Candidíase de repetição: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em janeiro 2024

A candidíase de repetição é quando a candidíase acontece várias vezes no mesmo ano, podendo a mulher apresentar 4 ou mais episódios de infecção pelo fungo Candida sp.

A candidíase de repetição é mais comum de acontecer em pessoas que possuem o sistema imune mais frágil ou quando o tratamento para candidíase não é realizado corretamente.

A candidíase pode surgir em mulheres e homens e, em caso de suspeita de candidíase de repetição, é importante consultar o clínico geral, ginecologista ou urologista. O tratamento normalmente é feito com antifúngicos e, em homens, também pode envolver a circuncisão.

Imagem ilustrativa número 2

Principais sintomas

Os principais sintomas da candidíase de repetição são:

  • Vermelhidão na região genital;
  • Coceira nas partes íntimas;
  • Desconforto durante a relação sexual;
  • Corrimento branco;
  • Inchaço na região genital;
  • Dor ao urinar.

Os sintomas da candidíase de repetição são os mesmos da candidíase comum, mas tendem a surgir 4 ou mais vezes ao ano, mesmo quando o tratamento é feito de acordo com a orientação do médico. Conheça mais sintomas de candidíase genital.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da candidíase de repetição é feito pelo ginecologista ou urologista levando em consideração os sintomas e a análise de secreções da região genital, que podem indicar a infecção pelo fungo Candida sp.

Além disso, o médico também pode indicar outros exames, como o hemograma e dosagem de glicose e/ou ferritina no sangue, para identificar doenças como deficiência de ferro e diabetes, que podem contribuir para o retorno da candidíase.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para investigar a possibilidade de candidíase de repetição:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Causas da candidíase de repetição

A candidíase de repetição normalmente acontece pelos fungos Candida albicans, Candida glabrata, Candida krusei, Candida tropicalis e Candida parapsilosis, sendo mais comum em caso de: 

  • Excesso de estresse;
  • Diabetes descompensada;
  • Alimentação rica em açúcar;
  • Higienização íntima inadequada;
  • Uso recorrente de antibióticos;
  • Problemas da imunidade;
  • Terapia de reposição hormonal;
  • Tratamento inadequado para candidíase.

Além disso, usar roupas íntimas de tecido sintético ou muito apertadas também pode favorecer a proliferação do fungo Candida sp., levando ao aparecimento repetitivo da candidíase. Veja mais sobre as causas da candidíase.

Candidíase crônica na gravidez

A candidíase crônica é relativamente comum na gravidez devido às alterações hormonais desse período, que interferem no bom funcionamento do sistema imunológico e no pH da vagina, tornando mais fácil o desenvolvimento de candidíase.

O tratamento para candidíase crônica na gravidez deve ser iniciado o mais rápido possível sob indicação do ginecologista e do obstetra, de forma a evitar a transmissão para o bebê durante o parto.

Como é feito o tratamento

O tratamento mais indicado para candidíase de repetição é feito com fluconazol por via oral uma vez a cada 3 dias, sendo repetido por 3 vezes e, depois, tomado uma vez na semana por 6 meses. Outras opções incluem pomadas ou pessários com antifúngicos como clotrimazol ou nistatina, que algumas vezes podem ser indicados pelo médico.

No entanto, o tratamento deve ser feito com a orientação do médico, que leva em consideração a espécie de Candida sp. identificada nos exames e a sua sensibilidade aos antifúngicos. Além disso, mesmo que os sintomas tenham desaparecido é importante completar o tratamento para evitar o retorno da candidíase.

Em homens, para tratar a candidíase de repetição o médico pode indicar a circuncisão, para permitir que a candidíase melhore e evitar novos episódios, além do uso de medicamentos antifúngicos. Entenda o que é e como é feita a circuncisão.

Tratamento natural

Uma opção de tratamento natural para a candidíase é o banho de assento com bicarbonato, pois promove o equilíbrio do pH da vagina, impedindo a proliferação das espécies de Candida sp. Veja como é feito o tratamento natural para candidíase.

Além do banho de assento, podem ser consumidos alimentos probióticos, como iogurte, que tem como objetivo reconstituir a microbiota genital, por exemplo, aumentando a concentração dos microrganismos que mantém a saúde do órgão genital. Saiba quais são os melhores remédios caseiros para candidíase.

Confira no vídeo a seguir mais dicas para combater a candidíase:

youtube image - Como CURAR NATURALMENTE a candidíase

Cuidados durante o tratamento

Para garantir o sucesso do tratamento indicado pelo médico, em caso de candidíase de repetição são importante cuidados, como:

  • Diminuir o consumo de doces, pois o açúcar favorece o crescimento do fungo;
  • Evitar usar roupas muito apertadas e de tecido sintético;
  • Realizar a higienização da região íntima de maneira adequada;
  • Secar bem a região íntima;
  • Praticar atividades físicas regulares. 

Durante a avaliação dos sintomas pelo médico, é também levada em consideração o fator desencadeante da candidíase recorrente, de forma que podem ser indicados outros cuidados específicos para a causa. Veja mais detalhes do tratamento para candidíase.