Calculadora de frequência cardíaca

Atualizado em janeiro 2024

​A frequência cardíaca é o valor que representa o número de vezes que o coração bate por minuto, sendo considerada normal, em adultos, quando varia, em média, entre 60 e 100 bpm em repouso.

No entanto, esse valor pode variar de acordo com outros fatores, como a idade, o gênero, o nível de atividade física e o histórico de saúde, por exemplo.

Insira seus dados na calculadora para saber qual a frequência cardíaca recomendada para você ou para entender se a sua frequência está adequada, de acordo com a idade:

Erro
anos
Erro
bpm
Erro

Como medir a frequência cardíaca?

Uma forma muito prática e simples de medir a frequência cardíaca consiste em colocar 2 dedos (o indicador e o médio, por exemplo) na parte lateral do pescoço, logo abaixo do osso da mandíbula, e fazer uma ligeira pressão até sentir a pulsação. Depois, deve-se contar o número de vezes que se sente o batimento durante 60 segundos. Esse é o valor da frequência cardíaca.

Antes de medir a frequência cardíaca é muito importante ficar pelo menos 15 minutos em repouso, para evitar que o valor esteja ligeiramente aumentado devido a atividade física.

A frequência cardíaca varia com a idade?

A frequência cardíaca em repouso tende a diminuir com a idade, sendo que no bebê a frequência é considerada normal entre os 120 e os 140 batimentos por minuto, enquanto no adulto é de 60 a 100 batimentos.

O que pode alterar a frequência cardíaca?

Existem várias causas que podem alterar a frequência cardíaca, desde situações comuns, como fazer exercício físico, estar ansioso ou ter consumido alguma bebida energética, até problemas mais graves como ter alguma infecção ou problema cardíaco.

Assim, sempre que for identificada alguma alteração na frequência cardíaca, acima ou abaixo do normal, é importante consultar um clínico geral ou um cardiologista.

Veja as principais causas para a frequência cardíaca aumentada ou diminuída.

Porque é importante avaliar a frequência cardíaca?

A frequência cardíaca é um dos 5 sinais vitais e, por isso, saber se está normal ou alterada é uma boa forma de avaliar a saúde em geral.

No entanto, a frequência cardíaca isolada pode não ser suficiente para identificar algum problema de saúde, sendo também importante analisar outros dados, desde o histórico de saúde de cada pessoa, até à avaliação de outros sinais vitais e a realização de exames.

Leia também: Sinais vitais: quais são, tabela (e como medir) tuasaude.com/sinais-vitais

Quando ir ao médico

É importante consultar um médico quando a frequência cardíaca é acompanhada de sintomas como:

  • Cansaço excessivo;
  • Tonturas ou sensação de desmaio;
  • Palpitações;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor no peito.

Além disso, também é aconselhado procurar ajuda médica quando a alteração da frequência cardíaca surge de forma frequente.