Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

5 razões para não pular o café da manhã

O café da manhã é uma das principais refeições do dia, isso por que promove a energia necessária para as atividades do dia a dia. Assim, caso o café da manhã seja pulado frequentemente ou não seja saudável, é possível que existam algumas consequências para a saúde, como falta de disposição, mal estar, aumento da fome da hora do almoço e aumento da gordura corporal, por exemplo.

A seguir estão 5 explicações sobre o que pode acontecer caso o café da manhã seja pouco saudável ou não seja consumido de forma regular:

5 razões para não pular o café da manhã

1. Aumento de peso e da gordura corporal

Ao invés de ajudar a emagrecer, pular o café da manhã contribui para o aumento de peso e da quantidade de gordura corporal. Isso acontece porque ao deixar de comer pela manhã, há maior vontade de comer ao longo do dia, podendo haver vários lanches ao longo da manhã ou aumento da quantidade de calorias consumidas no almoço, o que contribui para o ganho de peso e aumento da gordura corporal.

2. Mais fome durante o dia

Evitar o café da manhã aumenta a ansiedade de comer, o que provoca fome e desejo por alimentos calóricos, como doces, frituras, salgados e alimentos industrializados, o que não costumam saciar a fome por muito tempo, havendo sempre a vontade de comer mais.

3. Causa mal estar

Mesmo após uma longa noite de sono, o corpo continua funcionando e gastando energia, e por isso quando o café da manhã é deixado de lado, ocorrem alterações na glicemia que podem causar enjoos, tontura e mal estar. Assim, fazer uma refeição ao acordar é importante para que o nível de açúcar no sangue se mantenha estável e controlado, evitando complicações e problemas de saúde.

4. Aumenta o colesterol

Pular a primeira refeição do dia também está ligado a um maior risco de ter colesterol alto e doenças cardíacas. Isso acontece porque quem pula refeições normalmente não tem uma alimentação saudável e não segue uma dieta equilibrada, o que faz com que ocorra aumento da gordura e do colesterol no organismo.

5. Aumento do cansaço

Evitar o café da manhã aumenta a sensação de cansaço corporal, mesmo depois de uma boa noite de sono. Além disso, permanecer em jejum depois de acordar diminui a capacidade de concentração do cérebro, prejudicando o rendimento no trabalho e nos estudos, além de não haver energia suficiente para realizar as atividades do dia a dia, uma vez que os níveis de glicose, que é a primeira fonte de energia do corpo, estão baixos.

Assim, para evitar todas essas consequências é importante consumir o café da manhã todos os dias. Confira algumas dicas para o café da manhã assistindo ao vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem