Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais causas do Câncer de Boca e o que Fazer

Alguns dos fatores determinantes para o surgimento do câncer de boca são o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarro, exposição solar, HPV na boca, além de má higiene da boca ou utilização de prótese dentária mal adaptada.

O câncer de boca é um tipo de tumor, diagnosticado pelo dentista, que pode surgir na língua, no céu da boca, nas gengivas, nas bochechas, nos lábios ou na garanta, produzindo sintomas como feridas que não cicatrizam, dificuldade para mastigar ou manchas vermelhas, por exemplo.

Este é um dos tipos de câncer mais comuns no mundo, e frequentemente afeta homens com mais de 45 anos de idade e pode ser fatal quando não tratado.

O que pode causar câncer de boca 

O câncer de boca pode ser causado por algumas situações comuns como cigarro, que inclui o uso de cahimbo, charuto ou mesmo o ato de mascar fumo, porque a fumaça contém substâncias cancerígenas, como alcatrão, benzopirenos e aminas aromáticas. Além disso o aumento da temperatura na boca facilita uma agressão da mucosa oral, que a torna ainda mais exposta a estas substâncias.  

O excesso de bebidas alcoólicas também está relacionado ao câncer bucal embora não se saiba exatamente qual mecanismo causador, sabe-se que o álcool facilita a entrada dos resíduos do etanol, como os aldeídos, pela mucosa da boca favorecendo as alterações celulares. 

A exposição solar nos lábios, sem proteção apropriada, como batons ou bálsamos com fator de proteção solar, também é um dos fatores que influenciam o desenvolvimento do câncer nos lábios, que é muito comum no Brasil, e que afeta especialmente pessoas de pele clara, que trabalham expostas ao sol.

Além disso, a alimentação também favorece a instalação desse tipo de câncer, sendo os alimentos mais causadores de inflamações os alimentos de origem animal como carne e gordura, enquanto que os vegetais e as frutas ajudam o corpo a se defender dessa doença. 

A infecção pelo vírus HPV na região da boca também parece aumentar o risco de câncer bucal, e por isso para se proteger desse vírus é necessário o uso da camisinha até mesmo durante o sexo oral. 

A má higiene bucal e o uso de prótese dentária mal adaptada também são fatores que facilitam o desenvolvimento de câncer na boca, mas em menor escala. 

Como identificar 

Principais causas do Câncer de Boca e o que Fazer
Principais causas do Câncer de Boca e o que Fazer

A melhor forma de identificar o câncer de boca é ficar atento à saúde da boca, e observar se existem alterações nos lábios, bochechas, língua ou céu da boca. 

O câncer de boca nem sempre doí especialmente na fase inicial, começando a doer numa fase mais avançada. O sintomas que a pessoa pode perceber podem demorar meses para aparecer, mas o dentista é capaz de suspeitar de alguma alteração importante, e por isso é importante ir ao dentista no mínimo 1 vez ao ano. 

Os sintomas inicias do câncer de boca incluem:

  • Ferida na boca que demora mais de 2 semanas para cicatrizar;
  • Presença de um nódulo dentro da boca, que pode não provocar dor;
  • Manchas brancas ou vermelhas na língua, bochechas, céu da boca ou debaixo da língua;
  • Dor na garganta que não melhora.

Além disso, outros sintomas que podem aparecer com o tempo são dor constante na boca, sensação de que os dentes estão soltos e perda de dentes sem razão aparente. Saiba mais detalhes dos Sintomas de câncer de boca

O que fazer 

Em caso de suspeita, ou na presença de algum destes sintomas deve consultar um dentista para fazer um exame bucal ou, caso seja necessário, fazer uma biópsia para despistar o diagnóstico de câncer e iniciar o tratamento adequado, porque pode ser apenas uma lesão benigna. 

O tratamento para câncer de boca deve ser feito por um dentista ou um oncologista e, normalmente, é iniciado com cirurgia para retirada das células de câncer da boca, garganta ou lábios. Porém, devido à localização do tumor ou à gravidade do caso, pode não ser possível remover todas as células cancerígenas e, por isso, pode ser necessário utilizar radioterapia ou quimioterapia para eliminar as células restantes.

Normalmente, quando o câncer de boca é diagnosticado numa fase inicial, as chances de cura são grandes. Veja mais detalhes do Tratamento para câncer na boca.

Como prevenir o câncer de boca 

Para prevenir o câncer de boca é recomendado evitar todos os fatores de risco, e ter bons hábitos de higiene oral. Para isso é necessário:

  • Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, com escova de dentes e creme dental com flúor;
  • Comer alimentos saudáveis, como frutas, legumes e cereais, evitando comer carnes e alimentos processados diariamente; 
  • Usar camisinha em todas as relações sexuais, até mesmo no sexo oral, para evitar a contaminação com o HPV;
  • Não fumar e não ficar muito exposto à fumaça do cigarro;
  • Beber bebidas alcoólicas de forma moderada;
  • Usar batom ou bálsamo labial com fator de proteção solar, principalmente se trabalhar exposto ao sol. 

Além disso, é recomendado tratar precocemente qualquer alteração nos dentes, e seguir todas as orientações do dentista, sendo importante ainda não usar prótese dentária ou aparelho ortodôntico móvel de outra pessoa, porque eles podem causar áreas de maior pressão, que comprometem a mucosa oral, facilitando a entrada de substâncias nocivas. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar