater a candidíase: