Exame CEA: para que serve e como entender o resultado

O exame CEA serve para verificar os níveis do antígeno carcinoembrionário (CEA) no sangue, uma proteína que pode ser produzida em níveis anormais em caso de alguns tumores, como o câncer colorretal e da tireoide, e doenças, como gastrite e diabetes. 

Este marcador tumoral é indicado principalmente para acompanhar a resposta do câncer colorretal ou da tireoide ao tratamento e auxiliar na identificação do tumor em caso do seu retorno após a remoção por cirurgia, por exemplo.

Leia também: Marcadores tumorais: o que são, para que servem e tipos (com tabela) tuasaude.com/marcadores-tumorais

Em caso de alterações no exame CEA, especialmente se surgirem sintomas como perda de peso ou diarreia, é recomendado consultar o oncologista ou clínico geral. Embora nem sempre níveis elevados sejam indicativos de câncer, podem indicar outras doenças que necessitem de tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O exame CEA é indicado para:

  • Acompanhar a resposta ao tratamento com cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia, em caso de câncer colorretal ou da tireoide, por exemplo;
  • Confirmar se o câncer colorretal ou da tireoide foi completamente removido após a cirurgia;
  • Identificar se o câncer colorretal ou da tireoide retornou após o tratamento com cirurgia.

Além disso, o exame CEA algumas vezes pode ser usado para auxiliar na avaliação do acúmulo de líquido no abdome, conhecido como ascite, ou pulmões, neste caso, chamado de derrame pleural, podendo ser indicativo de tumores ou metástases.

Como entender o resultado

Os valores de CEA no sangue considerados normais são:

  • Em fumantes: até 5,0 ng/mL;
  • Em não-fumantes: até 3,0 ng/mL.

No entanto, o valor de referência para o exame CEA pode variar de acordo com o laboratório, sendo importante também levar em consideração se a pessoa é ou não fumante para a interpretação correta do resultado.

É comum os níveis de CEA no sangue estarem aumentados em algumas pessoas sem qualquer alteração maligna, no entanto quando o valor é maior que 20 ng/mL, pode ser indicativo de câncer com possíveis metástases.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas de CEA aumentado

Além do câncer de cólon ou da tireoide, o resultado do exame CEA pode estar aumentado em caso de:

  • Fumantes;
  • Gastrite;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Diabetes;
  • Infecções pulmonares;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Outros tumores, como câncer de pâncreas, mama ou pulmão.

Assim, níveis elevados de CEA no sangue nem sempre são indicativos de tumores e o médico normalmente indica outros exames para confirmar o diagnóstico. Conheça os principais exames que detectam o câncer.