Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais causas do Câncer de Boca e o que Fazer

O câncer de boca é um tipo de tumor, diagnosticado pelo dentista, que pode surgir na língua, no céu da boca, nas gengivas, nas bochechas, nos lábios ou na garanta, produzindo sintomas como feridas que não cicatrizam, dificuldade para mastigar ou manchas vermelhas, por exemplo.

O câncer de boca nem sempre doí especialmente na fase inicial, começando a doer numa fase mais avançada. É um tipo de câncer que tem cura através de radioterapia, quimioterapia e cirurgia, que podem ser utilizadas separadamente ou combinadas, dependendo da gravidade do caso.

Principais sintomas 

Principais causas do Câncer de Boca e o que Fazer
Principais causas do Câncer de Boca e o que Fazer

Os sintomas inicias do câncer de boca incluem:

  • Ferida na boca que demora mais de 2 semanas para cicatrizar;
  • Presença de um nódulo dentro da boca, que pode não provocar dor;
  • Manchas brancas ou vermelhas na língua, bochechas, céu da boca ou debaixo da língua;
  • Dor na garganta que não melhora.

Além disso, outros sintomas que podem aparecer com o tempo são:

  • Dor constante na boca;
  • Dificuldade para mastigar ou engolir;
  • Alterações da voz ou dificuldade para falar;
  • Inchaço das ínguas do pescoço;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Sensação de que os dentes estão soltos;
  • Perda de dentes sem razão aparente.

Na presença de algum destes sintomas deve consultar um dentista para fazer um exame bucal ou, caso seja necessário, fazer uma biópsia para despistar o diagnóstico de câncer e iniciar o tratamento adequado, porque pode ser apenas uma lesão benigna. 

Principais causas 

Alguns dos fatores determinantes para o surgimento do câncer de boca são o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarro, além de má higiene da boca ou utilização de prótese mal adaptada. Além disso, a infecção por HPV devido a sexo oral também pode levar a câncer de boca. 

Este é um dos tipos de câncer mais comuns no mundo, e frequente afeta homens com mais de 45 anos de idade e pode ser fatal quando não tratado.

Como é feito o tratamento 

O tratamento para câncer de boca deve ser feito por um dentista ou um oncologista e, normalmente, é iniciado com cirurgia para retirada das células de câncer da boca, garganta ou lábios.

Porém, devido à localização do tumor ou à gravidade do caso, pode não ser possível remover todas as células cancerígenas e, por isso, pode ser necessário utilizar radioterapia ou quimioterapia para eliminar as células restantes.

Normalmente,  quando o câncer de boca é diagnosticado numa fase inicial, as chances de cura são grandes. Veja mais detalhes do Tratamento para câncer na boca.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...