Cafeína em cápsula: o que é, para que serve e como tomar

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
maio 2022

A cafeína em cápsulas, também conhecida como cafeína anidra, é um suplemento alimentar com efeito estimulante, podendo ser indicado melhorar o estado de alerta e o desempenho durante estudos e trabalho. Além disso, a cafeína em cápsulas também pode ser indicada para praticantes de atividades físicas e pessoas que desejam emagrecer, pois favorece a queima de gordura corporal.

As cápsulas de cafeína são obtidas através da extração da cafeína dos alimentos, o que a torna mais concentrada, sendo, portanto, mais potentes do que a cafeína natural. Além disso, a cafeína anidra é absorvida rapidamente pelo organismo e fornece os efeitos estimulantes em poucos minutos após a ingestão, que podem durar até 8 horas.

A cafeína em cápsulas é encontrada em farmácias e lojas de suplementos alimentares e deve ser usada somente sob a recomendação de um médico, ou nutricionista, porque pode causar alguns efeitos colaterais, além de não ser indicada para crianças menores de 12 anos e em algumas situações, como ansiedade, estresse e pressão alta, por exemplo.

Para que serve

A cafeína anidra em cápsulas tem ação direta no cérebro e age bloqueando os efeitos da adenosina, uma substância que provoca cansaço e sono, e aumentando a liberação de neurotransmissores, como adrenalina, noradrenalina, dopamina, glutamato e serotonina, que possuem um efeito estimulante.

Assim, as principais indicações da cafeína anidra em cápsula incluem:

  • Melhorar a atenção e a concentração;
  • Melhorar a memória e a capacidade de aprendizado;
  • Aumentar a força e a resistência muscular;
  • Aumentar o desempenho da atividade física;
  • Diminuir o cansaço e o sono;
  • Melhorar o humor;
  • Diminuir a depressão;
  • Estimular a disposição e o bem-estar;
  • Melhorar o raciocínio e a velocidade processamento da informação;
  • Melhorar a respiração;
  • Diminuir a dor de cabeça;
  • Reduzir a percepção de dor.

Além disso, a cafeína em cápsulas também pode ajudar a emagrecer, porque possui um efeito termogênico, acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. No entanto, para se obter esse benefício, é importante também praticar atividades físicas regularmente e manter uma alimentação saudável, com frutas, vegetais, cereais integrais e proteínas magras. Veja como fazer uma alimentação saudável para emagrecer.

Como tomar

A dosagem e tempo de uso da cafeína anidra em cápsulas varia de acordo com a sensibilidade à cafeína, os objetivos e o estado de saúde da pessoa. No entanto, a recomendação máxima deve ser de 400mg por dia, que pode ser consumida em 1 cápsula de 400 mg, ou dividida em 2 cápsulas de 200 mg, por exemplo.

A cafeína em cápsula deve ser tomada de preferência com 1 copo de água e sempre após o café da manhã e/ou após o almoço, para evitar irritação no estômago. É importante evitar tomar as cápsulas de cafeína à noite, pois podem diminuir a qualidade do sono.

Já para atletas, é recomendado tomar a cafeína em cápsulas 60 minutos antes da atividade física para melhorar o desempenho e a força. Saiba como consumir a cafeína em cápsula para melhorar o desempenho.

É importante ressaltar que a cafeína em cápsulas deve ser usada somente sob a recomendação de um médico, ou nutricionista, porque pode causar alguns efeitos colaterais, além de não ser indicada para crianças menores de 12 anos e em algumas situações, como ansiedade, estresse e pressão alta, por exemplo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do uso da cafeína anidra em cápsula podem ocorrer devido a estimulação do cérebro, e incluem irritabilidade, agitação, insônia, tontura, tremores e batimentos cardíacos acelerados. Também pode ter um efeito irritativo no estômago e intestino, podendo causar dor, enjôo, vômitos e diarréia.

Além disso, a ingestão, de uma única vez, de 1,2 g de cafeína ou mais pode causar convulsões, vômitos, aumento dos batimentos do coração, dificuldade para respirar, tremores e, em alguns casos, óbito.

O consumo da cafeína anidra causa tolerância, e, por isso, podem ser necessárias doses cada vez maiores para se obter o mesmo efeito no início do uso do suplemento, o que pode causar ansiedade, nervosismo, insônia ou batimentos cardíacos acelerados.

A cafeína em cápsula também pode causar dependência, pois algumas pessoas, quando consomem diariamente, podem ter sintomas de abstinência quando seu uso é interrompido, podendo apresentar dor de cabeça, cansaço e irritabilidade. Estes efeitos levam de 2 dias a 1 semana para desaparecerem.

Contraindicações

A cafeína em cápsulas não é indicada para crianças menores de 12 anos, para pessoas com alergia à cafeína, com pressão alta, úlceras no estômago ou que tenham doenças no coração como arritmia cardíaca, por exemplo.

O uso da cafeína anidra deve ser evitado por pessoas que sofrem de insônia, ansiedade, enxaqueca, zumbido e labirintite, pois pode piorar os sintomas.

Além disso, pessoas que usam medicamentos, devem conversar com o médico antes de consumir alimento ou tomar suplementos contendo cafeína, porque alguns medicamentos podem interagir com essa substância, aumentando ou diminuindo o seu efeito.

Outras fontes de cafeína

Além das cápsulas, a cafeína pode ser encontrada de diversas formas, como no próprio café, em bebidas energéticas ou concentrada na forma de pó. Assim, para obter o equivalente a 400mg de cafeína, são necessárias cerca de 4 xícaras de 200 mL de café fresco por dia.

A cafeína também pode ser encontrada em chás, como chá verde e chá preto, no cacau, e em refrigerantes tipo cola. Confira uma lista completa dos alimentos ricos em cafeína

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.

Bibliografia

  • MAYO CLINIC. Drugs and supplements: Caffeine (Oral Route). Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/caffeine-oral-route/proper-use/drg-20137844>. Acesso em 06 mai 2022
  • CLEVELAND CLINIC. Drugs, devices and supplements: caffeine tablets or caplets. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/drugs/20956-caffeine-tablets-or-caplets>. Acesso em 06 mai 2022
Mostrar bibliografia completa
  • MAYO CLINIC. Does caffeine help with weight loss?. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/weight-loss/expert-answers/caffeine/faq-20058459>. Acesso em 02 mar 2021
  • DRUGS.COM. Caffeine Information from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/caffeine.html>. Acesso em 02 mar 2021
  • MAYO CLINIC. Caffeine: How much is too much?. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/caffeine/art-20045678>. Acesso em 02 mar 2021
  • PICKERING, Craig; GRGIC, Jozo. Caffeine and Exercise: What Next?. Sports Med. 49. 7; 1007–1030, 2019
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.