Quando é o período fértil: antes ou depois da menstruação

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
setembro 2021

Nas mulheres que têm um ciclo menstrual regular, de 28 dias, o período fértil inicia-se no 11º dia, a partir do primeiro dia em que ocorre a menstruação e dura até ao 17º dia, sendo esses os melhores dias para engravidar. Porém, em mulheres com menstruação irregular, o cálculo do período fértil deve-se fazer tendo em consideração os últimos 12 meses do ciclo.

Além disso, em caso de menstruação irregular, é importante saber identificar alguns sinais e sintomas que podem surgir que são indicativos do período fértil, como presença de muco vaginal semelhante à clara de ovo e pouco espesso, pequeno aumento da temperatura corporal, aumento da libido e desconforto no baixo ventre.

Dessa forma, é possível saber que o período fértil está próximo e, assim, fazer o cálculo para saber a data exata, bem como o período de ovulação.

Período fértil na menstruação regular

Em mulheres que têm um período menstrual regular, a ovulação ocorre por volta do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias, e o período fértil acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data.

Por exemplo,se a menstruação tiver vindo no dia 10, o período fértil da mulher depois da menstruação será entre os dias 20 e 26, e o dia mais fértil será o dia 23, pois será a data central do período fértil.

Calculadora do período fértil

Coloque os seus dados na calculadora a seguir e saiba quando será o seu próximo período fértil para aumentar as chances de engravidar:

Erro
Erro

Período fértil na menstruação irregular

O período fértil no ciclo irregular é difícil de determinar e os seus cálculos não são seguros para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como a menstruação não surge sempre nos mesmos dias, as contas podem ser erradas.

Porém, é possível ter uma ideia do período fértil em caso de ciclo irregular, anotando, durante um ano, a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

Por exemplo: Se o ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.

Uma forma mais rigorosa de determinar o período fértil para as mulheres que desejam engravidar, é fazer o teste de ovulação, que pode ser encontrado numa farmácia, e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo e aumento do desejo sexual, por exemplo.

Período fértil na mulher que toma anticoncepcional 

A mulher que toma corretamente a pílula anticoncepcional, não tem período fértil e não pode engravidar, enquanto estiver tomando este medicamento. Todavia, se houver esquecimentos na tomada da pílula, a mulher pode engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas.

Perguntas frequentes

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em setembro de 2021. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • THE FERTILITY SOCIETY OF AUSTRALIA. Understanding ovulation and the fertile window. 2018. Disponível em: <https://www.yourfertility.org.au/sites/default/files/2018-08/Understanding_ovualtion_and_the_fertile_window.pdf>. Acesso em 03 dez 2019
  • Murcia-Lora, Jose Maria, Esparza-Encina, María Luisa. The Fertile Window and Biomarkers: A Review and Analysis of Normal Ovulation Cycles. PERSONA Y BIOÉTIC. 15. 2; 133-148, 2011
Mostrar bibliografia completa
  • FACTS FOR FAMILY PLANNING. Understanding Fertility. Disponível em: <https://www.fphandbook.org/sites/default/files/fffpchapter6.pdf>. Acesso em 03 dez 2019
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • PERÍODO FÉRTIL: Como calcular

    03:38 | 2443118 visualizações