Cafeína em cápsula: o que é, para que serve e como tomar

Março 2021

A cafeína em cápsulas, também conhecida como cafeína anidra, é um suplemento alimentar que serve como estimulante cerebral, podendo ser usado para melhorar o desempenho durante estudos e trabalho, além de também poder ser indicado para pessoas que praticam atividades físicas intensas como atletas e também por quem deseja emagrecer, pois acelera o metabolismo, favorece a queima de gordura e melhora a disposição.

As cápsulas de cafeína são produzidas através da extração da cafeína dos alimentos por meio de um processo de desidratação e purificação, o que a torna a cafeína em cápsulas mais concentrada e, portanto, mais potente do que a cafeína normal. Além disso, ao ser ingerida, a cafeína anidra é absorvida rapidamente pelo intestino, iniciando seus efeitos estimulantes cerca de 15 a 45 minutos, e com um efeito de 3 a 8 horas no organismo, o que varia de acordo com a fórmula de apresentação e outros componentes cápsula.

Este suplemento pode ser comprado em farmácias, lojas de suplementos alimentares ou de produtos naturais e deve ser usado de acordo com orientação médica ou de um nutricionista, pois deve-se considerar o consumo total diário de cafeína, inclusive dos alimentos e bebidas, para não ultrapassar a quantidade de cafeína que pode ser consumida por dia.

Cafeína em cápsula: o que é, para que serve e como tomar

Para que serve

A cafeína anidra em cápsulas tem ação direta no cérebro e age bloqueando os efeitos da adenosina, uma substância que provoca cansaço e sono, e aumentando a liberação de neurotransmissores, como adrenalina, noradrenalina, dopamina, glutamato e serotonina, o que causa o seu efeito estimulante.

Assim, as principais indicações da cafeína anidra incluem:

  • Melhorar a atenção e a concentração;
  • Melhorar a memória e a capacidade de aprendizado;
  • Aumentar a força e a resistência muscular;
  • Aumentar o desempenho da atividade física;
  • Diminuir o cansaço e o sono;
  • Melhorar o humor;
  • Diminuir a depressão;
  • Estimular a disposição e o bem-estar;
  • Melhorar o raciocínio e a velocidade processamento da informação;
  • Melhorar a respiração;
  • Diminuir a dor de cabeça;
  • Reduzir a percepção de dor.

Além disso, a cafeína anidra em cápsulas pode ajudar a emagrecer por ter um efeito termogênico, estimulando o metabolismo e fazendo com que o organismo gaste mais energia e aumente a queima de gordura. No entanto, para obter esse benefício, o ideal é que o uso dessas cápsulas esteja associado à prática de atividades físicas e a uma alimentação equilibrada, rica em frutas, vegetais e carne magra, que podem ser consumidos nas principais refeições ou em lanches como sucos ou vitaminas, por exemplo.

Como tomar

A cafeína anidra em cápsulas deve ser tomada na dose máxima de 400mg por dia, ou 6 mg por quilo de peso corporal para adultos saudáveis, conforme orientação médica. Assim, podem ser usadas, até 2 cápsulas de cafeína de 200 mg ou 1 de 400mg por dia, por exemplo. 

Estas cápsulas podem ser tomadas em 1 ou 2 doses diárias, de preferência após café da manhã e após almoço para diminuir a irritação no estômago, e devem ser evitadas à noite, pois podem atrapalhar o descanso e o sono.

Para atletas, é recomendado tomar 60 minutos antes da atividade física para melhorar o desempenho e a força, desde que a cafeína seja utilizada com orientação médica ou de um nutricionista. Saiba mais sobre o consumo de cafeína para atividades físicas

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da cafeína anidra podem ocorrer devido a estimulação do cérebro, e incluem irritabilidade, agitação, insônia, tontura, tremores e batimentos cardíacos acelerados. Também pode ter um efeito irritativo no estômago e intestino, podendo causar, enjôo, vômitos e diarréia.

A cafeína anidra causa tolerância, e, por isso, podem ser necessárias doses cada vez maiores para causar o mesmo efeito ao longo do tempo, o que pode ter como efeito adverso ansiedade, nervosismo, insônia ou batimentos cardíacos acelerados. Além disso, também causa dependência física, pois algumas pessoas que consomem diariamente podem ter sintomas de abstinência quando seu uso é interrompido, como dor de cabeça, cansaço e irritabilidade. Estes efeitos levam de 2 dias a 1 semana para desaparecerem. 

Quem não deve tomar

A cafeína em cápsulas não deve ser usada por crianças, por pessoas com alergia à cafeína, mulheres grávidas ou em amamentação, e por pessoas com pressão alta, úlceras no estômago ou que tenham doenças no coração como arritmia cardíaca, por exemplo.

O uso da cafeína anidra deve ser evitado por pessoas que sofrem de insônia, ansiedade, enxaqueca, zumbido e labirintite, pois pode piorar os sintomas.

Além disso, pessoas que usam antidepressivos do tipo IMAO, como moclobemida, fenelzina, seleginina, iproniazida, isocarboxazida e tranilcipromina, por exemplo, devem evitar doses altas de cafeína, pois pode haver uma associação de efeitos que causam pressão alta e batimentos cardíacos acelerados.

Cafeína em cápsula: o que é, para que serve e como tomar

Outras fontes de cafeína

Além das cápsulas, a cafeína pode ser encontrada de diversas formas, como no próprio café, em bebidas energéticas ou concentrada na forma de pó. Assim, para obter o equivalente a 400mg de cafeína, são necessárias cerca de 4 xícaras de 225 mL de café fresco por dia.

A cafeína também pode ser encontrada em chás, como chá verde e chá preto, no cacau, em bebidas energéticas e em refrigerantes tipo cola. Confira a lista completa de alimentos ricos em cafeína

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Caffeine Information from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/caffeine.html>. Acesso em 02 Mar 2021
  • MAYO CLINIC. Caffeine: How much is too much?. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/caffeine/art-20045678>. Acesso em 02 Mar 2021
  • PICKERING, Craig; GRGIC, Jozo. Caffeine and Exercise: What Next?. Sports Med. 49. 7; 1007–1030, 2019
  • MAYO CLINIC. Does caffeine help with weight loss?. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/weight-loss/expert-answers/caffeine/faq-20058459>. Acesso em 02 Mar 2021
Mais sobre este assunto: